Summer Courses

Aimed at students attending secondary education, these courses have the main objective of promoting a taste for the various areas of teaching and research at the University of Algarve and helping young people in their vocational choice in accessing higher education.

The initiative, who was born in the summer of 2013, makes it possible to experience the academic reality of campuses and contact students and faculty at UAlg, thus providing them with a different and unique experience.

Dates of Realization

  • July 1-5 (week I)
  • July 08-12 (week II)

Registration Modality

As in previous years, the 2023 edition includes 2 types of registration: 

  • Course (only during the morning period) 
  • Full day (includes course, sports and leisure activities and 2 daily meals - lunch and tea) 

The teaching activities (course) will take place during the morning, being scheduled for the afternoon sports and leisure activities.

Registration

Registration is scheduled to open from 19 May to 15 June.

 

Logotipos PRR

 

Semana 1 – 1 a 5 de julho de 2024

Biotour

Data: 1 julho - 5 julho
Horário:  09h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Vagas: 16
Áreas de estudo/cursos de interesse: Biologia/Biotecnologia
Descrição: Este curso pretende mostrar a Biologia e a Biotecnologia nas suas várias vertentes, de uma forma interativa, através de experiências.

Conteúdos Programáticos

Dia 1 julho | À descoberta da cultura celular!

A cultura celular permite-nos estudar os mecanismos naturais do corpo humano, num ambiente artificial (in vitro), evitando recorrer a ensaios em animais. Ela é utilizada em diversas áreas, desde o estudo de mecanismos de doenças como o cancro até ao fabrico de vacinas, anticorpos, seleção e melhoria de medicamentos, produção de células-estaminais, tecnologia de fertilização in vitro e muito mais!

Esta atividade tem como objetivo promover um primeiro contacto dos alunos com culturas celulares in vitro de células. Após uma breve introdução teórica sobre a técnica asséptica para manuseamento de material biológico, os alunos terão a possibilidade de participar em experiencias laboratoriais de técnicas de manutenção e propagação de células+ que vão ser realizadas em laboratório de cultura celular equipados com câmaras de fluxo laminar vertical.

Local: Edifício 7, Sala 2.57 e Laboratório 0.31

Dia 2 julho | Porquê caracterizar algumas propriedades de um enzima da batata?

O enzima polifenoloxidase (ou tirosinase) está presente em células animais, bem como em células vegetais. Apesar da sua função biológica específica nas plantas não estar bem definida, as reações que lhes estão associadas são facilmente observadas quando certos tubérculos ou frutos (batatas, maçãs ou bananas) escurecem quando são cortadas ou descascadas, e deixadas ao ar. Este escurecimento é devido à formação de difenois e às reações de oxidação que estes sofrem em sequência. Em células de mamíferos, este enzima está envolvido numa via metabólica própria dos melanócitos, nos quais ocorre a sequência de reações que originam as melaninas, que são os pigmentos que conferem a coloração à pele, aos cabelos e aos olhos.

É a reação de oxidação aeróbia de orto-difenois em orto-quinona que possibilita a realização de uma avaliação qualitativa da reação do enzima polifenoloxidase, pois a orto-quinona tem uma coloração avermelhada. No presente trabalho vamos observar a ação do enzima sobre o catecol (ou orto-difenol) e verificar alguns fatores que influenciam a sua atividade, tal como a temperatura, as concentrações de enzima e de substrato, a presença de inibidores.

Local: Edifício 2,  Laboratório 2.29

Dia 3 julho | Os microrganismos e a Biotecnologia

Os alunos visitarão os Laboratórios de Microbiologia e de Engenharia e Biotecnologia Ambiental, onde irão contactar com diferentes microrganismos e práticas em Biotecnologia. Pretende-se que tenham a perceção do conceito de Biotecnologia e do contributo que os microrganismos têm na biotecnologia e na sociedade. Serão desenvolvidas atividades de observação de microrganismos e sistemas biológicos de produção de biocombustível. Terão ainda contacto com sistemas de microalgas para a produção de diferentes produtos de interesse comercial.

Local: Edifício 8, Laboratório 2.43      

Dia 4 julho | Como é que os animais mudam de cor?

