Projetos em Co-Promoção para o Politécnico (SAICT)

O Programa Operacional Portugal 2020 é um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e Comissão Europeia que tem como objetivo promover o desenvolvimento econónimo, social e territorial para Portugal, até 2020. O Programa está organizado em Domínios Temáticos:  Competitividade e Internacionalização; - Inclusão Social e Emprego; - Capital Humano; - Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. 

O Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), inserido no Domínio Temático Competitividade e Internalionalização, tem a decorrer um Aviso para Apresentação de Candidaturas de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico/PROJETOS EM COPROMOÇÃO com o código Aviso nº02/SAICT/2016, exclusivamente dirigido ao Ensino Superior Politécnico, Escolas Politécnicas e Institutos Politécnicos.

Um novo Aviso será publicado durante o ano de 2017 e, uma vez que existe um limite de candidaturas por instituição, é disponibilizado um Formulário de Pré- candidatura a Projetos que deverá ser preenchido e submetido entre 1  de junho e 30 de setembro de 2017.

   Formulário

Esta página tem a intenção de apoiar os Investigadores do Ensino Politécnico a estabelecer parcerias com outros Institutos Politécnicos. Em baixo encontra os Temas que se encontram no Aviso do concurso e, ao clicar, é remetido para a lista dos Investigadores com valências nessas mesmas áreas. A informação disponibilizada é da responsabilidade de cada Investigador e poderão ser contactados diretamente pelo email fornecido.

TEMAS

Saúde, qualidade de vida/ciências da vida e do desporto e biotecnologia nas suas diversas aplicações

Soluções com tecnologias industriais sustentáveis

Valorização de recursos naturais e endógenos, incluindo recursos florestais, dos territórios e segurança alimentar aplicável ao sector agroalimentar

Soluções inovadoras nas áreas da hospitalidade, restauração e turismo

Soluções artísticas e culturais para a valorização dos territórios

Património, arquivos, conservação e restauro

Prevenção de riscos naturais

Tecnologias de informação e comunicação ao serviço da inovação organizacional nas instituições e nas intervenções nos territórios, em especial na promoção de cidades e de territórios inteligentes

Valorização ambiental e energética de resíduos, com foco preferencial, mas não exclusivo, na atividade agropecuária

Tecnologias de fabrico e produção, incluindo prototipagem e desenvolvimento rápido de produto

Tecnologias, ciências e/ou economia do mar

Computação de elevado desempenho