Antiga aluna da UAlg é a nova coordenadora do ensino Português em França

Isabel Cristina dos Santos Sebastião, licenciada em Estudos Portugueses e mestre em Literatura Portuguesa – especialização Literatura Medieval pela Universidade do Algarve, é a nova coordenadora do ensino português em França.

Isabel Sebastião já era adjunta da coordenação de ensino português em França e foi nomeada, a partir de 1 de dezembro de 2022, pelo período de três anos, para substituir Adelaide Cristóvão, que se aposentou.

Segundo o despacho publicado em Diário da República, “tem partilhado o seu trabalho de formação e de investigação através da participação em encontros científicos, nacionais e internacionais, bem como através da publicação de artigos científicos em livros, em atas de congressos e em revistas nacionais e internacionais, e tem participado na organização de publicações nacionais e internacionais”.

Em 2013, obteve doutoramento em Linguística – Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso – pela Universidade Nova de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, como bolseira, com a tese intitulada “Interatividade entre Práticas e Aprendizagens de Estruturas Discursivo-Textuais no Ensino Básico – o discurso epistolar”.

Foi investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2016, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). Desenvolve, atualmente, um projeto de pós-doutoramento intitulado “Ensino e aprendizagem do conhecimento discursivo-textual de géneros da ordem do expor e do argumentar – o caso dos manuais de português”.

Entre 2013 e 2015, Isabel Sebastião foi leitora na Universidade Lumière Lyon 2, pelo Instituto Camões, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa da mesma Universidade e era adjunta de coordenação de Ensino do Português, em França, desde 2019 até agora.