Notícias

Aluna da UAlg foi a grande vencedora
Cláudia Viegas, aluna do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas da UAlg foi a vencedora do Concurso de Aconselhamento ao Doente (CAD) 2017. Após a sua prestação na Final Nacional, que se realizou no dia 21 de abril, em Coimbra, num seminário sobre Prática Farmacêutica, o júri escolheu a aluna da UAlg como vencedora da primeira etapa das Olimpíadas Portuguesas das... (ver mais)
Formam profissionais há 25 anos
No dia 21 de abril, entre as 09h00 e as 12h45, os cursos de licenciatura em Turismo e em Gestão Hoteleira vão assinalar 25 anos numa cerimónia que decorrerá na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), no Campus da Penha da Universidade do Algarve. Nesta sessão será apresentado o estudo "O perfil do turista no Algarve em época baixa"pelos alunos do curso... (ver mais)
Investigador do CBMR é o mais jovem e promissor cientista europeu
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, acaba de ser distinguido pela Sociedade Europeia de Neuroquímica com o prémio “Jovem Cientista 2017”. A distinção, atribuída ao mais jovem e promissor cientista europeu, visa reconhecer a excelência da investigação desenvolvida na área da neuroquímica. Este ano... (ver mais)
Investigação & Desenvolvimento made in Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 10 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "Investigação & Desenvolvimento made in Algarve”, dá a conhecer os diferentes Centros de Investigação e de Estudo e Desenvolvimento, bem como os seus investigadores e projetos de I&D da Academia algarvia.... (ver mais)
Candidaturas online até 15 de junho
A Universidade do Algarve vai realizar, de 3 a 7 de julho e de 10 a 14 de julho, cursos de verão em diversas áreas de estudo: Ciências; Comunicação e Design; Desporto; Economia, Gestão e Turismo; Empreendedorismo; Engenharias e tecnologia; Línguas e Humanidades; Saúde. Destinados aos jovens que frequentam, ou que vão frequentar no... (ver mais)
Conferência Internacional 9>10 maio | Inscrições abertas
O Grande Auditório da Universidade do Algarve acolhe, nos dias 9 e 10 de maio, a Conferência Internacional "A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica".  Esta Conferência Internacional em Portugal, que se realiza no ano da presidência/coordenação portuguesa dos sete Estados e Comunidades Representativas da Dieta Mediterrânica, enquanto PCI da Humanidade na Lista... (ver mais)
 Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa | FIL - Lisboa
“Achei os cursos muito interessantes e que podem ser o meu futuro para a universidade”, é desta forma que Manuel Macilha, 16 anos, do Instituto Educativo de Lordemão, Coimbra, comenta a vista ao espaço da Universidade do Algarve, que marca presença na Futurália – Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, que decorre na FIL, em Lisboa, até 1 de abril. Assim... (ver mais)
Em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades
A Universidade do Algarve foi distinguida pela UNESCO com a atribuição de uma Cátedra UNESCO em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades. A Universidade do Algarve é uma das 48 Universidades a nível mundial com uma cátedra UNESCO na área da água. A cátedra tem por objetivo apoiar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento... (ver mais)
UAlg alcançou a classificação máxima em cinco indicadores de ranking internacional
A Universidade do Algarve destacou-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2017, alcançando a classificação máxima em cinco indicadores. A classificação máxima de “Muito Bom” neste ranking internacional foi-lhe atribuída nos seguintes indicadores: Spin-offs (transferência de tecnologia); Pós-Doutorados (investigação); Interdisciplinaridade das... (ver mais)
Roadshow Autarquia INOVA
A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), inicia já no próximo dia 3 de março o Roadshow Autarquia INOVA. Este Roadshow, que consiste num conjunto de 16 sessões, uma em cada município do Algarve, tem como objetivo estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas e promover a... (ver mais)
Exposição patente nas Ruínas de Milreu, em Estoi, até 19 de maio
O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve, promove a exposição Unforeseeable de Pedro Cabral Santo, que inaugurou no dia 17 de fevereiro, às 18h00, na casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi. Esta exposição insere-se na programação desenvolvida, em... (ver mais)
Nos campi da UAlg
A Universidade do Algarve volta a receber, durante o ano letivo de 2016/2017, a unidade móvel de rastreio do VIH/SIDA. O próximo rastreio realiza-se no dia 20 de abril, entre as 10h00 e as 13h30, no Campus da Penha. O objetivo é sensibilizar a população académica para a importância da deteção precoce da infeção e disponibilizar testes rápidos para deteção do... (ver mais)
5.ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica 