O padrão de coloração pode ser uma das características mais importantes de algumas espécies e está relacionado com o reconhecimento intra- e interespecífico, e ainda com o mimetismo e a camuflagem.  Nesta atividade, vamos perceber quais os mecanismos fisiológicos subjacentes à mudança de cor em diversos grupos de animais. Os estudantes realizarão também experiências em laboratório (in vitro) que demonstram a influência de alguns parâmetros físicos e químicos na mudança de cor de uma espécie de peixe.

Local: Edifício 7, Laboratório 0.32.2   

Dia 05 julho | Bactérias amigas do ambiente

Após uma introdução ao tema os alunos visitarão o Laboratório de Tecnologias Ambientais, onde terão oportunidade de observar e contactar com processos de biorremediação para tratamento de efluentes, nomeadamente águas ácidas de mina, contaminadas com metais. Os alunos procederão à recolha e análise de amostras contaminadas e de efluentes tratados recolhidos dos processos em desenvolvimento no laboratório. Desta forma, terão contacto com algumas técnicas de análise e compreenderão melhor o papel e as potencialidades das bactérias na biotecnologia ambiental.

Local: Edifício 8, Laboratórios 2.35 e 2.43

Encontros com o mar

Data: 1 julho - 5 julho
Horário: 09h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Vagas: 15
Áreas de estudo/cursos de interesse: Biologia Marinha | Gestão Marinha e Costeira
Descrição: Neste curso serão apresentados vários temas relacionados com o Mar, através de experiências laboratoriais e visitas de campo.

Conteúdos Programáticos

Dia 1 julho| As correntes e as propriedades físico-químicas da Ria Formosa

Observação das correntes e das características físico-químicas da água da Ria Formosa através da utilização de instrumentos de medição no local, como um correntómetro, para medir a velocidade das correntes, e uma sonda multi-paramétrica, para medir algumas propriedades físico-químicas da água dentro da Ria Formosa.

Local: Praia de Faro; Edifício 7, Laboratório 0.12

Dia 2 julho | O mundo numa gota de água do mar

Observação de amostras vivas de fitoplâncton e zooplâncton recolhido na Ria Formosa e praia de Faro, usando microscópio e lupa binocular.

Local: Edifício 7, Laboratório 0.41

Dia 3 julho | A circulação oceânica global

As massas de água nos oceanos encontram-se em constante movimento no planeta Terra, principalmente em resultado dos movimentos gravitacionais do nosso planeta e das diferenças de densidade da água que ocorrem nos vários locais das bacias oceânicas. Para identificar e perceber os principais padrões da circulação oceânica no nosso planeta, vamos realizar um trabalho experimental que vai permitir perceber como as forças gravitacionais e os gradientes longitudinais de pressão gerados pelos gradientes baroclínicos e barotrópicos promovem a circulação das massas de água oceânicas.

Local: Edifício 7, Laboratório 0.11

Dia 4 julho | Por dentro de um peixe

Atividade laboratorial de observação da anatomia externa e interna de um peixe, com o objetivo de compreender o que nos podem dizer sobre o seu modo de vida.

Local: LEOA   

Dia 5 julho | A dinâmica e a ecologia da Ria Formosa

Visita de estudo com o objetivo de:

  • Observar e descrever sistemas de transição, em particular o sistema lagunar “Ria Formosa”;
  • Identificar a zonação ecológica na área abrangida pela visita de estudo;
  • Relacionar a zonação ecológica com os parâmetros físico-químicos.

Local: Ludo – Quinta do Lago

O outro lado da cosmética

Data: 1 julho - 5 julho
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas, Laboratório F9 + Sala a definir
Vagas: 15
Áreas de estudo/cursos de interesse: Farmácia
Descrição: Ao longo desta semana passaremos pelo laboratório de Tecnologia Farmacêutica para descobrirem como são preparados os produtos cosméticos e também pela sala de aula para poderem colocar em prática a limpeza, hidratação e maquilhagem corretiva.

Conteúdos Programáticos

Dia 1 julho

Limpeza e hidratação: Os segredos de uma pele saudável

Dia 2 julho

Limpeza e hidratação

Dia 3 julho

Cuidados capilares

Dia 4 julho

Prevenção ao envelhecimento

Dia 5 julho

Imperfeições, como camuflar?

