Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado em 2011, é um programa do Governo Federal Brasileiro que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respetivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Este programa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio da mobilidade internacional docente, discente de graduação e pós-graduação, de pós-doutorados e pesquisadores brasileiros, estimulando a inserção das pesquisas feitas nas instituições brasileiras às melhores experiências internacionais.

A Universidade do Algarve participou neste programa, nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, ano em que o programa foi suspenso para a graduação, no entanto mantém-se a vigorar para as modalidades de Doutorado Pleno, Doutoramento sanduiche e Pós-doutorado.

______________________________________________________________________

PARA INVESTIGADORES

Para investigadores, o Programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza duas modalidades, Pesquisador Visitante Especial e Atração de Jovens Talentos. Para ambos os programas os candidatos devem ter o Doutoramento completo e destacada produção científica e tecnológica numa das áreas contempladas pelo programa CSF.

______________________________________________________________________

Para mais informações sobre candidaturas deverá consultar o Edital de  Chamada pública ao Programa Ciência sem Fronteiras/CRUP,

Outras ligações úteis sobre o programa Ciência sem Fronteiras:

Doutoramentos ao abrigo do Programa CsF

 

Para mais informações sobre o programa consultar site do Ciência sem Fronteira ou o Portal Nacional.