A Universidade do Algarve acolhe, entre os dias 26 e 29 de abril, o Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017 (EZI2017) e a 5.ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (5RCAPI), que terão lugar no auditório da Faculdade de Economia (edifício 9), Campus de Gambelas.  Este primeiro Encontro de Zooarqueologia Ibérica visa promover a... (ver mais)
Programa Cultural para estudantes internacionais
Promover o destino turístico junto dos estudantes estrangeiros, tendo como ponto de partida a oferta cultural do programa «365 Algarve» foi a ideia que norteou a parceria pioneira entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Universidade do Algarve (UAlg) e que vai decorrer em 2017. O desafio que o «365 Algarve» lançou... (ver mais)
11 a 13 de outubro | Campus da Penha
O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve organiza, de 11 a 13 de outubro, o INCREaSE 2017 - Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade no séc. XXI. Este Congresso Internacional, que irá realizar-se no Campus da Penha, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de forma multidisciplinar, abordando desafios... (ver mais)
Próxima conferência dia 03 de maio
A Universidade do Algarve organiza um ciclo de conferências sobre Arquitetura Paisagista. As últimas conferências irão realizar-se no dia 03 de maio, pelas 14h30, no anfiteatro vermelho (edifício 9) do Campus de Gambelas. Carlos Pinto, da Câmara Municipal, irá falar sobre “Estratégia Municipal dos Espaços Públicos do Concelho de Loulé”. Já João Nunes,... (ver mais)
Prazo de candidatura alargado até 30 de abril
A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, promove a 5ª Edição do "Ideias em Caixa". Este concurso tem como objetivo a criação de empresas inovadoras. Este concurso é desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Caixa... (ver mais)
De 1 a 6 de maio, no Campus de Gambelas
O Campus de Gambelas da Universidade do Algarve acolhe, de 1 a 6 de maio, o 7th European Pond Conservation Network Workshop, o Seminário LIFE Charcos e o 12th Annual SWS European Chapter Meeting, dedicados ao tema «Os charcos num mundo em mudança» e «Gestão sustentável de zonas húmidas - Explorando novas abordagens à... (ver mais)
A Universidade vai à Escola / A Escola vem à Universidade
Palestras dirigidas a alunos e professores das escolas básicas e secundárias. O QUE É? A Equipa UAlg é uma iniciativa da Universidade do Algarve que pretende: Estreitar relações entre o ensino superior e os ensinos básico e secundário;  Proporcionar a alunos e docentes das escolas básicas e secundárias um conhecimento aprofundado em áreas científicas... (ver mais)
Inscrições abertas
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve tem inscrições abertas para um curso livre em Inovação Química e Regulamentação, que terá início no próximo mês de outubro. Integrado no mestrado Erasmus Mundus em Inovação Química e Regulamentação, este curso destina-se não só a profissionais das áreas de Química e Engenharia Química, mas também a... (ver mais)
Consultar resultados aqui
A Universidade do Algarve permite a frequência de unidades curriculares isoladas, que integram os planos de estudos dos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), de Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação e Doutoramento. QUEM PODE SOLICITAR UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS Podem candidatar-se à frequência de UCI: a) Os estudantes da UAlg que pretendam... (ver mais)
Promete reinventar-se com muitas novidades
Depois de uma década e meia de emissão, a Rádio Universitária do Algarve - RUA FM - ganhou uma maturidade que lhe permite agora entrar numa nova fase repleta de desafios. Com uma nova direção de antena, a RUA está a ser repensada tendo em vista uma reestruturação que lhe permita “reinventar-se” e atingir metas mais audaciosas. “O projeto idealizado assenta sobretudo... (ver mais)
Hastes florais de orquídeas para venda
O Horto, Unidade Pedagógica e de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tem disponíveis para venda hastes florais de orquídeas. Os interessado em adquirir estas hastes de orquídeas (€3,00/unidade c/IVA incluído), poderão fazê-lo durante o seguinte horário: 10h30 às 12h00 e 14h30 às 16h30. É de salientar que o Horto, localizado no Campus de Gambelas,... (ver mais)
CRIA lança novo website 
O CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia acaba de lançar um novo website. Com o objetivo de promover a nova imagem institucional da Universidade do Algarve, este website é composto por novas funcionalidades e conteúdos, com uma apresentação moderna e renovada e uma navegação mais intuitiva. Mais informações adicionais poderão ser... (ver mais)
UAlg torna-se parceira
A Universidade do Algarve (UAlg), no seguimento da colaboração que tem vindo a manter com a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, iniciativa promovida, em Portugal, pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio, é agora parceira da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) (http://www.refugiados.pt/). No âmbito da sua missão... (ver mais)

Páginas