Notícias

Mandato 2017/2021
No seguimento da reunião do Conselho Geral da Universidade do Algarve, realizada no passado dia 11 de julho, já se encontra disponível e aprovado o Calendário Eleitoral para a Eleição do Reitor, mandato 2017/2021.   Regulamento da Eleição do Reitor Estatutos da Universidade do Algarve Calendário Eleitoral Mais informações aqui
Criam ementa “XtremeGourmet”
“XtremeGourmet” é o título do projeto que reúne à mesma mesa dez conceituados chefs, uma empresa algarvia e nove investigadores da Universidade do Algarve, para juntos promoverem, através da cozinha gourmet, o consumo de plantas saudáveis e benéficas para a saúde, mais especificamente as extremófilas. Como o próprio nome indica, “extremófilo” é um organismo que... (ver mais)
Projeto “Pluralo” é o grande vencedor
O projeto “Pluralo”, que aposta na criação de uma plataforma colaborativa entre empresas de animação turística algarvia, foi o grande vencedor do concurso "Ideias em Caixa 2016", recebendo um prémio monetário de 5 mil euros. Os vencedores deste concurso, promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, foram... (ver mais)
É o novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural
Miguel Freitas, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, é o novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, substituindo Amândio Torres  na sequência da recente remodelação do Governo. Nascido em Moçâmedes, Angola, em 1960, Miguel Freitas é licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora (1990) e tem mestrado em... (ver mais)
Preside comissão de investigação aos incêndios
João Guerreiro, antigo reitor e professor catedrático da UAlg, vai presidir a comissão técnica independente que analisará os incêndios ocorridos em junho, na região Centro do País. João Guerreiro foi indicado pelo Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas (CRUP). São também membros da comissão Carlos Fonseca, professor e investigador na área da conservação da... (ver mais)
Inscrições até 14 de julho
Calendário, estrutura e referenciais das provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior Profissional (TeSP). O calendário, a estrutura e os referenciais das provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior... (ver mais)
Sobre Arqueologia do Paleolítico
A conceituada editora Springer acaba de lançar uma nova revista intitulada Journal of Paleolithic Archaeology. A ideia partiu de uma colaboração entre o Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve e o Departamento de Evolução Humana do Max Planck Institute (MPI), Leipzig, na Alemanha. Os... (ver mais)
Receberam alunos de todo o país
A Universidade do Algarve realizou, de 3 a 7 de julho e de 10 a 14 de julho, a 4ª edição dos cursos de verão. Este ano registou-se uma grande adesão, com cerca de 300 alunos do ensino secundário, que se inscreveram em mais de duas dezenas de cursos que a UAlg tem para oferecer em diversas áreas de estudo. Rumaram à Academia algarvia alunos de quase todo o país,... (ver mais)
E reforça oferta formativa no Campus de Portimão
A Universidade do Algarve tem abertas candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), de 3 de julho a 11 de agosto (1ªfase) e de 18 a 22 de setembro (2ªfase). A Academia algarvia vai reforçar a sua oferta formativa no Campus de Portimão com a abertura de um TeSP em Contabilidade, em regime noturno. No ano letivo 2017/18, a Universidade do... (ver mais)
Candidaturas até 25 de agosto
Com o objetivo de ajudar os finalistas do ensino secundário a superar as dificuldades no ingresso a alguns cursos superiores, aprofundando os seus conhecimentos nas disciplinas de acesso (Física e Química A ou Matemática A), esta iniciativa proporciona ainda aos estudantes uma oportunidade de frequentarem algumas unidades curriculares das... (ver mais)
Receção de propostas até 15 de setembro
O Gabinete Alumni e Saídas Profissionais (GASP) promove pelo segundo ano consecutivo o “Prémio Carreira Alumni”, através do qual se pretende homenagear e distinguir um graduado pela Universidade do Algarve (UAlg) com comprovada carreira nos seguintes domínios: desenvolvimento da sociedade e reconhecimento da qualidade de ensino da UAlg. Toda a comunidade académica (... (ver mais)
Para projeto inédito em Portugal
O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da UAlg recebeu recentemente a aprovação para um projecto de investigação que permitirá continuar os trabalhos arqueológicos no complexo mesolítico dos concheiros de Muge. O projeto será financiado através do Eartwatch Institute, uma organização ambientalista, sem fins lucrativos, que... (ver mais)
Secretário de Estado da Educação diz que “é fundamental termos alunos felizes e motivados”
No passado dia 24 de junho, a Universidade do Algarve foi palco do “I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil”, organizado pela área departamental de Terapia da Fala. Neste evento estiveram presentes mais de 60 profissionais de Saúde e Educação da região algarvia. O Encontro contou com a presença do secretário de... (ver mais)
