UAlg analisa desafios e oportunidades para o setor cultural e criativo no Algarve

Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, irá decorrer no Club Farense, em Faro, uma sessão de análise dos “Desafios e oportunidades para o setor cultural e criativo no Algarve”, organizada pela Universidade do Algarve enquanto entidade parceria do projeto ChIMERA – Innovative cultural and creative clusters in the MED area, financiado pelo Programa INTERREG MED.

Esta sessão pretende reunir um grupo de 20 participantes, previamente identificados e organizados, considerando o Modelo de Hélice Quádrupla (Governança, Educação, Indústria e Cidadãos), para se fazer uma análise SWOT do estado das Indústrias Culturais e Criativas na região do Algarve. A ação pretende ainda ativar o Grupo de Trabalho Regional ChIMERA, prevendo-se a participação deste grupo em várias atividades futuras a realizar a nível regional no âmbito do projeto.

O projeto ChIMERA insere-se no Eixo Prioritário 1, Objetivo Específico 1.1, tem como principal objetivo melhorar capacidades de inovação das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) e dos atores públicos e privados através da cooperação entre empresas, centros de investigação, entidades públicas e sociedade civil.

A parceria é constituída por Autonomous Region Friuli Venezia Giulia – parceiro líder (Itália), Basilicata Region (Itália), Creative Apulia Cluster Association (Itália), Technology Park Ljubljana Ltd. (Eslovénia), Local Company of Initiatives and Activities of Malaga S.A (Espanha), Chamber of Commerce, Industry and Services of Terrassa (Espanha), University of Algarve, Region of Sterea Ellada (Grécia), Nice Côte d’Azur Chamber of Commerce and Industry (França), University Nice Sophia Antipolis (França), Ministry for Innovation and Public Administration (Albânia) e Ministry of Economic Development – Directorate General for Industrial Policy, Competitiveness and SME’s (Itália).

O ChIMERA conta ainda com a participação da Direção Regional de Cultura do Algarve enquanto parceiro associado.