Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

Por iniciativa dos Conselhos de Reitores das Universidades de Portugal e do Brasil, do Grupo Santander e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, foi celebrado um acordo de cooperação luso-brasileiro, a 20 de Janeiro de 2007, denominado "Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades" que permite a mobilidade de alunos de nível académico superior, ou seja, entre Universidades.

Todos os anos as Universidades Portuguesas e Brasileiras participantes neste Programa mudam, pelo que se aconselha aos alunos que queiram vir estudar para a Universidade do Algarve, contactar o seu Gabinete de Relações Internacionais e ver se a sua Universidade continua a participar no programa.

Outgoing

O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade informa que se encontram abertas candidaturas ao Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2013, até ao próximo dia 15 de abril de 2013. Os alunos que apresentarem candidatura deverão sair em mobilidade durante o ano de 2013.

No ano de 2013 a Universidade do Algarve tem 5 bolsas para atribuir aos seus alunos, cujo valor total é de 2.300€.

Para concorrer à edição de 2013, os candidatos devem fazer prova de que são alunos da Universidade do Algarve e ter concluído 60 ECTS. O preenchimento do formulário de pré-inscrição (deverá ser acompanhado de fotocópia de BI + NIF ou Cartão do Cidadão e NIB, bem como do registo académico (aceder através dos serviços académicos online), Curriculum Vitae, carta de motivação e carta de recomendação. Todos estes documentos são obrigatórios e eliminatórios, pelo que quem não entregar a documentação solicitada, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade até ao dia 15 de abril de 2013 será automaticamente excluído.

Os resultados serão afixados no dia 10 de maio de 2013, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, após análise e seriação das candidaturas apresentadas .

Os critérios de selecção considerados pelo júri, nomeado para o efeito, são:
1.    Carta de motivação;
2.   Carta de recomendação emitida por um professor da UAlg;
3.   Média aritmética das disciplinas realizadas;
4.   Número de disciplinas realizadas/Número de ECTS;
5.   CV.

As universidades parceiras para o ano 2013 são as seguintes:

Sigla Instituição de Ensino Superior
UFG Universidade Federal de Goiás

Deverá consultar ainda:

Incoming

Prazos de candidatura para a Universidade do Algarve:

• 1º Semestre /Ano letivo completo – 31 de Maio
  • 2º Semestre – 31 de Outubro

As candidaturas deverão ser formalizadas através do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade de origem do aluno através da sua nomeação oficial para o email gri@ualg.pt

Após a receção do email com o nome e endereço de email do aluno, bem como área de estudo e período de mobilidade, será enviado um link para o preenchimento online do Formulário de candidatura.

É, ainda, solicitado o envio do Plano de Estudos (Learning Agreement) e o Formulário de Autorização da referida candidatura, devidamente assinados e carimbados pela Universidade de origem.

Alerta-se para o facto de ser necessário a obtenção de visto de estudos junto da Embaixada ou de um Consulado de Portugal no Brasil, pelo que é necessário ter um passaporte válido para todo o período de estudos em Portugal.

Importante: Os semestres no Brasil funcionam ao contrário de Portugal. O 1º semestre em Portugal corresponde ao 2º semestre no Brasil e vice-versa.