Testemunhos

 

Reportagem da TVI: 15% dos alunos de 1º ano da Universidade do Algarve são estrangeiros. A UAlg registou este ano letivo um aumento da procura por parte de estudantes de outros países. A grande maioria é de nacionalidade brasileira. Estudantes Enem que pretendem frequentar os cursos de licenciatura (graduação) na totalidade. A língua, o clima e a segurança estão entre as principais razões desta escolha.

 

Reportagem da SIC: A UAlg triplicou este ano o número de estudantes brasileiros inscritos no 1.º ano dos cursos de licenciatura (graduação). Move-os uma experiência de vida na Europa e também porque é mais barato do que o ensino superior no Brasil. 

 

Testemunho de Ivana Carolina, aluna de intercâmbio, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve e a Universidade de Brasília, que em 2015 frequentou um semestre do curso de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg.

Projeto de multimédia coordenado pelo professor Francisco Gil e realizado por Jo Guer, Karine Garrido e Raquel Cardoso, alunos do 2.º ano do Curso de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 

 

Reportagem do Sul Informação sobre a Universidade do Algarve que continua a atrair estudantes internacionais. No primeiro semestre, 400 alunos de vários pontos do globo vão estar em Faro a estudar e também a divertir-se. A fama que a academia algarvia adquiriu no estrangeiro é uma das principais razões que os trouxe à região.

 

 

Reportagem da RTP1 sobre os estudantes internacionais que escolheram a UAlg para realizar, no ano letivo de 2015/16, um período dos seus estudos.

in RTP1 - Portugal em Direto: "400 estudantes de intercâmbio acabam de chegar à Universidade do Algarve, até ao fim do ano letivo serão mais de 600 os alunos internacionais que passarão pela UAlg. Vêm de mais de 50 países ao abrigo do programa Erasmus. Para já, conhecem os cantos à região do Algarve e à cidade de Faro."

 

Reportagem da TVI sobre os alunos internacionais que escolheram a UAlg para realizar um período dos seus estudos

O ensino superior português tem vindo a receber um número crescente de alunos estrangeiros. Na Universidade do Algarve são centenas todos os anos. Provenientes de mais de 50 nacionalidades, escolhem a instituição para aperfeiçoar os estudos, fazer investigação e intercâmbio de conhecimentos. 

  Reportagem do CM TV sobre a chegada de 400 estudantes estrangeiros que vão estudar um semestre na Universidade do Algarve. O passeio de barco ao longo da costa algarvia fez parte do programa "Orientation Week 2014-2015", como forma de integração na nova realidade.
  Reportagem da RTP1 sobre a chegada de estudantes internacionais à Universidade do Algarve, ao abrigo de programas de mobilidade e de intercâmbio ou de protocolos. As atividades realizadas fizeram parte da "Orientation Week 2014-2015", como forma de integração na Universidade, cidade e região.
 

A comunidade de estudantes internacionais da Universidade do Algarve já representa 11% do total da comunidade estudantil. Para além da formação académica e investigação científica querem conhecer a cultura e aprender a falar português. No âmbito do "International Day" da UAlg a reportagem da TVI dá-nos a conhecer alguns destes alunos e as suas vivências.

  Reportagem da SIC sobre a chegada de estudantes estrangeiros à Universidade do Algarve, ao abrigo de programas e protocolos de mobilidade.
  No dia 22 de junho de 2015 realizou-se, na Sala de Seminários da Reitoria, a sessão de encerramento do Programa de Licenciaturas internacionais (PLI). Provenientes da cidade de Santarém, interior do Estado do Pará, Brasil, sete estudantes do curso de Letras (Português-Inglês) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) terminaram, este ano letivo, o programa na Universidade do Algarve Testemunhos dos alunos Samuel Cardoso, Lucenir Ferreira e Márcia Lima.
  Testemunho de Márcia Andrade Lima, aluna da Universidade do Oeste do Pará, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de Línguas, Literaturas e Culturas.
  Testemunho de Cristina Santos Turati, aluna de doutoramento em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - São Paulo, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de doutoramento em Ciências da Linguagem.
  Testemunho de Wiliam Pianco dos Santos, aluno da Universidade Federal de São Carlos - São Paulo, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de doutoramento em Comunicação e Artes.
  Testemunho de Alexssandro Geferson Becker, doutorado pela Universidade de Santa Maria - Rio Grande do Sul, em intercâmbio na Universidade do Algarve, a realizar investigação de pós-doutoramento no Centro de Ciências do Mar (CCMAR).
  Testemunho de Tomas Rastak, da República Checa, em programa de mobilidade Erasmus, no curso de Gestão de Empresas.
  Testemunho de Sushila Sapkota, do Nepal, em programa de mobilidade Erasmus Mundus, no curso de Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos.
  Testemunho de Ana Clara, do Brasil, em programa de protocolo, no curso de Arquitetura Paisagista.
  Testemunho de Francis Gerard Alipio, das Filipinas, em programa de mobilidade Erasmus Mundus, no curso de Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos.
  Testemunho de Maria Rosely Almeida de Queiroz, aluna de graduação do curso de Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de Engenharia Alimentar.
  Testemunho de Bruno dos Santos, aluno de graduação do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de Engenharia Civil.
  Testemunho de Mohamad Salem Ismail Neto, aluno de graduação do curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de Engenharia Elétrica e Eletrónica.
  Testemunho de Jaqueline Martins Badanai, aluna de graduação do curso de Farmácia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em intercâmbio na Universidade do Algarve.
  Testemunho de Robson Silvestre da Conceição, aluno de doutoramento em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no curso de Engenharia Alimentar.
 

"A minha experiência de intercâmbio na Universidade do Algarve foi muito produtiva. Adorei a oportunidade de conhecer e vivenciar outra cultura e também de conhecer novas pessoas. Para além de aumentar muito os meus conhecimentos, acredito também ter contribuído com a pouca experiência que possuo. A minha recepção foi ótima, com todo o auxílio e suporte que recebi dos professores, dos colegas de sala de aula, dos coordenadores e responsáveis pelos estudantes estrangeiros."

Testemunho de Camila Rocha, aluna da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, em intercâmbio na Universidade do Algarve, no Departamento de Engenharia Alimentar do Instituto Superior de Engenharia.