Receção aos novos alunos

Comunicado do Reitor

NOTA INTERNA

Assunto: Acolhimento dos novos estudantes

As Instituições de Ensino, nos seus diferentes níveis, estão em permanente renovação. Todos os anos temos estudantes que, terminando os seus percursos académicos, partem. Todos os anos temos novos estudantes que chegam, iniciando uma nova etapa no seu processo formativo, no seu crescimento enquanto jovens adultos.

A partir do dia 9 de setembro, receberemos os novos estudantes que escolheram a Universidade do Algarve para fazer a sua formação superior. Chegam a uma nova realidade, alguns deles afastando-se pela primeira vez das suas famílias. É para o seu bem-estar que deverão recair todas as nossas atenções, todos os nossos cuidados, todas as nossas energias. Tudo devemos fazer para que se integrem o mais rapidamente possível, se sintam em casa. Sim, a Universidade do Algarve será a sua nova casa para os próximos anos e deverá marcá-los, positivamente, para os anos vindouros.

Igualmente uma parte significativa dos estudantes finalistas desenvolve um conjunto de atividades de natureza muito diferenciada para acolher os novos colegas, as quais, em caso algum, poderão colidir com direitos individuais inalienáveis, nomeadamente a inviolabilidade da integridade moral e física, a liberdade e a segurança. Qualquer ato para com os novos estudantes que desrespeitem os direitos atrás enunciados será considerado infração disciplinar.

Consequentemente, qualquer reclamação recebida relativamente a este assunto será alvo de averiguação, podendo dar lugar a um processo disciplinar ou, em última instância, a participação às autoridades judiciais.

A Universidade é um espaço em que os valores civilizacionais fundamentais devem prevalecer, ser preservados e defendidos. Conto com toda a Comunidade Académica, em particular com os estudantes finalistas, para que tal continue a acontecer.

Faro, 9 de setembro de 2019

O Reitor

Paulo Águas

Nota: Consultar aqui o Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade do Algarve (publicado em Diário da Répública).