
José António Marques Maia de Almeida
Professor auxiliar convidado
Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
JOSÉ ANTONIO MARQUES MAIA DE ALMEIDA. Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (1981), inscrito na Ordem dos Médicos (Portugal) a partir de 2021. Mestre em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) - Título Reconhecido pela Universidade do Algarve, Portugal e Doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Convidado da Universidade do Algarve (Portugal), atuando na Faculdade de Medicina e Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior em Saúde - currículo, humanização do ensino médico, além de metodologias como PBL ("Problem Based Leaning) e formação médica voltada para competências profissionais. Dedica-se também ao estudo e desenvolvimento da Medicina Narrativa, pesquisando formas inovadoras de realizar e ensinar a Anamnese Clínica sob a perspectiva da história de vida do doente, visto como uma integralidade complexa biológica, psicológica, sócio-cultural e espiritual.
Atividades
Atividades
2015/02/01 - 2021. Tutoria. PBL em Medicina. José Antonio Marques Maia de Almeida.
2015/02/01 - 2021. Curso / Disciplina lecionado. Tutoria em PBL.
Comunicação Médica.
Ambulatórios de Clínica Médica e Cardiologia. Médico.
Comunicação Médica.
Ambulatórios de Clínica Médica e Cardiologia. Médico.
2011 - Presente. Arbitragem científica em revista. Medical Education (1365-2923). John Wiley & Sons Ltd .
Produções
ALMEIDA, JOSÉ. 2019. Semiologia Cardiovascular: bases fisiológicas. Ciclo cardíaco, determinantes da pressão arterial e ausculta nas principais lesões orovalvares. 1ª ed. Vol. 1. Nova Iorque, Estados Unidos: Amazon.Inc Co.
ALMEIDA, JOSÉ. 2014. "Metodologias problematizadoras em currículos de graduação médica". Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), 38: 556-574.
ALMEIDA, JOSÉ. 2014. "Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação". Revista Brasileira de Educação Médica, 38: 127-132.
ALMEIDA, JOSÉ. 2014. "O currículo no ensino superior em saúde". Em Docência em saúde: temas e experiências, 99-129. 2ª ed. Vol. 1. São Paulo: SENAC.
ALMEIDA, JOSÉ. 2013. "The flignt attendant and healt care: professional training in Brazil". Aviation in Focus, 4: 33-43.
ALMEIDA, JOSÉ. 2011. Avaliação de atitudes éticas de estudantes de medicina em uma situação de simulação com observação estruturada. Em 49o. Cobem - Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte.