Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve integra Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas

01/03/2017

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve é parte integrante do Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas da FCT. O CBMR viu aprovados os projetos “Genoma Portugal - Plataforma Nacional de sequenciação e análise de genomas”, coordenado na UAlg por Ana Teresa Maia, e a “Plataforma Portuguesa de Bioimagem”, coordenada por Cláudia Florindo.

Ambos os projetos são resultados de consórcios que reúnem diversas universidades portuguesas, bem como reconhecidos institutos a trabalhar na área das Ciências da Saúde, entre os quais se destacam, a título de exemplo, o Instituto Gulbenkian Ciência e o Instituto Dr. Ricardo Jorge.

Recorde-se que o concurso para o Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas visa prestar apoio a um conjunto de infraestruturas de interesse estratégico que podem ajudar a comunidade científica a desenvolver investigação de ponta em campos específicos, das ciências sociais às ciências da vida.

Reunidas as condições para o financiamento destes dois projetos, o CBMR passa assim a integrar o mapa científico nacional, oferecendo-lhe duas novas paragens. Assim, o projeto “Genoma Portugal” fomentará a investigação nacional e internacional na área do genoma, em campos como o dos cuidados de saúde, da conceção de novos fármacos, na exploração de recursos marinhos e na biotecnologia agroalimentar. Já o projeto “Plataforma Portuguesa de Bioimagem” potenciará o desenvolvimento de especialização e recursos na área da bioimagem, contribuindo para alargar os recursos tecnológicos existentes e, deste modo, captar investigadores nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre os projetos aqui.