Segunda Reunião Geral de Coordenadores do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Universidade do Algarve acolheu a segunda reunião anual do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), programa brasileiro, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de dupla titulação, dedicado à formação de professores.

Este evento, o maior realizado na UAlg em colaboração com o Brasil, contou com a participação de cerca de 120 professores vindos do Brasil, e um total de 160 participantes.

O programa contou com várias intervenções sobre as regras e a dinâmica do PLI e sobre outros assuntos europeus, tais como o processo de Bolonha e o multilinguismo no Ensino Superior.

Recorde-se que a Universidade do Algarve todos os anos recebe cerca de uma centena de estudantes brasileiros em intercâmbio, tendo este ano aumentado o número devido ao programa Ciência sem Fronteira (CsF), perspetivando-se, ainda, um maior acréscimo no próximo ano letivo devido à participação da UAlg no PLI.

A cooperação no Ensino Superior com o Brasil tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos dois anos, principalmente pelo incentivo governamental através de programas como o CsF e o PLI, onde se prevê a utilização de mais de 100 mil bolsas, durante quatro anos, para que os estudantes possam fazer mobilidade em países com sistemas educativos competitivos, entre os quais Portugal.

A iniciativa conta com a promoção do CAPES e do CRUP e com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

O evento terminou com um passeio e almoço no Parque Natural da Ria Formosa.

Ver fotos do evento aqui.

Vídeos das sessões

Sessão de abertura:

«Programas de Cooperação Universitária do Governo Brasileiro para países em desenvolvimento», por Almerinda Augusta de Freitas Carvalho, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil:

«O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): histórico, características e novos desafios», por Rossana Valéria de Souza e Silva, Coordenadora Geral PLI:

«Orientações sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): o acompanhamento dos estudantes; a dupla-titulação; o aproveitamento dos estudos e outros», por Rossana Valéria de Souza e Silva, Coordenadora Geral PLI, e Andréa Carvalho Vieira Germano, Representante da CAPES:

Sessão de trabalhos (2.º dia):

«O Processo de Bolonha e o Ensino Superior Europeu atual», por António Fragoso, Docente da Universidade do Algarve:

«O Multilinguismo e o Ensino Superior», por Manuel Célio Conceição, Pró-Reitor da Universidade do Algarve:

Sessão de debate:

Sessão de Encerramento: