Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

http://arii.ufam.edu.br/img/upload/convenios/logo_santander_universidades.jpg

Por iniciativa dos Conselhos de Reitores das Universidades de Portugal e do Brasil, do Grupo Santander e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, foi celebrado um acordo de cooperação luso-brasileiro, a 20 de Janeiro de 2007, denominado "Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades" que permite a mobilidade de alunos de nível académico superior, ou seja, entre Universidades.

Todos os anos as Universidades Portuguesas e Brasileiras participantes neste Programa mudam, pelo que se aconselha aos alunos que queiram vir estudar para a Universidade do Algarve, contactar o seu Gabinete de Relações Internacionais e ver se a sua Universidade continua a participar no programa.

 

 

Outgoing

O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade informa que se encontram abertas candidaturas ao Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2013, até ao próximo dia 15 de abril de 2013. Os alunos que apresentarem candidatura deverão sair em mobilidade durante o ano de 2013.

No ano de 2013 a Universidade do Algarve tem 5 bolsas para atribuir aos seus alunos, cujo valor total é de 2.300€.

Para concorrer à edição de 2013, os candidatos devem fazer prova de que são alunos da Universidade do Algarve e ter concluído 60 ECTS. O preenchimento do formulário de pré-inscrição (deverá ser acompanhado de fotocópia de BI + NIF ou Cartão do Cidadão e NIB, bem como do registo académico (aceder através dos serviços académicos online), Curriculum Vitae, carta de motivação e carta de recomendação. Todos estes documentos são obrigatórios e eliminatórios, pelo que quem não entregar a documentação solicitada, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade até ao dia 15 de abril de 2013 será automaticamente excluído.

Os resultados serão afixados no dia 10 de maio de 2013, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, após análise e seriação das candidaturas apresentadas .

Os critérios de selecção considerados pelo júri, nomeado para o efeito, são:
1.    Carta de motivação;
2.   Carta de recomendação emitida por um professor da UAlg;
3.   Média aritmética das disciplinas realizadas;
4.   Número de disciplinas realizadas/Número de ECTS;
5.   CV.

As universidades parceiras para o ano 2013 são as seguintes:

Sigla Instituição de Ensino Superior
USP Universidade de São Paulo
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas
UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
UFF Universidade Federal Fluminense
UFAL Universidade Federal de Alagoas
UNIFESP Universidade Federal de São Paulo
UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFPEL Universidade Federal de Pelotas
UFPI Universidade Federal do Piauí
UFPE Universidade Federal de Pernambuco
UFBA Universidade Federal da Bahia
UFMT Universidade Federal do Mato Grosso
UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
FURG Universidade Federal do Rio Grande
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
UFU Universidade Federal de Uberlândia
UFG Universidade Federal de Goiás

Deverá consultar ainda:

 

Incoming

Prazos de candidatura para a Universidade do Algarve:

  • 1º Semestre /Ano letivo completo – 31 de Maio
  • 2º Semestre – 31 de Outubro

As candidaturas deverão ser formalizadas através do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade de origem do aluno através da sua nomeação oficial para o email gri@ualg.pt

Após a receção do email com o nome e endereço de email do aluno, bem como área de estudo e período de mobilidade, será enviado um link para o preenchimento online do Formulário de candidatura.

É, ainda, solicitado o envio do Plano de Estudos (Learning Agreement) e o Formulário de Autorização da referida candidatura, devidamente assinados e carimbados pela Universidade de origem.

Alerta-se para o facto de ser necessário a obtenção de visto de estudos junto da Embaixada ou de um Consulado de Portugal no Brasil, pelo que é necessário ter um passaporte válido para todo o período de estudos em Portugal.

 

Importante: Os semestres no Brasil funcionam ao contrário de Portugal. O 1º semestre em Portugal corresponde ao 2º semestre no Brasil e vice-versa.