
Jorge Tomás Ferreira dos Santos
Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Atividades
Atividades
2020/10/23 - 2020/10/23. Organização de evento. Organização da conferência aberta final (online) do projeto ReHaRe na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve: explicitação de conceitos e metodologias de investigação, partilha de práticas e conclusões do projeto de investigação. (2020).
2019/09/12 - Presente. Organização de evento. Organização do Seminário no âmbito do projeto ReHaRe na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve "Encontro de Partilha de Práticas" entre docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa. (2019).
Projetos
Projetos
2017/09/01 - 2020/12/31. Reaching the Hard to Reach: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue., Erasmus+. Investigador.
Produções
Santos, Jorge. 2020. "Student diversity and student voice conceptualisations in five European countries: Implications for including all students in schools". European Educational Research Journal, 27 (1).
Santos, Jorge. 2020. Guia de pesquisa inclusiva (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/inclusive-inquiry-guide_-rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Manual de preparação dos alunos investigadores (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/preparing-students-to-be-researchers_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Narrativas de práticas nas redes de escolas dos cinco países (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/accounts-of-developments_5countrynetworks-_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Documento de orientação para monitorizar a reflexão e as práticas dos professores (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/guidance-document_monitoring-teachers-thinking_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Documento de orientação para monitorizar o envolvimento dos alunos (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/guidance-manual_-monitoring-students-engagement_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Conjunto de atividades “As vozes dos alunos” (versão portuguesa). Portugal. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/students-voices-toolkit_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Santos, Jorge. 2020. Versão portuguesa do vídeo final do projeto ReHaRe . https://reachingthehardtoreach.eu/video/
Santos, Jorge. 2011. "Educação artística na Educação Básica: Entre o enaltecimento dos resultados escolares e a valorização dos processos de aprendizagem". Em Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Guarda: IPG..
Santos, Jorge. 2010. "Education for citizenship: Paths of discovery in adult arts education". Em Adult learning and development: Transforming/researching communities. Sevilha, Espanha: Universidade de Sevilha.
Santos, Jorge. 2009. "The arts as a way of fostering social learning in adulthood". Em Local development, community and adult learning: Learning landscapes between the mainstream and the margin (Vol. 2). Vol. 2. Duisburg, Alemanha: Nisaba Verlag.
Santos, Jorge. 2007. "Educação básica e educação artística: Uma agenda comum". Em Atas da Conferência Nacional do Ensino artístico.
Santos, Jorge. 2002. "A literacia artística e o ensino das artes no contexto da escolaridade básica". Em O Particular e o Global no Virar do Milénio.