Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Catarina Baptista

Professor Adjunto
Escola Superior de Saúde
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Professora na Universidade do Algarve desde 2007, nas áreas da saúde e da educação. Licenciada e Mestre em Terapia da Fala e Doutora em Voz, Linguagem e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Desenvolve atividade científica na relação das otites médias com o desenvolvimento linguístico de crianças em idade pré-escolar e tem-se dedicado ao estudo científico das Perturbações dos Sons da Fala. Empenhada em fazer chegar a ciência de forma simples e concreta à comunidade em geral, dedica-se também a várias iniciativas de educação para a saúde, especialmente ligadas às dificuldades de audição na infância. Apaixonada pelo potencial transformador da infância e da educação, acredita que é urgente dar a vez e a voz às crianças, colocando-as verdadeiramente no centro porque.... se mudarmos o início da história, podemos mudar a história toda!

Atividades

Atividades
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education: Advancing Clinical Training and Interdisciplinary Translational Research (9781799895794). IGI Global .
2020/09 - Presente. Membro de comissão. Coordenadora do Departamento de Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador.
2020/02/15 - Presente. Organização de evento. III Encontro de Saúde & Educação: Livres e Felizes para Crescer (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2019/02/16 - Presente. Organização de evento. II Encontro de Saúde & Educação: Uma viagem à primeira infância. (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Terapia da Fala. Sócia.
2017/06/24 - Presente. Organização de evento. I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil (2017). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2016/06 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Pediatric Otorhinolaringology (0165-5876). Elsevier.
2016/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (2183-1297).
2022/09/01 - 2023/12/04. Orientação. Gabinete de Apoio ao Idoso no Serviço de Urgência do CHUA (Faro): Utopia ou realidade? .Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenadora do Departamento de Fala .
2023/07/06 - 2023/07/07. Participação em evento. Participação no 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | Participation in the 9th National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education. Congresso. CNaPPES.23. Universidade do Algarve.
2023/05/25 - 2023/05/27. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora do III CONGRESSO INTERNACIONAL da SOCIEDADE PORTUGUESA de TERAPIA da FALA | Member of the Organization Committee of the III INTERNATIONAL CONGRESS of the PORTUGUESE SPEECH THERAPY SOCIETY. Membro. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2023/05/25 - 2023/05/27. Participação em evento. Participação no III CONGRESSO INTERNACIONAL da SOCIEDADE PORTUGUESA de TERAPIA da FALA |Participation in the III INTERNATIONAL CONGRESS of the PORTUGUESE SPEECH THERAPY SOCIETY. Congresso. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2023/05/25 - 2023/05/27. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala |Member of the Scientific Committee of the III International Congress of the Portuguese Society of Speech Therapy. Membro. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2023/05/26 - 2023/05/26. Participação em evento. Moderação de uma mesa no III CONGRESSO INTERNACIONAL da SOCIEDADE PORTUGUESA de TERAPIA da FALA |Panel moderator at the III INTERNATIONAL CONGRESS of the PORTUGUESE SPEECH THERAPY SOCIETY. Congresso. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2023/05/25 - 2023/05/25. Organização de evento. Co-organização de workshop: Entre o sucesso na fala e a eficácia da comunicação¿ reflexões e estratégias para o uso da CAA com crianças com Apraxia da Fala na Infância com a participação de João Canossa Dias e Matilde Domingues. (Duração 3 horas). |Co-organization of workshop: Between speech success and communication effectiveness reflections and strategies for using AAC with children with Childhood Apraxia of Speech with the participation of João Canossa Dias and Matilde Domingues. (Duration 3 hours). (2023). Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2023/05/13 - 2023/05/13. Participação em evento. Participação, por convite nas comemoração do 45º ANIVERSÁRIO APTF, em representação do curso de Terapia da Fala da ESSUAlg. | Participation, by invitation, in the celebrations of the 45th APTF ANNIVERSARY, representing the Speech Therapy degres at ESSUAlg.. Encontro. Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.
