IV Feira da Dieta Mediterrânica

De 1 a 4 de setembro, em Tavira

A Universidade do Algarve vai estar presente, de 1 a 4 de setembro, na IV Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, para dar a conhecer a sua oferta formativa para o ano letivo de 2016/2017, incluindo a nova licenciatura em Gestão Marinha e Costeira e a pós-graduação em “Culturas Mediterrânicas: Dieta Mediterrânica”.

Saliente-se que esta pós-graduação (http://www.ualg.pt/pt/curso/1775), cujo prazo de candidaturas termina a 2 de setembro, pretende, através do estudo do estilo de vida mediterrânico, incentivar a inovação e o crescimento económico, a produção sustentável de produtos alimentares locais, a proteção da biodiversidade e do ambiente, a promoção de um estilo de vida saudável e a valorização da nossa história e cultura milenares.

O primeiro Mapa da Toponímia dos Mares Algarvios, criado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o projeto do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, "Medronhito do Caldeirão", a salicórnia, da start-up Agro-On, e os novos vinagres, desenvolvidos pelo Instituto Superior de Engenharia, estarão também em destaque no stand da UAlg.

A edição de 2016 da Feira da Dieta Mediterrânica dará destaque ao Ano Internacional das Leguminosas. Assim, no dia 1 de setembro, às 19h00, Ezequiel Pinto, docente da UAlg, vai falar sobre a "Alimentação mediterrânica para crianças".

No dia 2, pelas 19h00, Diana Teixeira, docente da UAlg, falará sobre “Leguminosas na tradição mediterrânica”.

A "Produção, pesca e consumos de peixe no Algarve" irá estar em destaque às 12h00 do dia 3, tendo como convidada a docente da UAlg, Nídia Braz.

Já no dia 4, às 12h00, Maria Palma Mateus, docente da UAlg, encerrará as conversas abordando o tema da "Alimentação mediterrânica no dia-a-dia". Estas "Conversas com Sabor - Nutrição e Dieta Mediterrânica" terão lugar no Clube de Tavira.

Nesta Feira institucional os visitantes podem ainda usufruir de diversas atividades como concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, experiências culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, apresentação de edições, conferências e debates, visitas ao património e às exposições na cidade, jogos e espetáculos para crianças, jardim mediterrânico, restaurantes e tascas, artesanato, etc.

Consultar programa completo aqui.