Comissão de Ética
A CEUAlg tem por missão contribuir para a observância de princípios de ética, bioética e deontológicos na atividade da Universidade do Algarve (UAlg), à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na respetiva instituição.
Membros
- Doutor José Monteiro
- Doutora Célia Ramos
- Doutor Vitor Gamboa
- Doutor João Furtado
- Doutora Adriana Guerreiro
- Dr. Fernando Pessoa
- Dr.ª Anabela Afonso
- Dr. Pedro Martins
- Rita Tavares
Pedido de Pareceres
Todos os pedidos de parecer à CE-UAlg terão como resposta um parecer que será comunicado individualmente a cada proponente.
Posteriormente, a informação sobre a apreciação estará disponível no sítio internet com o número do parecer correspondente, o título do projeto e o estado ou resultado da apreciação ética.
Todos os projetos apreciados e que receberam parecer «Condicional», com pedido de esclarecimentos e/ou submissão de documentação suplementar e que no prazo de três meses não submetam resposta ou esclarecimento, serão encerrados, com o envio de um email informativo, pelo secretariado da CE-UAlg, ao investigador principal.
Consulte aqui a checklist para orientação prévia à submissão de pedidos de parecer sobre projetos de investigação (UAlg).
Os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.
Para pedidos de parecer sobre assuntos que não envolvam projetos de investigação (UAlg), os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.
Serão levados à reunião ordinária da CE todos os requerimentos submetidos até quinze dias úteis antes da reunião.
Os pareceres serão emitidos por escrito no prazo de trinta dias úteis após a sua primeira análise em reunião ordinária.
Pedidos de Parecer submetidos à CE - UAlg
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
1_2024 |
Envolvimento parental: Medidas, processos e potencialidades | Positivo sem recomendações |
2_2024 |
Orçamento Participativo da Universidade do Algarve | Positivo sem recomendações |
3_2024 |
Cuidados Paliativos: A Perspectiva do Técnico Superior de Radioterapia |
Positivo sem recomendações |
4_2024 |
Ambiente restaurador - caraterísticas do espaço e restauração do bem-estar | Positivo com recomendações |
5_2024 |
Cultura Organizacional em Contexto Hospitalar - A Perceção dos Profissionais do Serviço de Patologia Clínica de Três Hospitais EPE |
Positivo sem recomendações |
8_2024 |
A Sexualidade do Idoso em Estruturas Residenciais e o papel do Enfermeiro: O caso particular do Distrito de Portalegre |
Positivo sem recomendações |
9_2024 |
Avaliação da Escala de Motivação para a Aprendizagem: EMA.UAlg |
Positivo sem recomendações |
10_2024 |
Os papéis de liderança nas Unidades de Saúde Familiar Modelo B do ACES Central | Algarve |
Positivo sem recomendações |
11_2024 |
Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho: Contributos para a Gestão dos Riscos Psicossociais numa Unidade Hospitalar do Setor Privado |
Positivo sem recomendações |
13_2024 |
Avaliação dos Riscos Psicossociais no Contexto de um Agrupamento de Centros de Saúde |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
FEUALG_011 /2023 |
The Role of Creative Tourism in Addressing Social Exclusion among Elderly Artisans: The Case of Loulé Criativo |
Positivo sem recomendações |
FEUAlg 013 /2023 |
Exploring Motivations, Challenges, and Performance of Self Initiated Expatriate Management in Transnational Higher Education (TNEs) from the views of Self-Initiated |
Positivo sem recomendações |
FEUAlg 015 /2023 |
Observação e monitorização do destino turístico Algarve: Contribuições para o seu desenvolvimento sustentável |
Positivo sem recomendações |
65/2023 |
On the track of good spellers: the acquisition, maintenance and use of high-quality orthographic représentations |
Positivo sem recomendações |
68/2023 |
And now what? Language teaching: What do we learn and what remains after the lockdowns? |
Positivo sem recomendações |
70/2023 |
Estigma internalizado do peso e efeitos negativos da focalização excessiva na muscularidade: efeito moderador da fusão cognitiva e da comparação social. |
Condicional |
72/2023 |