2023/05/06 - 2023/05/06. Organização de evento. Webinar criado exclusivamente para Terapeutas da Fala / Fonoaudiólogos com o objetivo de ser um espaço de atualização científica, debate e reflexão sobre alguns aspetos das Perturbações dos Sons da Fala |Webinar created exclusively for Speech Therapists / Speech Therapists with the aim of being a space for scientific updating, debate and reflection on some aspects of Speech Sound Disorders. (2023). Universidade do Algarve.
2023/03/17. Júri de grau académico. Avaliação de Competências Auditivas em Crianças de Idade Escolar e o seu Impacto na Aprendizagem.. Arguente principal. Inês Maria Pimenta da Silva Martins (Doutoramento). Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2022/10/22. Apresentação oral de trabalho. Brincar livre... um desenvolvimento mais ativo e explorador.. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2022/08/18 - 2022/08/20. Participação em evento. Participação por convite como palestrante internacional no 21º Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia em Campinas (Brasil).. Congresso. 21º Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia.
2022/05/27. Apresentação oral de trabalho. Contributions to a child's phonological analysis: the importance of non-linear phonology analysis perspective. 11 th ESLA Congress. ESLA - Congress of Speech and Language Therapy (Salzbug, Áustria).
2022/05/22 - 2022/05/22. Organização de evento. Organização do webinar "Avaliação e Intervenção terapêutica nas Perturbações Fonológicas” com a participação da Professora Doutora Cristiane Lazzarotto- Volcão, do Departamento de Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2022). Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
2020/01/26. Júri de grau académico. Caracterização do evento acústico em ataques ramificados (oclusiva + rótico) no Português Europeu.. Arguente principal. Liliana Sequeira Gomes (Mestrado). Instituto Politécnico do Porto.
2021/12/20. Júri de grau académico. Construção de checklists para identificação de risco em linguagem infantil (crianças 3 a 5 anos) para aplicação por educadores da infância.. Arguente principal. Aliaska Pereira Aguiar (Doutoramento). Universidade do Minho Instituto de Educação.
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/03. Orientação. Estimulação do vocabulário num grupo de crianças de 3 anos: O contributo das histórias para a infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/02. Orientação. Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/01/23. Júri de grau académico. O desenvolvimento da consciência da palavra num grupo de crianças entre os 4 e os 5 anos.. Arguente principal. Inês Gonçalves de Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/01/23. Júri de grau académico. Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos,. Arguente principal. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/11/25. Apresentação oral de trabalho. O diagnóstico das perturbações dos sons da fala: a prática dos Terapeutas da Fala em Portugal, Brasil e Moçambique. 4 ª reunião científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). RACS (Benguela, Angola).
2020/09/01 - 2021/11/24. Orientação. A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: Estudo de Caso.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/10 - 2020/12. Organização de evento. Perturbações Auditivas: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2020/04 - 2020/09. Membro de comissão. Membro da Comissão de Inovação e Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.. Membro.
2017/09/01 - 2018/01/31. Orientação. Diagnóstico de Perturbações dos Sons da Fala: realidade dos terapeutas da fala e dos fonoaudiólogos..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.
2020/07/28. Júri de grau académico. Benefícios do Reiki em Idosos Institucionalizados.. Arguente principal. Caroline de Bessa Bárbora (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/03/02 - 2020/03/02. Outro júri / avaliação. Título de especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde na especialidade em Terapia da Fala do Mestre João Pedro Morujão Canossa Dias.. Universidade de Aveiro.
2019 - 2020. Orientação. Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve.Segurança e Saúde no Trabalho. Coorientador.
2019/09 - 2019/12. Organização de evento. I Ciclo de Conferências sobre “Perturbações Auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção” (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2019/07/15. Júri de grau académico. Efeitos do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o Português Europeu.. Arguente principal. Joana Patrícia Silva Figueiredo (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2018/05/02. Júri de grau académico. Relação entre medidas fonológicas, de produção de fala e os potenciais evocados auditivos.. Arguente. Tatiane Faria Barrozo (Doutoramento). Universidade de São Paulo.
