Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017

Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017

A Universidade do Algarve acolhe, entre os dias 26 e 29 de abril, o Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017 (EZI2017) e a 5.ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (5RCAPI), que terão lugar no auditório da Faculdade de Economia (edifício 9), Campus de Gambelas. 

Este primeiro Encontro de Zooarqueologia Ibérica visa promover a divulgação, o debate e a transferência de conhecimento da zooarqueologia em contexto ibérico, bem como a criação de parcerias e redes de conhecimento entre os profissionais (e seus parceiros interdisciplinares) que trabalham em materiais arqueofaunísticos de Portugal e Espanha.

Já a Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (RCAPI), realizada pela primeira vez em 2010, tem longa tradição na divulgação dos estudos zooarqueológicos de moluscos, equinodermes e crustáceos. Nas suas várias edições, a RCAPI tem congregado investigadores procedentes de diversas disciplinas (pré-historiadores, historiadores, zooarqueólogos, arqueólogos, biólogos, etc.) demonstrando a sua iminente interdisciplinaridade.

Estes dois eventos trazem à Universidade do Algarve grande parte dos especialistas em zooarqueologia ibérica. No programa preliminar constam 76 apresentações orais e 45 pósteres, em temáticas variadas em volta dos animais em contexto arqueológico, desde a Pré-História à Época Moderna, entre as quais as dietas humanas, os contextos funerários, os estudos paleoambientais, o melhoramento de espécies, os processos tafonómicos e a etnozooarqueologia.

Organizados pelo Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) , pelo Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da UAlg e pelo UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, estes encontros contam com várias parcerias e patrocínios, de entre os quais destacam-se o Campo Arqueológico de Mértola, a Câmara Municipal de Loulé, a Câmara Municipal de Faro, a Algarve Archaeological Association e a Direção Regional da Cultura do Algarve.

Consultar mais informações em: http://ezi2017faro.wix.com/ezi2017

Contacto: ezi2017faro@gmail.com