“How can I help you?”: Testing change mechanisms in psychodynamic psychotherapy for emotional disorders |
Positivo sem recomendações |
73/2023 |
A influência da interação humano-animal no controlo inibitório: um estudo de EEG |
Positivo sem recomendações |
75/2023 |
A influência da frequência do Ensino Superior na vida de graduados da Universidade do Algarve |
Positivo sem recomendações |
77/2023 |
Adult Dyslexia: A contribution to the compensation framework |
Positivo sem recomendações |
78/2023 |
Preditores das atitudes policiais numa amostra de militares da Guarda Nacional Republicana |
Positivo sem recomendações |
82/2023 |
O Impacto do Stress nas Funções Executivas - Sistemas Frio e Quente |
Condicional |
91/2023 |
O direito a ser ouvida: a criança na justiça |
Positivo com recomendações |
97/2023 |
Formação contínua: uma perspetiva de mudança no contexto profissional dos professores. |
Condicional |
102/2023 |
Sono, Cronotipo e Criatividade: Impacto no Desempenho Cognitivo |
Positivo sem recomendações |
105/2023 |
Peritos Independentes: O fenómeno em Portugal e as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais |
Positivo sem recomendações |
106/2023 |
“Mindfulness adapted to Tourism: Promoting tourists’ positive psychological outcomes and well-being” |
Positivo sem recomendações |
108/2023 |
Engaging Young People in the Development of Innovative Nature-Inspired Technologies for Carbon Sequestration in Cities: Case Studies from Portugal |
Positivo sem recomendações |
109/2023 |
Socioeconomic artificial reef monitoring: fisheries interaction with tourism (acrónimo SEARM-FIT) |
Positivo sem recomendações |
110/2023 |
Determinantes do Ajustamento Psicológico de Adolescentes Institucionalizados: a influência de fatores individuais, sociais e ambientais |
Positivo sem recomendações |
112/2023 |
Avaliação do tendão tibial posterior por Ultrassonografia em praticantes de Equitação |
Positivo sem recomendações |
113/2023 |
Avaliação da DMO e a Influência da Atividade Física em Jovens Intolerantes e Não Intolerantes à Lactose - Estudo por DEXA |
Positivo com recomendações |
114/2023 |
Avaliação da morfologia do tendão do músculo supra espinhoso por ultrassonografia convencional e por elastografia ultrassonográfica |
Positivo sem recomendações |
115/2023 |
A atractividade da Marca Tivoli Hotels & Resorts do grupo Minor Hotels da Região do Algarve |
Positivo sem recomendações |
116/2023 |
A influência dos estilos de liderança no engagement dos colaboradores de uma unidade hoteleira |
Positivo sem recomendações |
117/2023 |
Abstenção Eleitoral nos Jovens: Uma Abordagem Sociocognitiva |
Positivo sem recomendações |
118/2023 |
As múltiplas formas de racismo no ensino superior em Portugal: um estudo de caso na Universidade do Algarve |
Positivo sem recomendações |
119/2023 |
Mentor Formal por Pares no Ensino Superior – Comparação entre os Formatos de Mentoria Individual e de Mentoria em Grupo |
Positivo sem recomendações |
121/2023 |
Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio |
Condicional |
123/2023 |
Avaliação da Composição Corporal e Densidade Mineral Óssea. Um Estudo Comparativo entre Jogadores de Voleibol e não praticantes. |
Positivo sem recomendações |
124/2023 |
A Relação entre a Qualidade de Vida e o Síndrome de Burnout nos Estudantes de Imagem Médica e Radioterapia |
Positivo sem recomendações |
125/2023 |
Perceção e Conhecimento da População Portuguesa acerca de Tratamentos de Radioterapia: um Estudo Nacional |
Aguarda documentos |
126/2023 |
National strategies to apply the Marine Protected Area target of the EU biodiversity strategy under the PhD thesis named: Towards effective protection of European Marine Protected Areas: Investigating barriers to reach the EU’s 2030 Biodiversity Targets. |
Positivo sem recomendações |
127/2023 |
A Disponibilidade Emocional, as Práticas Parentais e a Síndrome do Impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superior |
Positivo sem recomendações |
129/2023 |
Literacia em alimentação e nutrição: influência no estado nutricional e nos hábitos alimentares de estudantes de Dietética e Nutrição |
