Os Serviços Académicos da Universidade do Algarve constituem um serviço central, que exerce as suas competências nos domínios da gestão académica e de apoio ao percurso escolar dos estudantes.
Os Serviços de Ação Social (SAS) da Universidade do Algarve (UAlg) são um organismo de apoio aos estudantes dotado de autonomia administrativa e financeira. O seu principal objetivo é a concessão de auxílios económicos e sociais, que promovam a igualdade de oportunidades.
A direção de Serviços Financeiros e Patrimoniais exerce as suas competências nos domínios da gestão financeira, orçamental, patrimonial, do controlo interno, bem como no âmbito do aprovisionamento, apoio logístico e gestão do cadastro e do património.
Compete aos serviços de informática a disponibilização, manutenção e operacionalidade dos recursos informáticos com vista à desmaterialização processual, apoio ao ensino, investigação e transferência de tecnologia, promovendo a inovação e a qualidade tecnológica para uma utilização universal da comunidade.
Compete aos serviços implementar e assegurar a política de gestão dos recursos humanos, garantindo assim o cumprimento dos normativos legais e procedimentais aplicáveis.