2nd Steering Commitee Meeting do iHeritage realiza-se na UAlg

O 2º Comité de Direção irá decorrer no Algarve, durante os próximos dias 13 e 14 de julho. Em formato híbrido, com possibilidade de participação virtual, via zoom, o evento terá lugar na Universidade do Algarve, na ESGHT - Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.

O encontro da Dieta Mediterrânea é um congresso nacional desenvolvido graças à rede de instituições de ensino pertencentes aos países membros envolvidos no projeto iHERITAGE - TIC para o Património Cultural da UNESCO.

O objetivo deste projeto passa por criar maneiras inovadoras de desenvolver ferramentas tecnológicas de realidade aumentada e aplicações para smartphone que permitam o melhoramento da experiência de quem visita o património cultural reconhecido pela UNESCO. No caso do Algarve, as ações estão a ser desenvolvidas pela Universidade do Algarve, que tem como elemento de património cultural a Dieta Mediterrânea, classificada Património Imaterial da Humanidade, em 2013.

Com início na terça-feira, 13 de julho, e término no dia seguinte, o evento decorrerá na ESGHT - Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, no Campus da Penha (Universidade do Algarve) sendo que será possível, por parte de todos os envolvidos, participar no evento via zoom.

Durante dois dias consecutivos, o programa do 2º Comité de Direção irá incluir atualizações dos resultados do projeto e uma possível troca de participação e promoção em eventos online. Em simultâneo, serão feitas apresentações de acordo com vários pacotes de trabalho, referentes ao progresso do projeto iHERITAGE em áreas como Gestão de Projeto, Comunicação e Living Labs.

O projeto iHERITAGE tem como objetivo apoiar a comercialização e a transferência tecnológica de ferramentas inovadoras AR/VR, a fim de consolidar o acesso ao património cultural Mediterrâneo da UNESCO através de experiências de realidade aumentada e imersiva, com a criação de living labs direcionados para a pesquisa e o desenvolvimento.

O iHERITAGE irá revolucionar mundo da cultura e do turismo. Com esta plataforma será criado o primeiro Registo do Património Cultural Imaterial da bacia do Mediterrâneo, que no caso do Algarve inclui a Dieta Mediterrânica, serão produzidos guias de áudio-vídeo AR / VR - , que darão acesso a reconstruções 3D, cross media acessíveis em PC, smartphone, tablet e óculos AR. Deste projecto fazem parte seis países: The project includes six countries: Itália, Egito, Espanha, Jordânia, Portugal e Líbano.

A plataforma mediterrânea TIC iHERITAGE para o património cultural da UNESCO é um projeto estratégico cofinanciado pelo Programa da Bacia do Mar Mediterrâneo ENI CBC da União Europeia.

Agenda Geral

13 julho - 1º Dia

- Sessão de boas-vindas: 9h30 - 11h00

- WP1. Gestão de Projecto: 11h00 - 13h30