Observações

Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

Saúde: (Re)Habilitar o corpo humano para a funcionalidade

Data: 01 julho - 05 julho
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas, Ginásio de Fisioterapia J26
Vagas: 15 
Áreas de estudo/cursos de interesse: Fisioterapia
Descrição: A Fisioterapia é uma profissão de saúde incluída na área da Reabilitação, e atualmente assume um papel fundamental na recuperação motora e funcional do doente, promovendo uma melhoria da qualidade de vida após uma situação de doença ou lesão. No curso de verão, o nosso objetivo é proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário uma experiência essencialmente prática no mundo da Reabilitação, demonstrando a importância da Fisioterapia ao longo do ciclo de vida (desde a grávida ao idoso), dando ênfase às principais áreas da Fisioterapia (Fisioterapia em Condições Neurológicas, Músculo-esqueléticas e Cárdio-respiratórias), de modo a facilitar o processo de escolha vocacional.

Conteúdos Programáticos

Dia 1 julho | Fisioterapia na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis

  • As doenças crónicas não transmissíveis, como a diabetes, a hipertensão, a obesidade, o cancro, o enfarte e a doença respiratória crónica são responsáveis por elevadas taxas de morbilidade e mortalidade nas sociedades desenvolvidas.
  • Níveis reduzidos de atividade física, aliados ao sedentarismo cada vez mais prolongado, parecem ser fatores nucleares nas complicações e agravamento destas condições.
  • Estratégias que visam a monitorização da atividade física, a força dos músculos e a tolerância ao exercício são avaliações fundamentais para a manutenção da qualidade e a implementação de intervenções que previnam agravamento da condição de doença.
  • Apresentação de alguns instrumentos de avaliação da tolerância ao exercício, da aptidão física e da força dos músculos respiratórios e periféricos.
  • Sensibilização da responsabilidade individual na condição de saúde. Promoção da literacia em saúde no âmbito da atividade física e exercício na doença.

Dia 2 julho | Fisioterapia em Condições Neurológicas

  • Definição e objetivo desta intervenção.
  • Condições clínicas mais frequentes na Reabilitação Neurológica (Acidente Vascular Encefálico, Lesão Vértebro-Medular e Traumatismo Crâneo-encefálico).
  • Aplicação prática de estratégias de Reabilitação Neurológica (transferência do doente neurológico, treino de equilíbrio na marquesa e numa bola de Bobath, treino funcional no colchão, estimulação elétrica neuromuscular).

Dia 3 julho | Fisioterapia nas condições músculo-esqueléticas

  • Conhecimentos sobre as principais condições neuro-músculo-esqueléticas em termos de incidência e prevalência e os contextos de prática desde o Desporto (lesões traumáticas), passando por clínicas (lesões não-traumáticas) até ao âmbito hospitalar (fraturas, próteses).
  • Apresentação e prática de produtos de apoio à mobilidade.
  • Apresentação dos aparelhos de eletroterapia e sua aplicabilidade.
  • Prática de exercícios terapêuticos.

Dia 4 julho | Fisioterapia no Envelhecimento Ativo e Prevenção do Risco de Queda

Alterações funcionais decorrentes do envelhecimento: alterações das estruturas, das funções e das atividades/participação.

  • Promoção de estilos de vida saudável e vigilância da saúde.
  • Criação de ambientes físicos que garantam a segurança.
  • Identificação de fatores de risco e estratégias de intervenção para a prevenção do risco de quedas.

Dia 5 julho | Importâncias das ajudas técnicas na reabilitação

  • Dispositivos ortoprotésicos: introdução, enquadramento geral de dispositivos ortoprotésicos, classificação, materiais e condições de confeção e aplicação:
    - Produtos de apoio para AVD’s (Atividades de Vida Diária);
    - Produtos de apoio para a mobilidade;
    - Produtos de apoio para proteção, imobilização e repouso.
  • Dispositivos e sistemas tecnológicos: introdução, objetivos e meios de desenvolvimento de sistemas interativos:
    - Dispositivos de monitorização de parâmetros fisiológicos e ambiente;
    - Dispositivos de comunicação.
  • Avaliação prática dos conteúdos programáticos dos dias anteriores através de uma vertente lúdica (gincana de atividades, quizz com questões práticas, entre outros).

