CIAC Webinars "Análise à imprensa de Macau"

-
Online
Share

No dia 26 de setembro, pelas 9h00, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) promove o webinar “Análise à imprensa de Macau”, com José Simões (Saint Joseph University, Macau).

As CIAC Webinars estão de regresso e, nesta décima primeira edição, pretende-se refletir sobre as virtudes e constrangimentos do sistema mediático de Macau. Trata-se de um território caracterizado por uma forte multiculturalidade, onde coabitam diferentes comunidades e tal é gerador de um sistema mediático muito particular: existem meios de comunicação – jornais, estações de rádio e de televisão – que emitem em chinês, português e inglês.

Numa análise à imprensa de Macau em três línguas, da passagem do testemunho aos dias de hoje, José Simões abordará as questões de fundo da atividade jornalística em Macau e partilhará a sua visão sobre a postura dos jornalistas e dos órgãos de comunicação em relação ao poder.

José Simões é Professor Associado, Diretor do Departamento de “Media, Art and Technology” e Coordenador do Departamento de “Communication and Media” desde 2009, na Saint Joseph University (USJ), Macau-China. É pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa; Doutor com Summa Cum Laude em “Global Studies”, na USJ; Mestre em Comunicação e Jornalismo, na Universidade de Coimbra; Licenciado em Jornalismo Internacional, na Escola Superior de Jornalismo do Porto (onde lecionou durante 7 anos). Publicou inúmeros artigos académicos e jornalísticos; deu palestras e conferências em Portugal, Brasil, China, Tailândia, Japão, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Rússia, Suíça e Inglaterra. Já publicou 11 livros e o seu mais recente livro académico intitula-se “Jornalismo Multicultural em Português – Estudo de Caso em Macau”, tese com que o autor concluiu o seu pósdoutoramento sobre os fenómenos da comunicação social.

Para as próximas edições, já estão confirmados Gelson Santana, Pamela Richardson-Ngwenya e Norberto Gaudêncio Junior.

A participação é gratuita e confere certificado.

Inscrições aqui.

Mais informações em www.ciac.pt