Alunas do curso de Imagem Médica e Radioterapia distinguidas pela ATARP

A ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear realizou mais uma edição do “Prémio Recém Licenciado ATARP”. Depois de na edição transata terem obtido o 1º lugar, as alunas do curso de licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMR) da Escola Superior de Saúde da UAlg voltaram a destacar-se nesta edição, tendo alcançado o 2º e 3º lugares.

As investigações foram desenvolvidas pelas recém-licenciadas Ângela Patrícia Gomes Pissarra e Marisa Inácio Granadas, intituladas, respetivamente, “Avaliação ultrassonográfica do tendão patelar em praticantes e não praticantes de desporto" e "Avaliação da exposição à radiação ionizante de pacientes submetidos a procedimentos de CPRE com recurso a fluoroscopia". Pretende-se com estes percursos investigativos, contribuir, neste caso em concreto para a prática desportiva e a segurança e proteção radiológica em contexto clínico.

A Comissão Científica foi constituída por 30 elementos da academia, exercício, investigação, todos de reconhecido mérito na área científica da Imagem Médica e Radioterapia, e das áreas de exercício a ela afetas - Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia.

Todos os trabalhos serão publicados na revista Radiações e estão automaticamente selecionados para o painel de Comunicações Livres do próximo CNATARP ou em outro evento de relevo no qual a ATARP seja entidade colaboradora.