Observações

Trazer roupa confortável (incluindo t-shirt, calções) e calçado confortável.

Saúde em ação, o teu curso de verão!

Data: 01 julho - 05 julho
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas
Vagas: 15
Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia.
Descrição: Este curso de verão pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde, fomentar o conhecimento sobre os procedimentos de saúde, trabalho em equipa e desenvolvimento de técnicas de trabalho. O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, e Imagem Médica e Radioterapia. Os participantes são convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde a um caso de traumatismo crânio-encefálico.

Conteúdos Programáticos

Dia 1 julho | Enfermagem                      

As situações de acidente e de doença súbita são imprevisíveis, sucedendo numa multiplicidade de contextos. Por conseguinte, os cuidados imediatos têm indubitável impacte na promoção do bem-estar e na prevenção de complicações. A formação em suporte básico de vida constitui assim um dever moral de cidadania, uma vez que possibilita, através de uma atuação rápida e eficaz, o aumento da segurança e da qualidade de vida da pessoa que sofre de acidente ou doença súbita.

O enfermeiro reúne as competências necessárias para educar para a saúde e para prestar uma primeira intervenção adequada e em tempo útil à vítima, de forma a garantir a sua sobrevivência e qualidade na sobrevida. Além das técnicas de suporte básico de vida, este curso permite que os participantes sejam capazes de realizar procedimentos e técnicas básicas de primeiro socorro que visam a estabilização da situação de uma vítima até à chegada de recursos mais credenciados.

Os conteúdos abordados reportam a:

  • primeiro socorro e papel do socorrista: conceitos e limites;
  • aplicação das etapas gerais de primeiro socorro: avaliação primária e secundária da vítima – breve explicação;
  • cadeia de Sobrevivência e Suporte Básico de Vida (com recurso a manequins de prática simulada).

Local: Sala de Simulação, Edifício 2 - Sala 1.30  

Dia 2 julho | Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia

A imagiologia médica apresenta um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados. Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados. Nesta atividade terão oportunidade de visualizar os equipamentos de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia existentes nos laboratórios de Imagiologia da ESSUAlg. Serão observados exames das diversas técnicas imagiológicas com observação de vídeos, manipulação dos equipamentos de Ultrassonografia/ Ecografia e aquisição de imagens desta técnica com demonstração das suas potencialidades.

Local: Laboratórios de Imagiologia - F2, F3 e F4

Dia 3 julho | Ciências Biomédicas Laboratoriais

Realização das principais colorações realizadas nos laboratórios de Análises Clínicas e Anatomia Patológica: coloração de cortes de vários órgãos (pele, fígado, intestino, língua, rim); coloração de bactérias da mucosa oral; coloração de esfregaços sanguíneos.

Observação ao microscópio dos resultados das colorações.

Local: Laboratório F8

Dia 4 julho | Dietética e Nutrição

Neste dia, pretende-se que o aluno conheça as diferentes áreas de atividade do Nutricionista. Como tal, são objetivos deste dia dar a conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido a nível da nutrição clínica, da nutrição comunitária, da alimentação coletiva e restauração e da nutrição no desporto. Para além do referido, pretende-se desenvolver algumas atividades relacionadas com as áreas descritas, permitindo ao aluno ter contacto direto com a avaliação antropométrica e da composição corporal, com a segurança e qualidade alimentar e com a nutrição artificial.

Local: J23

Dia 5 julho | Farmácia

Nesta atividade os participantes terão oportunidade de colaborar na preparação de medicamentos manipulados, tal como acontece na prática nos serviços farmacêuticos de um hospital, com vista à sua administração em pacientes do internamento. É também objetivo neste dia conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo Técnico de Farmácia a nível hospitalar.

