Campanha #LerAntesClicarDepois apela à sensibilização para uma internet segura

A Universidade do Algarve associou-se à campanha nacional "Internet Segura #LerAntesClicarDepois", com o propósito de reforçar, junto da comunidade académica e do público em geral, informação sobre o bom uso do ciberespaço.

Esta campanha pedagógica e multiplataforma, fruto de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança no Ciberespaço, é composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta, e por um kit de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde:

• o uso das palavras-passe;
  • as compras online;
  • o cyberbullying;
  • os os cuidados a ter com as redes sociais;
  • os perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo?

Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informação pessoal, institucional, bancária, de saúde, de investigação, de propriedade intelectual entre outros. Todos os dias utilizamos os mais variados dispositivos (computador, tablet, smartphone,..) para aceder a essa informação. Estamos seguros? O meu papel na cibersegurança é relevante?

A cibersegurança não é apenas um assunto de profissionais de informática. É uma responsabilidade de todas as pessoas que utilizam tecnologias digitais e de quem toma decisões que afetam a vida das organizações. Por isso, é importante que cada cidadã ou cidadão, no uso corrente do digital ou na responsabilidade que assume, tenha conhecimento das boas práticas diárias no ciberespaço (a sua ciber-higiene).

Consultar brochura Internet Segura #LerAntesClicarDepois