2017 - 2018. Orientação. Perceções dos Educadores de Infância sobre a Terapia da Fala.Educação Especial - domínio cognitivo e motor (Mestrado). Coorientador.
2017/12/15. Júri de grau académico. PEACE: Prova de Escrita para Avaliação e Análise de Competências de Escrita - Contributos para o Desenvolvimento da Primeira Versão do Instrumento.. Arguente principal. Ana Rita Caravana Pereira Carvoeiro (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.
2017/12/04. Júri de grau académico. Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expectativas de uma equipa multidisciplinar, . Arguente principal. Maria da Graça Dias Luísa Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/11/27. Júri de grau académico. Conhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade: construção de instrumentos para recolha de dados e estudo de caso.. Arguente principal. Mara Alexandra Gomes da Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012/09/01 - 2013/06/30. Orientação. Estudo Comparativo da Fluência da Fala no Português do Brasil e no Português Europeu..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.

Projetos

Projetos
2019/01/01 - 2019/12/31. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 6817 - DCRRNI ID. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras; Universidade de Lisboa Centro de Linguística.

Produções

Castro, Blenda Stephanie Alves e; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Baptista, Ana Catarina; Celeste, Letícia Correa; Martins-Reis, Vanessa. 2014. "Fluency profile: comparison between Brazilian and European Portuguese speakers". CoDAS, 26 (6): 444-446. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014184
Baptista, Ana Catarina; Baptista, Ana Catarina. 2019. "Revisão crítica da ESFala: Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala". Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 9: 27-30. https://www.aptf-rptf.com/c%C3%B3pia-artigo-9-5
Baptista, AC; Horta, H & Rodrigues, S.. 2020. Uma Viagem à Primeira Infância: Relatos de um dia que vale a pena recordar. . Faro: Universidade do Algarve Editora.
Baptista, AC & Rodrigues, S.. 2020. "O ensino à distância na modalidade de b-learning: a experiência num programa de pós-graduação ". Universidade do Algarve Editora.
Baptista, Ana Catarina. "Será que a criança está a ouvir bem? Os desafios da identificação precoce". Kids Marketter, março, 2020.
Baptista, Ana Catarina. "A genialidade linguística dos bebés". Kids Marketter, junho, 2020.
Susana Rodrigues; Ana Catarina Baptista. 2021. "Programa de saúde vocal para professores do ensino superior". Revista Docência do Ensino Superior. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976
Baptista, Ana Catarina; Mendes, Ana Paula de Brito Garcia; David Nascimento; David Guerreiro; Miriam Moreira. 2020. "Introdução". Editado por Papa-Letras, 7-16. Vol. 1. Lisboa: Papa-letras.
Baptista, Ana Catarina; Susana Filipa Viegas Rodrigues ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. Fonoaudiologia e Terapia da Fala: histórico das profissões no Brasil e em Portugal. Em XXVIII congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. O desafio do diagnóstico nos transtornos dos sons da fala: um estudo exploratório sobre a experiência de terapeutas da fala e fonoaudiólogos.. Em XXVVIII Congresso Brasileiro de Fonaudiologia.
Baptista, Ana Catarina; Tânia Reis. 2021. A linguagem nas perdas auditivas por otites médias. https://www.taniareis.com/pt/apontamentos/a-linguagem-nas-perdas-auditivas-por-otites-medias
Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . Autor correspondente: Silva, Isabel Freitas. 2021. "Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas. ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança., 135-150. Faro, Portugal: Escola Superior de Educação e Comunicação -. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
Domingos, Diana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . Autor correspondente: Domingos, Diana. "Identificação precoce de crianças com perturbações dos sons da fala. Cadernos de educação de infância. Nº 121, Setembro/dezembro. Edição da APEI (pp. 41-44). ".
