Apresentação

POLÍTICA PARA A QUALIDADE

A política institucional para a qualidade da UAlg tem como base a partilha e o comprometimento da Comunidade Académica com a missão e valores definidos nos seus Estatutos e com as linhas orientadoras definidas no seu Plano Estratégico, com o objetivo da melhoria contínua da sua atividade. O Plano Estratégico integra objetivos, iniciativas estratégicas e respetivos indicadores, estabelecidos para cada uma das vertentes, Ensino, Investigação, Extensão e Governança e foi objeto de um processo intenso de consulta e debate interno e externo.

A prossecução dos objetivos para a qualidade é supervisionada através de processos e procedimentos que permitem a monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos internos e externos que, simultaneamente, conduzem à melhoria contínua do desempenho da Universidade.

Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUAlg)

A política institucional para a qualidade da Universidade do Algarve (UAlg) encontra-se intimamente associada à missão e estratégia de desenvolvimento da instituição, pelo que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUAlg) se baseia, na sua essência, em dois documentos, o Manual da Qualidade e o Plano Estratégico, que são coadjuvados por um terceiro documento, o Plano Anual de Atividades.

No Manual da Qualidade sistematiza-se a informação referente à política da qualidade e à organização do SIGQUAlg, explicitando a interligação entre a política para a qualidade e a missão e estratégia da UAlg, as competências e relações dos órgãos de governo no âmbito do SIGQUAlg, os procedimentos, regulamentos e normativos e outros documentos, bem como as formas de participação e de envolvimento de todos os interessados no processo de melhoria contínua das atividades desenvolvidas no âmbito da missão da UAlg. 

O Plano Estratégico quadrienal, estabelece as orientações de desenvolvimento da UAlg e integra para cada vertente da sua missão, objetivos, iniciativas estratégicas e indicadores de desempenho.

O Plano Anual de Atividades integra ações previstas para a concretização dos objetivos e iniciativas estratégicas previstos no Plano Estratégico, para cada ação é identificado o processo da sua execução, os intervenientes e os resultados esperados.

Estruturas do SIGQUAlg:

>> CONSELHO CONSULTIVO PARA A QUALIDADE (CCQ)

Atribuições:

  • Assegurar que a Política da Qualidade, bem como os processos de Garantia da Qualidade integram a contribuição de todos os interessados (interna e externamente);
  • Assegurar que o SIGQUAlg contribui para a efetiva melhoria da qualidade da missão da Universidade do Algarve;
  • Assegurar que os processos de Garantia da Qualidade se encontram articulados com o plano estratégico e com os planos de atividades e respondem adequadamente às orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu de garantia da qualidade do ensino superior.

Constituição:

  • Reitor (que coordena)
  • Vice-Reitores e Pró-Reitores
  • Diretores de Unidades Orgânicas e Presidente do Departamento de Ciências Biomédicas
  • Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Técnico-Científico
  • Presidentes do Conselho Pedagógico
  • Coordenadores dos Centros de Investigação
  • Provedor do estudante
  • Presidente da Associação Académica
  • Administrador da Universidade do Algarve
  • Administrador dos Serviços de Ação Social
  • Diretores dos Serviços da Universidade do Algarve
  • Diretor da Biblioteca
  • Coordenador(a) do Gabinete de Avaliação e Qualidade
  • Coordenador(a) da Unidade de Apoio à Investigação Científica
  • Representantes de entidades públicas e sociais, convidados pelo Reitor, em número não superior a 10% do total de membros internos
  • Representantes de empregadores dos diplomados da UAlg, convidados pelo Reitor, em número não superior a 10% do total de membros internos
  • Alumni, sendo um de cada Unidade Orgânica e um do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, indicado pelo respetivo Diretor da Unidade Orgânica
  • Um estudante por Unidade Orgânica e Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, designado pelos seus pares do respetivo Conselho Pedagógico

Funcionamento:

  • O Conselho reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente por decisão do Reitor.
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg.

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações do Conselho Consultivo para a Qualidade, deverá aceder aqui (intranet).

>> COMISSÃO DE GARANTIA DE QUALIDADE (CGQ)

Atribuições:

  • Propor ao Reitor a política institucional e os objetivos para a qualidade;
  • Assegurar a adequação do SIGQUAlg à legislação em vigor bem como às normas e orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu para a garantia de qualidade das instituições de ensino superior;
  • Definir os procedimentos, a organização, os instrumentos e os planos de ação necessários à implementação e monitorização do SIGQUAlg;
  • Monitorizar a implementação do SIGQUAlg;
  • Apreciar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem bem como os relatórios de autoavaliação das demais atividades da instituição a submeter ao Reitor;
  • Propor melhorias ao sistema de interno de garantia da qualidade;
  • Rever o Manual da Qualidade.

Constituição:

  • Vice-Reitor para a qualidade (que coordena)
  • Vice-Reitores
  • Diretores das Unidades Orgânicas e Presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Um Coordenador de um Centro de Investigação (designado pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Presidentes do Conselho Científico/Conselho Técnico-Científico (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Presidentes do Conselho Pedagógico (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Representantes dos estudantes (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Administrador da Universidade do Algarve
  • Coordenador do Gabinete de Avaliação e Qualidade

Funcionamento:

  • A CGQ reúne ordinariamente uma vez por semestre e extraordinariamente sempre que for convocado por decisão do coordenador.
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg.

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações do Conselho Consultivo para a Qualidade, deverá aceder aqui (intranet).

>> GABINETE DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) encontra-se representado nas duas estruturas anteriores e é responsável pela operacionalização do SIGQUAlg em articulação permanente com a Reitoria.

Tem como atribuições:

  • Apoiar técnica e administrativamente o funcionamento das estruturas do SIGQUAlg;
  • Coordenar e dinamizar a implementação e melhoria do SIGQUAlg em articulação com as diversas estruturas e órgãos da UAlg;
  • Acompanhar o desenvolvimento e manutenção da estrutura informática que suporta o SIGQUAlg;
  • Preparar ferramentas de avaliação para apoiar a gestão das atividades de ensino, investigação e transferência de conhecimento e a prossecução de objetivos para a qualidade;
  • Colaborar na implementação dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho das unidades orgânicas, dos cursos, dos serviços, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação;
  • Dinamizar, em coordenação com as unidades orgânicas e serviços, os processos para a avaliação/acreditação externa dos cursos;
  • Apoiar a realização de relatórios periódicos de avaliação da qualidade das atividades da Universidade;
  • Avaliar o impacto das atividades da instituição na comunidade, em articulação com o Gabinete de Estudos e Planeamento;
  • Executar outras atividades que lhe sejam cometidas no domínio da avaliação e qualidade;
  • Preparar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) bem como os relatórios de autoavaliação institucional;
  • Garantir a atualização permanente dos indicadores e da informação necessária ao SIGQUAlg.