Positivo sem recomendações |
132/2023 |
The New Era of Tourism: Security and Well-being in Tourism Destinations” |
Positivo sem recomendações |
133/2023 |
Contributos da Fisioterapia em contexto domiciliar para a qualidade de vida do idoso |
Positivo sem recomendações |
134/2023 |
RESTUR - Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve |
Positivo com recomendações |
135/2023 |
Management Of Drive Routes: The Case Of National Road N2 (Portugal) |
Positivo com recomendações |
136/2023 |
Focus Group sobre a Abstenção Eleitoral |
Positivo com recomendações |
137/2023 |
Efeitos de uma experiência comportamental na redução de crenças de avaliação negativa na Perturbação de Ansiedade Social |
Positivo sem recomendações |
138/2023 |
A Qualidade de vida na velhice a solo em contexto rural |
Positivo sem recomendações |
139/2023 |
O Impacto da Fusão Cognitiva e da Desumanização e Meta-desumanização associada ao Estigma da Velhice na Saúde Mental de Indivíduos de Terceira Idade em contexto de Institucionalização em Residência Geriátrica |
Condicional |
140/2023 |
Pesquisa sobre refugiados para a (pós-)Covid-19 Medidas Nacionais e Ações Locais no Algarve: Um roteiro digital para o acesso a uma habitação e a condições de vida adequadas. |
Positivo com recomendações |
141/2023 |
Cocriação da experiência em eventos de turismo desportivo |
Positivo sem recomendações |
142/2023 |
O Potencial Ergogénico da Suplementação Aguda combinada de Maltodextrina e Nitratos na Potência dos membros inferiores medida através do teste do Salto em Contramovimento |
Positivo com recomendações |
143/2023 |
Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio |
Positivo sem recomendações |
144/2023 |
A relação Humano-Robô: identificação dos preditores psicossociais do uso e do tipo de relacionamento com os robôs sociais no período de antecipação |
Positivo sem recomendações |
145/2023 |
Ajustamento ao Trabalho Pós-Férias: Perspetiva dos Gestores |
Positivo sem recomendações |
146/2023 |
A Disponibilidade Emocional Parental, a Produtividade Académica e a Adição e Hiperconectividade à internet: o papel mediador da Autoestima e da Regulação Emocional em estudantes universitários |
Positivo sem recomendações |
147/2023 |
A Síndrome do Impostor e a sua relação com a autoestima, a procrastinação, a intenção de abandono académico e a saúde mental: o papel moderador da sobrecarga e do clima de competição académico |
Positivo sem recomendações |
148/2023 |
O impacto da eliminação das taxas moderadoras no Serviço de Radiologia no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve E.P.E.: Um estudo exploratório |
Positivo sem recomendações |
150/2023 |
A integração do adulto maior nos cuidados de longa duração: o papel do plano individual do utente | Positivo sem recomendações |
151/2023 |
Satisfação e lealdade no consumo de Padel | Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
01/2022 |
Projeto IC&DT - ALG-45-2020-41 – NutriSafe - TAREFA 6 |
Positivo com recomendações |
02/2022 |
Literacia em saúde e práticas em saúde oral dos estudantes da Universidade do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
03/2022 |
O Impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos. |
Positivo sem recomendações |
04/2022 |
O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e satisfação com a vida em adultos portugueses. |
Positivo sem recomendações |
05/2022 |
Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Ajuda. |
Positivo sem recomendações |
06/2022 |
A Resiliência e o Bem-estar subjetivo em Profissionais de Ajuda: o papel protetor da Esperança em situação de Burnout. |
Positivo sem recomendações |
07/2022 |
Sexualidade e disfunções sexuais na população universitária feminina. |
Positivo sem recomendações |
08/2022 |
Untangling the impact of small-scale fisheries on sea turtles in Gulf of Guinea: Socio-economic, cultural and ecological implications of sea turtle consumptive use and conservation. |
Positivo sem recomendações |
09/2022 |
Questionário de tese de mestrado |
Encerrado |
10/2022 |