Local:  F9

Observações

Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

Semana 2 – 8 a 12 de julho de 2024

Conhece-te por dentro – uma viagem ao interior do corpo humano

Data: 08 julho - 12 julho

Horário: 09h30 – 12h30

Local: Campus de Gambelas | CP Sala 3.17 | Laboratórios de Imagiologia - F2, F3 e F4 | Ed.7 - 3.29, Sala de Informática

Vagas: 15

Áreas de estudo/cursos de interesse: Imagem Médica e Radioterapia

Descrição: Este curso, de carácter predominantemente prático e com participação ativa do público-alvo, tem como objetivo dar a conhecer e permitir um primeiro contacto com a área da Imagiologia Médica e Radioterapia, de modo a auxiliar no processo de escolha vocacional.

 

Conteúdos Programáticos

Dia 08 julho | Descobre o que te move

Noções de anatomia humana com recurso a modelos anatómicos:

- Introdução à anatomia humana;

- Visualização de vídeos/animações sobre anatomia;

- Utilização prática de modelos anatómicos;

- Aplicação de quiz de curiosidades do corpo humano.

Dia 09 julho | Os bastidores da Imagiologia Médica e Radioterapia

Noções gerais sobre as diferentes áreas de intervenção do Técnico Superior de Imagem Médica e Radioterapia.

Conceitos básicos das diferentes áreas de Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia, demonstração dos seus contributos e benefícios nas vertentes de diagnóstico e terapêutica.

Visualização de imagens e vídeos alusivos às diversas técnicas (através de uma seleção prévia de casos interessante).

Dia 10 julho | A manipulação da Imagem Médica através do computador

Manipulação de imagens médicas selecionadas das modalidades imagiológicas de Tomografia Computorizada (TC), Ressonância Magnética (RM) e técnicas híbridas com recurso a aplicações informáticas.

Dia 11 julho | Reflexo do corpo humano pela ecografia

Visita guiada aos Laboratórios de Imagiologia.

Visualização dos equipamentos e exames de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia.

Workshop de demonstração das potencialidades da imagem na modalidade imagiológica de Ultrassonografia/ Ecografia enquanto meio complementar de diagnóstico e manipulação prática dos equipamentos disponíveis.

Dia 12 julho | Escape Room

Realização de um Escape Room como experiência de aprendizagem a realizar nos Laboratórios de Radiologia F2, F3 e F4.

A experiência em ambiente laboratorial irá proporcionar uma oportunidade única para os participantes aplicarem os conhecimentos abordados/adquiridos ao longo da semana, através da resolução de uma série de quebra-cabeças e enigmas para completar um objetivo específico num período de tempo limitado (desafio) de uma forma interativa e em equipa.

Descobre-te ao Microscópio!

Data: 08 julho - 12 julho

Horário: 09h30 – 12h30

Local: Campus de Gambelas | Laboratório D1

Vagas: 15

Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais

Descrição: Este curso pretende transmitir conhecimentos relacionados com o curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, através de um curso de curta duração onde a microscopia ótica será o foco, com aplicação nas áreas de Histologia, Citologia, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia e Química Clínica.

Conteúdos Programáticos

Dia 08 julho | Introdução à microscopia ótica

Principais conceitos teóricos.

Componentes do microscópio.

Descrição da correta utilização do microscópio ótico composto.

Exercícios práticos para compreensão dos conceitos teóricos.

Dia 09 julho | Microbiologia/Química Clínica

Breve introdução teórica à microbiologia.

Realização da coloração de Gram de esfregaços da mucosa oral.

Observação ao microscópio de preparações definitivas de bactérias.

Preparação de um sedimento urinário e sua observação microscópica.

Dia 10 julho | Hematologia/Parasitologia

Introdução teórica à hematologia e aos constituintes do sangue.

Realização de esfregaços sanguíneos.

Realização de coloração e observação ao microscópio.

Breve introdução teórica à parasitologia.

Observação ao microscópio de parasitas do sangue e intestinais.

Dia 11 julho | Histologia

Breve apresentação teórica dos principais tipos de tecidos histológicos e da organização histológica dos órgãos dos vários sistemas/aparelhos do organismo, intercalada com a observação ao microscópio de várias preparações histológicas.

Dia 12 julho | Citologia

Coloração de esfregaços pela coloração de Papanicolau.

Observação microscópica de citologia ginecológica.

Observações

Trazer bata branca, cabelo apanhado e calçado fechado.

Saúde em ação, todos no verão!