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Mavie, Aniceto; Rodrigues, Germano; Rezende, Luciana. Autor correspondente: Baptista, Ana Catarina. 2021. "O diagnóstico das perturbações dos sons da fala: a prática dos Terapeutas da Fala em Portugal, Brasil e Moçambique". 184-185. Coimbra, Portugal: Revista Científica Internacional da RACS. https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11/16
Rodrigues, Susana; Baptista, Ana Catarina; Nascimento, Tânia; Galinha, Vera. 2022. "Training Future Health Professionals in Communication Skills". Em Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education, 35-50. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9578-7.ch003
Baptista, Ana Catarina; Susana Filipa Viegas Rodrigues . Autor correspondente: Baptista, Ana Catarina. 2023. "Perspective Chapter: Communication as an Essential Strategy in the Success of the Teaching-Learning Process". Em Higher Education - Reflections From the Field, 1-13. Londres, Reino Unido: IntechOpen. https://www.intechopen.com/online-first/85699
Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus, 1982-; Baptista, Ana Catarina. 2015. "O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame : estudo longitudinal". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10451/22243
Gregório, Catarina Jesus. 2021. "Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17898
Neves, Roberta; Carvalho, Graça Simões de; Baptista, Ana Catarina; Carvalho, Graça S.; Baptista, Ana Catarina. 2020. "Ciclo de conferências - perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção".
Neves, Roberta; Baptista, Ana Catarina; Carvalho, Graça Simões de. 2022. "Perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção". https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981
Inácio, Susana Isabel Martins. 2019. "Comunicação, linguagem e fala: realidades e desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto educativo". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15057
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica; Ana Catarina Baptista; Susana Rodrigues; Andreia Silva; Verónica Leal. 2019. "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 41-51. https://doi.org/10.23882/MJ1918
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica. 2019. "Learning difficulties in reading and writing: The perception of primary school teachers in the Algarve region". https://doi.org/10.23882/MJ1918
Martins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia; Agostinho, Jéssica Alexandra Lascas. 2021. "A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/18341
Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas. 2021. "Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso". http://hdl.handle.net/10400.1/17872
Baptista, Ana Catarina; Baptista, Ana Catarina. 2019. "Does early identification of children with otitis media with effusion prevent difficulties in language development?". European Journal of Public Health, 29. http://hdl.handle.net/10400.1/14802
Palma, Ana Patrícia Guerreiro. 2020. "Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15221
2015. "O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame : estudo longitudinal". http://hdl.handle.net/10451/22243
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Afonso, Maria Alexandra; Marques, Carolina; Fernandes, Ana Margarida; Gonçalves, Filipa. 2023. Guia orientador para a análise das PSF à luz da Fonologia Não Linear. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/19377
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas. 2022. "Intervenção nas perturbações dos sons da fala: critérios para a seleção dos alvos". Em Aquisição atípica da linguagem: Modelos Linguísticos e Prática Clínica, 178-202. 1ª ed. Brasil: Abralin. https://editora.abralin.org/publicacoes/aquisicao-atipica-da-linguagem/
Bonito, Sandra; Baptista, Ana Catarina. 2023. Será que podemos olhar para o Teste de Articulação Verbal pelas lentes da Fonologia Não Linear?. Em III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Leal, Ana Paris; Alface, Mariana; Domingues, Matilde; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas. 2023. Rapid Syllable Transition-Estudo Exploratório para Adaptação ao Português Europeu.
Leal, Ana Paris; Alface, Mariana; Domingues, Matilde; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Dias, João Canossa; Marques, Carolina. 2023. Development of an eBook about speech of People with CLP for family members in European Portuguese. Em 6th International Comprehensive Cleft Care Workshop. Barcelona.