Ensino Profissional: Estudo multicasos sobre expetativas e motivações de alunos da região do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
11/2022 |
Homofobia internalizada e saúde mental geral: o efeito moderador da fusão cognitiva, do self-conceito e da vergonha de si. |
Positivo sem recomendações |
12/2022 |
Validação e aplicação exploratória da Workplace Age Discrimination Scale (VAL-IDADE). |
Positivo sem recomendações |
13/2022 |
Inquérito para avaliação dos potenciais públicos da criação em Faro de um Museu da Imprensa. |
Positivo com recomendações |
14/2022 |
CLIMAPESCA |
Positivo sem recomendações |
15/2022 |
Exploring the meaning of the N170 ERP component. |
Positivo sem recomendações |
16/2022 |
Impacto do mergulho recreativo sobre os ecossistemas marinhos, contributos para uma gestão sustentável. |
Positivo com recomendações |
17/2022 |
O uso de ortótese lombo-sagrada em trabalhadores da área da construção civil. |
Positivo sem recomendações |
18/2022 |
Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho (TRANSSUC). |
Positivo sem recomendações |
19/2022 |
O Teletrabalho nas instituições de ensino superior em Portugal durante a pandemia da Covid-19. |
Positivo sem recomendações |
20/2022 |
Análise da origem e custo da fruta em superfícies comerciais na cidade de Faro. |
Positivo sem recomendações |
21/2022 |
Influência da Rotulagem Alimentar na escolha alimentar dos consumidores Portugueses. |
Positivo sem recomendações |
22/2022 |
A alimentação no período da pré-conceção das mulheres portuguesas. |
Positivo sem recomendações |
23/2022 |
"Mur de paroles" – ou tentative d’essai de promotion de l'expression orale en langue française. |
Positivo sem recomendações |
24/2022 |
Fatores socioeconómicos e comportamentais na alimentação de crianças em idade escolar. |
Condicional |
25/2022 |
Relação entre a ansiedade e as escolhas alimentares em estudantes da Universidade do Algarve. |
Positivo com recomendações |
26/2022 |
Hábitos Alimentares e Estilo de Vida em praticantes de Jejum Intermitente. |
Positivo sem recomendações |
27/2022 |
Nature-based solutions for carbon-neutral cities, improving air quality, human health and well-being, a new approach supporting the SDG in three European cities. |
Positivo sem recomendações |
28/2022 |
Project XpertCom - Views of Coastal Experts about Science Communication. |
Positivo sem recomendações |
29/2022 |
Histórias de Sucesso Universitário de Diplomados com deficiência: Uma Análise Ecológica de Fatores Pessoais e Contextuais. |
Positivo sem recomendações |
30/2022 |
CRUSTAPANHA |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
02/2021 |
A análise da relação entre engagement, meaning, decent work e satisfação com a vida no teletrabalho na época do COVID-19. |
Positivo sem recomendações |
03/2021 |
What changes in reading in the aging brain? |
Positivo sem recomendações |
04/2021 |
Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment. |
Positivo sem recomendações |
05/2021 |
O bem-estar ocupacional na área dos serviços humanos - Perspetiva do modelo Job Demands-Resources (JD-R). |
Positivo sem recomendações |
06/2021 |
Estudo de base populacional sobre os efeitos da sarcopenia no estado geral de saúde e qualidade de vida de seniores. |
Positivo com recomendações |
07/2021 |
Conhecimento, práticas e atitudes sexuais dos estudantes universitários portugueses e espanhóis. |
Positivo sem recomendações |
08/2021 |
Sucesso na carreira e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mercado de trabalho nas áreas da Psicologia e da Enfermagem: o papel mediador do sucesso académico. |
Positivo sem recomendações |
09/2021 |
Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1º Ciclo, num Agrupamento de Escolas do Algarve |
Positivo com recomendações |
10/2021 |
Encarregados de educação em contexto de pandemia – COVID 19: práticas e desafios. |
Positivo sem recomendações |
11/2021 |
Conceções dos docentes de uma equipa local de intervenção face à inclusão de crianças com necessidades educativas específicas. |
Positivo com recomendações |
12/2021 |
