Apresentação
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pretende proporcionar uma visão aprofundada da Gestão a profissionais de instituições de saúde, ou potenciais intervenientes na gestão de unidades de saúde, mediante a oferta de uma formação avançada e interativa que seja atual e que esteja em conformidade com as exigências do mercado de trabalho.

Objetivos

Em particular, pretende-se que o Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde desenvolva nos mestrandos a capacidade de analisar situações e encontrar soluções integradas para os problemas de gestão das unidades de saúde.

Simultaneamente, espera-se que o mestrado promova a criação e divulgação de investigação científica com projeção nacional e internacional nesta importante área do conhecimento.

Funcionamento

As aulas funcionam remotamente (online) à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; presencialmente à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00. 

As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a estudos de caso, os trabalhos em grupo e os seminários de especialistas convidados.

A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes de avaliação.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável

Alterado em 2018 (Aviso 5747/2018, DR, 2ªs, n.º 83 de 30 de abril)

Propinas e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher o boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"