Dias, Adelaide; Baptista, Ana Catarina; Ramalho, Ana Margarida; Rodrigues, Susana; Reis, Tânia. 2023. "Avaliação em Fala". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 159-195. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Ramalho, Ana Margarida; Pereira, Telma; Baptista, Ana Catarina; Reis, Tânia; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Santos, Catarina; Dias, Adelaide; et al.. 2023. "Avaliação em Fonologia". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 197-240. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Dias, Adelaide; Baptista, Ana Catarina; Frutuoso, Joana; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Reis, Tânia. 2023. "Intervenção em Fala". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 687-731. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Baptista, Ana Catarina; Reis, Tânia; Ramalho, Ana Margarida; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Dias, Adelaide; Frutuoso, Joana; Jesus, Ângela Marina Carvalho de; et al.. 2023. "Intervenção em Fonologia". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, , editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 733-780. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Dias, Adelaide; Baptista, Ana Catarina; Frutuoso, Joana; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Reis, Tânia. 2023. "Estudos de Caso em Fala". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 1313-1320. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Reis, Tânia; Ramalho, Ana Margarida; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Dias, Adelaide; Frutuoso, Joana; Maia, Fátima ; et al.. 2023. "Estudos de Caso em Fonologia". Em Compendium de Terapia da Fala - Avaliar e Intervir com Evidência, editado por Alves, Dina Caetano; Correia, Paula; Cruz, Sandra; Fonseca, José; Ibrahim, Soraia; Lopes, Inês; Lousada, Marisa; Oliveira, Patrícia; Pinto, Carina, 1321-1349. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Papa-letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/434/compendium-de-terapia-da-fala
Rodrigues, Susana ; Baptista, Ana Catarina. 2018. Postgraduate program for SLTs in a distance learning modality: the experience at the University of Algarve. Em The 10th European Congresso of Speech and Language Therapy, Cascais, Lisbon.
Rodrigues, Susana ; Oleiro, Ana; Agostinho, Rita; Moreira, Rute; Baptista, Ana Catarina. 2017. Kindergarten Teachers Teachers' Perceptions: SLP's Role & Collaborative Work in Language Disorders. Em The 2017 ASHA Annual Convention, Los Angeles - Califórnia.
Martins, Alexandrina; Baptista, Ana Catarina; Afonso, Catarina; Rodrigues, Susana . 2011. Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: comparing Act-Out and Sentence-picture tasks . Em The 12th International Congress for the Study of Child Language, Canadá .
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica. 2019. "As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita das crianças do 1º Ciclo do Ensino: a perceção dos professores da região do Algarve ". Revista Multidisciplinar, 2 (1): 41-51. http://revistamultidisciplinar.com/V1N2/1918.html
Baptista, Ana Catarina; Horta, Maria Helena; Rodrigues, Susana . 2020. Uma Viagem à Primeira Infância - Um dia que vale a pena recordar . Editado por Baptista, Ana Catarina; Horta, Maria Helena; Rodrigues, Susana . 1ªª ed. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Oliveira, Rezende Luciana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2020. O desafio do diagnóstico nos transtornos dos sons da fala: um estudo exploratório sobre a experiência de Fonoaudiólogos e Terapeutas da Fala. Em XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online .
Domingos, Diana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . "Identificação Precoce de Crianças com Perturbações dos Sons da Fala". Cadernos de Educação de Infância , 2021.
Afonso, Maria Alexandra; Baptista, Ana Catarina; Fernandes, Ana Margarida; Marques, Carolina; Gonçalves, Filipa; Rodrigues, Susana . 2022. Contributions to a child's phonological analysis: the importance of non-linear phonology analysis perspective. Em 11th ESLA Congress of Speech and Language Therapy.
Silva, Isabel Silva; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2022. Brincar livre... um desenvolvimento mais ativo e explorador.. Em XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2023. "Perturbações dos Sons da Fala: o desafio dos sistemas de classificação". Em Atualizações em Terapia da Fala, editado por Brígida Patrício; Paula Faria.
 

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