Para trabalhos arqueológicos em Moçambique
O investigador Nuno Bicho, coordenador do Centro de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da UAlg, ganhou um novo financiamento de 20 mil dólares da National Geographic Society para estudar a evolução dos primeiros humanos modernos no Sudoeste de Moçambique. Refira-se que este é o quarto financiamento, o segundo para Moçambique, que o arqueólogo... (ver mais)
Oferece programas de doutoramento em Cabo Verde
Uma comitiva da Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve, composta pelos composta pelo Diretor da Faculdade, Professor Rui Nunes, pelos Diretores dos Programas de Doutoramento, Professores Efigénio Rebelo e João Albino Silva e pelo antigo Reitor, Professor João Guerreiro, realizou recentemente uma visita de trabalho a Cabo Verde, com o intuito de... (ver mais)
Segunda fase da plataforma digital
A nova etapa do Projeto Romanceiro.pt, liderado por Pedro Ferré e Sandra Boto, docentes e investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, foi apresentada no dia 23 de junho, na Universidade de Coimbra, no âmbito do V Congresso Internacional do Romanceiro. Esta segunda fase da plataforma digital romanceiro.pt... (ver mais)
No Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS 
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve terá, de 24 a 28 de junho, uma presença inédita no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS. O evento, um dos mais representativos a nível mundial na área da Medicina, realiza-se de quatro em quatro anos e este ano decorrerá em Paris. A equipa portuguesa vai mostrar os trabalhos... (ver mais)
Nas grutas marinhas da costa de Sagres
Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve vai realizar uma segunda campanha de campo, de 22 a 25 de junho, com a finalidade de identificar e avaliar o potencial arqueológico, hidrodinâmico e geológico de novas grutas marinhas na região de Sagres. A iniciativa decorre no âmbito do PaleoCoast (Adaptações humanas costeiras durante o Paleolítico no sudoeste... (ver mais)
Vítor Neto é o novo Presidente
Vítor Neto foi eleito Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve (UAlg), no dia 19 de junho, substituindo, assim, Luis Magalhães. Nas suas primeiras declarações públicas, Vítor Neto, que já havia sido membro do anterior Conselho Geral, realçou o seu conhecimento e experiência no que diz respeito ao funcionamento das universidades e das preocupações dos... (ver mais)
Desenvolve ortótese para tornozelo e pé
Uma equipa interdisciplinar da Universidade do Algarve participou nas jornadas da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), que se realizaram no Porto, entre os dias 1 e 3 de junho, vencendo o primeiro prémio dos desafios da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - TOM Porto 2017. A... (ver mais)
Workshop trouxe especialista espanhol à UAlg
O conceituado e heterodoxo médico espanhol, Juan Gérvas, médico de medicina geral e familiar, proferiu no dia 9 de junho de 2017, das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, o workshop «Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e fazer 0% do que não há que fazer». A organização deste workshop, que se... (ver mais)
de extração de energia das marés pela primeira vez em águas portuguesas
Pela primeira vez em águas portuguesas, foi instalado com sucesso um dispositivo de extração de energia das correntes de maré, nas imediações da Barra de Faro-Olhão, com o objetivo de avaliar a viabilidade de produção de energia das marés na Ria Formosa. A operação foi conduzida pela equipa de investigação do projeto SCORE -Sustentabilidade de Produção de Energia das... (ver mais)
De inovação tecnológica em Arqueologia
O arqueólogo João Cascalheira, investigador de pós-doutoramento no Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) da Universidade do Algarve, é o primeiro vencedor de um projeto inserido no programa Ellen and Charles Steinmetz Endowment Fund for Archaeology, financiado pelo Archaeological Institute of America (AIA), que apoia a... (ver mais)
No Convento de Santo António, em Loulé
O Convento de Santo António, em Loulé, vai acolher a exposição "Momento" dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Visuais e da pós-graduação em Artes Visuais e Performativas. A exposição será inaugurada no dia 15 de junho, pelas 18h00, e estará patente ao público até dia 8 de julho.  
Coloca 282 alunos em estágio
A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve colocou nas duas últimas semanas 282 estudantes em estágio em empresas e instituições do Algarve, resto do país (incluindo Madeira e Açores), assim como na Espanha, Grécia, Holanda e Moçambique. O estágio, com a duração mínima de dois meses e máximo de quatro faz parte da matriz da... (ver mais)

Páginas