Silhueta de pessoa indiferenciada

Francisco Manuel de Almeida Correia Teixeira

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado

Atividades

Atividades
Membro de associação. Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
2020/01/23. Apresentação oral de trabalho. A Organização espacial: modelos e variações. Curso para Guias Interpretes- "Compreender os Espaços Monásticos e Conventuais Medievais. Mosteiro da Batalha.
2018/10/11. Apresentação oral de trabalho. Modelos e Organização Espacial na Arquitectura dos Mosteiros femininos em Portugal (secs XIII-XIV). Colóquio Internacional -Religião e Masculinidades. Modelos, Práticas e Transgressões.. Universidade Católica (Lisboa, Portugal).
2016/10/14. Apresentação oral de trabalho. Teixeira, Francisco (2016), “Cartografias Claustrais” . Colóquio-Cartografias (re)inventadas II. Escola de Artes, Universidade de Évora (Évora, Portugal).
2016/06/16. Apresentação oral de trabalho. “Arte Islâmica, do silêncio à sedução”, . XIII Curso Livre de História do Algarve- O Património Islâmico. Universidade do Algarve, (Faro).
2014 - 2014. Participação em evento. Francisco Teixeira- O Programa Escultórico do Portal da Sé de Silves. Encontro. O Fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval, Colóquio de Homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva, 26-27 de Junho de 2014. FCSH da Universidade Nova de Lisboa e FL da Universidade de Lisboa..
2014 - 2014. Participação em evento. Francisco Teixeira, “ Modelos e Género na Arquitectura dos Mosteiros Cistercienses Femininos em Portugal”. Congresso. I Congresso Internacional Arte e Género. Instituto de História da Arte/FCSH; Fundação para a Ciência e Tecnologia; CLEPUL/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2014 - 2014. Participação em evento. Francisco Teixeira-Sem título. Seminário. Seminário Internacional: “Imagens e Liturgia em Portugal na Idade Média”. CEAACP (Universidade de Coimbra),AAP/ Carla Varela Fernandes, Museu Arqueológico do Carmo.
2014 - 2014. Participação em evento. O retábulo medieval dos Apóstolos na Igreja de Santo Antão de évora. Simpósio. Retábulos da cidade de Évora. Câmara Municipal de Évora.
2013 - 2013. Participação em evento. Arquitectura e Pintura Islâmica do Gharbb al-Andalus: A imagem do Paraíso. Seminário. " Redenção e Escatologia no Pensamento Português. Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
2013 - 2013. Participação em evento. O Convento do Carmo em Lisboa e os começos da arquitectura Carmelita. Conferência. Convento de Nossa Senhora dos Remédios e a Ordem do Carmo em Portugal e no Brasil. Câmara Minicipal de Évora.

Produções

Teixeira, Francisco Manuel de Almeida Correia. 2012. "A Reconstituição do Claustro Medieval de Santa Maria de Celas". Arqueologia Medieval, (12): 271-278.
Teixeira, Francisco Manuel de Almeida Correia. 2008. "A Arquitectura Monástica e Conventual Feminina em Portugal(séculos XIII-XIV)". Medievalista, (5): 1-6.
Teixeira, Francisco Manuel de Almeida Correia. 2011. "Arquitectura Monástica e Conventual". Em O Esplendor da Austeridade. Mil Anos de Empreendedorismo das Ordens e Congregações em Portugal-Arte, Cultura e Património, 533-537. Lisboa, Portugal: imprensa Nacional/ Casa da Moeda.
Teixeira, Francisco Manuel de Almeida Correia. 2009. "a Arquitectura Franciscana em Portugal e a Formação do Modelo Mendicante(séculos XIII-XIV)". Em El Viaje de s. Francisco por la Peninsula Iberica y su Legado (1214-2014), 123-140. Córdoba, Espanha: Ediciones Almendro.
Teixeira, Francisco Manuel de Almeida Correia. 2011. "Sala do Capítulo". Em O Esplendor da Austeridade. Mil Anos de Empreendedorismo das Ordens e Congregações em Portugal-Arte, Cultura e património, 547-549. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda.
Teixeira, Francisco. 2013. "O Convento do Carmo em Lisboa e os começos da Arquitectura Carmelita". Em O Convento de Nossa Senhora dos Remédios e a Ordem do Carmo em Portugal e no Brasil, 1-15. Évora: Câmara municipal de Évora.
Teixeira, Francisco . 2015. " “Redenção e Escatologia na Escultura Gótica”” -4". 256-263. 1ªª ed. Vol. vol I, t.2. Paris, França: Nota de Rodapé.
Teixeira, Francisco . 2017. " “A microarquitectura nos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro: dos cadernos de modelos à mise en abyme” ". Em Almas de Pedra, editado por Giulia Rossi Vairo; Joana Ramôa; Maria João Vilhena de Carvalho, 53-63. Lisboa, Portugal: IEM.
Teixeira, Francisco . 2019. "O CLAUSTRO I E II DO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA ". Em Cister, Património e Arte, t. 1, editado por José Albuquerque Carreiras António Valério Maduro R Rasquilho, 309-319. Alcobaça: Hora de Ler.
 

Contacto