Hipoterapia e a Tetraplegia parcial. |
Positivo com recomendações |
13/2021 |
Menstruação e higiene menstrual: desafios das mulheres com deficiência intelectual. |
Positivo sem recomendações |
14/2021 |
As perceções dos educadores de infância face à educação sexual com crianças com necessidades educativas específicas. |
Positivo sem recomendações |
15/2021 |
A relação entre os intervenientes em intervenção precoce - O olhar dos profissionais e da família. |
Positivo sem recomendações |
16/2021 |
Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino à distância durante a pandemia: desafios e oportunidades. |
Positivo sem recomendações |
17/2021 |
Serviço de Apoio Domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos Cuidadores Formais. |
Positivo sem recomendações |
18/2021 |
Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no Algarve. |
Positivo com recomendações |
19/2021 |
A inclusão de jovens adultos com perturbações do desenvolvimento no mercado laboral através do processo de transição para a vida pós-escolar. |
Positivo com recomendações |
20/2021 |
Estudo comparativo de jovens adultos com e sem história de acolhimento institucional: divergências e desafios inerentes à vida adulta. |
Positivo sem recomendações |
21/2021 |
Estudo sobre a marcha e equilíbrio em grávidas entre os 25 e 35 anos. |
Condicional |
22/2021 |
Estudo sobre a obesidade em mulheres entre os 25 e 35 anos: análise comparativa da força isocinética e da biomecânica da marcha. |
Condicional |
23/2021 |
A Indisciplina e a liderança do professor, no 3.º ciclo, num Agrupamento de Escolas. |
Positivo sem recomendações |
24/2021 |
Práticas desportivas inclusivas: um estudo em São Brás de Alportel. |
Positivo sem recomendações |
25/2021 |
Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. |
Positivo com recomendações |
26/2021 |
Interações comunicativas com uma criança autista: estudo de caso. |
Condicional |
27/2021 |
Estudo "SIM ou Não" (destinado a alunos e ex-alunos de medicina que tenham, ao longo da sua formação, participado em competições de simulação médica). |
Positivo sem recomendações |
28/2021 |
A inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectual. |
Positivo sem recomendações |
29/2021 |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso. |
Positivo sem recomendações |
30/2021 |
Contributos da deteção precoce no desenvolvimento comunicativo de uma criança com perda auditiva. |
Positivo sem recomendações |
31/2021 |
Educação inclusiva no Brasil e em Portugal: perspetivas de docentes de educação inclusiva. |
Positivo com recomendações |
32/2021 |
Estudo da saúde mental numa amostra de utentes na Farmácia Comunitária. |
Positivo sem recomendações |
33/2021 |
A perceção da família sobre a aplicação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
Positivo sem recomendações |
34/2021 |
Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com perturbação do espetro do autismo na ilha do Faial. |
Positivo com recomendações |
35/2021 |
Covid-19: Práticas de RH no Turismo do Algarve. |
Encerrado |
36/2021 |
Caracterização Imunohistoquímica dos subtipos moleculares de cancro da mama no HESE. |
Positivo com recomendações |
37/2021 |
A autoavaliação como um processo de melhoria da eficácia das escolas. |
Positivo com recomendações |
38/2021 |
(ROMA)ria para a inclusão escolar: contributos para a inclusão escolar nas comunidades ciganas. |
Positivo sem recomendações |
39/2021 |
Praias acessíveis para todos em Quarteira. Avaliação da satisfação dos utentes com deficiência motora. |
Positivo com recomendações |
40/2021 |
Cuidadores informais de pessoas com demência: a realidade do concelho de Castro Marim. |
Positivo sem recomendações |
41/2021 |
Crianças e jovens entre o risco e o perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social. |
Positivo sem recomendações |
42/2021 |
O Cuidador Informal de Idosos- contribuições para o estudo das suas necessidades, sobrecarga, resiliência e otimismo. |
Positivo sem recomendações |
43/2021 |
Impacto da COVID-19 no bem-estar e qualidade de vida da população portuguesa. |