Data: 8 julho - 12 julho
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Campus de Gambelas
Vagas: 12
Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia.
Descrição: Este curso de verão pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde, fomentar o conhecimento sobre os procedimentos de saúde, trabalho em equipa e desenvolvimento de técnicas de trabalho. O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, e Imagem Médica e Radioterapia. Os participantes são convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde a um caso de traumatismo crânio-encefálico.

Conteúdos Programáticos

Dia 8 julho | Enfermagem                      

Esta atividade tem como objetivo global o desenvolvimento de competências básicas de prevenção, avaliação e atuação em pessoas com traumatismo crânio-encefálico.

Para tal, tem como objetivos específicos:

- Identificar medidas de prevenção de TCE;

- Reconhecer alguns sinais e sintomas de TCE;

- Identificar condições de segurança para o socorrista e para a pessoa com TCE;

- Reconhecer situação de paragem cardiorrespiratória (PCR)

- Compreender o conceito de Suporte Básico de Vida (SBV) e desenvolver competências de Suporte Básico de Vida.

Nas atividades serão abordadas medidas de prevenção de traumatismo crânioencefálico, sinais e sintomas de traumatismo crânio-encefálico, medidas de segurança quer para o socorrista quer para a pessoa vítima de traumatismo crânio-encefálico, definição do conceito de paragem cardiorrespiratória, sinais e sintomas de paragem cardiorrespiratória e Suporte Básico de Vida – definição e treino de Suporte Básico de Vida.

Local: Sala de Simulação, Edifício 2 - Sala 1.30  

Dia 9 julho | Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia

A imagiologia médica apresenta um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados.

Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados e de visualizar os equipamentos de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia existentes nos laboratórios de Imagiologia da ESSUAlg.

Serão observados exames das diversas técnicas imagiológicas com observação de vídeos, manipulação dos equipamentos de Ultrassonografia/ Ecografia e aquisição de imagens desta técnica com demonstração das suas potencialidades.

Local: Laboratórios de Imagiologia - F2, F3 e F4

Dia 10 julho | Ciências Biomédicas Laboratoriais

Realização das principais colorações realizadas nos laboratórios de Análises Clínicas e Anatomia Patológica: coloração de cortes de vários órgãos (pele, fígado, intestino, língua, rim); coloração de bactérias da mucosa oral; coloração de esfregaços sanguíneos.

Observação ao microscópio dos resultados das colorações.

Local: Laboratório F8

Dia 11 julho | Dietética e Nutrição & Farmácia

Neste dia, pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional do Nutricionista e do Técnico de Farmácia, no âmbito hospitalar.

No que respeita à profissão de Nutricionista, serão também dadas a conhecer as diferentes áreas de atividade, para além da clínica, como a nutrição comunitária, a alimentação coletiva e restauração e a nutrição no desporto.

Como tal, são objetivos deste dia:

- Conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo nutricionista a nível hospital, passando pela avaliação do estado nutricional e pela nutrição artificial;

- Conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo Técnico de Farmácia a nível hospitalar, nomeadamente na manipulação assética de alimentação parentérica;

- Mostrar as diferentes dietas que podem ser adaptadas/adequadas à condição de um paciente;

- Simular a produção de bolsas de alimentação parentérica.

Local: Laboratório F12 (Farmácia) e no J23 (Dietética e Nutrição)

Dia 12 julho | Fisioterapia & Imagem Médica e Radioterapia

A Fisioterapia, sendo uma profissão de saúde com uma importante componente prática, utiliza como ferramenta essencial no seu exercício clínico os Meios Complementares de Diagnóstico (MCD’s), mais especificamente exames da área da Imagem Médica e Radioterapia na vertente da Radiologia.

Neste sentido, pretende-se enfatizar a importância da relação entre estes dois profissionais de saúde (Técnicos Superiores de Radiologia e Fisioterapeutas) e

fornecer informação acerca da relevância dos MCD’s na avaliação e intervenção no

doente nas diferentes áreas da Fisioterapia, nomeadamente a Cardio-respiratória, Ortopedia e Neurologia.

Local: Laboratório D1

Observações

Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

 

2023 Summer School Edition

 

 
 
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