Best Global Universities Rankings da U.S. News & World Report

Ranking analisa 13 indicadores para classificar as instituições de ensino superior de mais de 90 países.

A oitava edição anual do U.S. News & World Report Best Global Universities Rankings foi produzida para fornecer uma visão sobre como as universidades se comparam globalmente. Uma vez que um número crescente de estudantes planeia inscrever-se em universidades fora do seu próprio país, as classificações das Melhores Universidades Globais - que se concentram especificamente na investigação académica e na reputação das escolas em geral e não nos seus programas separados de licenciatura ou pós-graduação - podem ajudar esses candidatos a comparar com precisão as instituições em todo o mundo.

O ranking geral Best Global Universities engloba 1.750 instituições de topo, acima das quase 1.500 da edição anterior, e espalhadas por mais de 90 países, acima dos 86 do ano passado, 14 destas sendo instituições de ensino superior portuguesas (13 incluídas no ranking e 1 que não cumpriu os requisitos para ser classificada). O primeiro passo na produção destes rankings, que são alimentados pela Clarivate™, envolveu a criação de um conjunto de 1.849 universidades que foi utilizado para classificar as 1.750 melhores escolas.

Este ranking é calculado usando os 13 indicadores e respetivos pesos selecionados pela U.S. News para medir o desempenho global da investigação. Cada uma das páginas de perfil de escola em usnews.com lista a pontuação global, bem como as classificações numéricas para os 13 indicadores, permitindo aos estudantes comparar a posição de cada escola em cada indicador. Os indicadores e as suas ponderações na fórmula de classificação estão listados na tabela abaixo:

Indicadores - Ranking Percentagem
Global research reputation 12,5%
Regional research reputation 12,5%
Publications 10%
Books 2,5%
Conferences 2,5%
Normalized citation impact 10%
Total citations 7,5%
Number of publications that are among the 10% most cited 12,5%
Percentage of total publications among the 10% most cited 10%
International collaboration - relative to country 5%
International collaboration 5%
Number of highly cited papers that are among the top 1% most cited 5%
Percentage of highly cited papers that are among the top 1% most cited 5%

Na mais recente edição deste ranking, a primeira em que a UAlg participa fornecendo dados em todos os indicadores considerados, a UAlg destaca-se na "Percentagem de Publicações em Colaboração Internacional" bem como na "Percentagem de Publicações em Colaboração Internacional relativa ao país", ocupando a 84ª e 234ª posições respetivamente, sendo a melhor classificação a nível nacional em ambos.

No restrito lote de 1750 universidades selecionadas em todo o mundo, ocupa a posição global 1081ª e a 9ª a nível nacional. Este ranking universitário analisou 13 indicadores para classificar as instituições de ensino superior de 75 países, dando destaque a critérios ligados à investigação, à publicação científica das instituições e à sua reputação nacional e internacional. A metodologia e explicação destes indicadores pode ser consultada aqui.

Os resultados divulgados comprovam o bom desempenho da Universidade do Algarve nos diferentes rankings universitários, marcando sistematicamente a sua posição entre as melhores universidades do mundo.

Best Global Universities Ranking - Resultados

Edição Global Score Posicionamento - Mundo Posicionamento - Europa Posicionamento - Portugal
2022 37,4 =1081 =417 9