Positivo sem recomendações |
44/2021 |
Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: um estudo de caso na Escola da Ponte. |
Positivo com recomendações |
45/2021 |
Avaliação ergonómica dos postos de trabalho dos funcionários administrativos da Universidade do Algarve: identificação das LMERT e Avaliação da Perceção de Risco. |
Positivo sem recomendações |
46/2021 |
Influência do calçado no ballet: desenvolvimento de um dispositivo personalizado para a prática de pontas. |
Positivo sem recomendações |
47/2021 |
Validação cultural para a População Portuguesa do Questionário Stakeholder Perspectives on Exoskeleton Technology. |
Positivo sem recomendações |
48/2021 |
Causas do abandono de idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar- um olhar desde a Educação Social. |
Positivo sem recomendações |
49/2021 |
A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados. |
Positivo sem recomendações |
50/2021 |
Abrindo Portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva dos Docentes da Universidade do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
51/2021 |
Programa de Educação pelos Pares de prevenção e ou redução do consumo de álcool na Universidade. |
Positivo sem recomendações |
52/2021 |
Trail-related tourism and sustainable territorial development. |
Positivo sem recomendações |
53/2021 |
Escala de Resiliência para Crianças e Jovens. |
Positivo sem recomendações |
54/2021 |
GREEN-skills for a sustainable Development (GREENLAND). |
Positivo sem recomendações |
55/2021 |
Lideranças em contexto escolar e promoção do sucesso educativo. |
A aguardar documentos |
56/2021 |
A autoavaliação como forma de promover o sucesso escolar dos alunos na disciplina de Educação Visual do 3º CEB. |
Positivo sem recomendações |
57/2021 |
PRIMEVOTOOL |
Positivo sem recomendações |
58/2021 |
Mental Health impact of Covid-19 on Nursing Students of three European countries. Anxiety, Depression and Post-traumatic stress disorder. |
Positivo sem recomendações |
59/2021 |
A Promoção do Bem-Estar Ocupacional em Trabalhadores com Vínculos Precários: Uma Proposta de Modelo. |
Positivo sem recomendações |
60/2021 |
O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e na satisfação com a vida em adultos portugueses: estudo qualitativo. |
Positivo sem recomendações |
61/2021 |
Psychological, social and economic burden of Covid-19: a comparison of Polish and Portuguese young adults. |
Positivo sem recomendações |
62/2021 |
Dark Tetrad e a Perceção do Consentimento na Coerção Sexual: Um Estudo com Metodologia de Vinhetas. |
Positivo sem recomendações |
63/2021 |
Sobrecarga, Qualidade de Vida, Coping e Resiliência – Contribuições para o estudo de Famílias com filhos com Paralisia Cerebral. |
Positivo sem recomendações |
64/2021 |
A Relação Emocional com os pais: Disponibilidade Emocional e Vinculação - Estudo de validação da LEAP. |
Condicional |
65/2021 |
Disponibilidade Emocional Parental na perceção dos filhos: Um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portugueses. |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
01/2020 |
Avaliar o impacto da quarentena ou isolamento social, durante a “pandemia COVID-19”, na saúde mental dos portugueses. |
Positivo com recomendações |
02/2020 |
Estudo a desenvolver em Olhão sobre o Turismo no concelho. |
Positivo sem recomendações |
03/2020 |
A não implementação do BIM na empresa de projetos em Portugal. |
Positivo sem recomendações |
04/2020 |
Qualidade de vida da população portuguesa e o seu bem‐estar. |
Positivo sem recomendações |
05/2020 |
Ansiedade e qualidade vida em quarentena. |
Positivo sem recomendações |
06/2020 |
Serviços ecossistémicos – percepção dos stakeholders. |
Positivo sem recomendações |
07/2020 |
Condições pedagógicas de ensino em meio clínico. |
Positivo sem recomendações |
08/2020 |
Práticas educativas, saúde mental dos pais e qualidade de vida infantil percebida no Curral das Freiras. |
Positivo sem recomendações |
09/2020 |
Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. |
Desfavorável |
Reuniões da Comissão de Ética
- 23 de abril de 2024