Concerto com o Grupo Coral da UAlg

O Grupo Coral da Universidade do Algarve, com o Grupo Vocal "Ver pela Arte", irá realizar um concerto às 17h do dia 30 de abril, na Igreja Matriz de Estoi (Igreja de São Martinho).

Com canto e direção de Ivelina Kavrakova-Pereira, os grupos são acompanhados por Ricardo Coelho, ao piano, e Ruben Portinha, na guitarra.

A entrada é livre.

Canto Comum: Panis Angelicus - César Franck

Grupo Vocal “Ver pela Arte”
Canticorum Jubilo – G.F. Haendel
O Barqueiro – tradicional algarvia (adaptação Ivelina Kavrakova-Pereira)
Non Debo Colpa – P. Escobar
Os Pescadores - Cónego José Pedro Martins (adaptação Ivelina Kavrakova-Pereira)
Siyahamba – Canção Zulu (arranjo J. M. Galán)
El Condor Pasa – Daniel Robles (banda sonora do filme com o mesmo nome)
Canon Che Gusto – Antonio Caldara
Were you there – espiritual negro
Little David – espiritual negro
Amazing Grace – John Newton

Grupo Coral da Universidade do Algarve
Conquest of Paradise – Vangelis
(Poema dito por Ricardo Mendonça)
Si la Noche Haze Escura – anónimo sec. XVI
In Monte Olivetti - Brückner
Kyrie (Missa em G-dur) – Schubert
Lacrimosa (Requiem) – W. A. Mozart
Agnus Dei (Missa de Coroação) – W. A. Mozart
Little Innocent Lamb - espiritual negro (arr. M. Bartholomew)

Canto Comum: Hallelujah – Leonard Cohen

Sobre os Grupos e a Direção

O Grupo Vocal “Ver pela Arte” foi criado em 2014 por iniciativa da maestrina Ivelina Kavakrova-Pereira, no âmbito do projeto Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro Nacional de Cultura (CNC), em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Ao longo da sua existência o Grupo conta com várias apresentações, sendo de destacar o grande auditório do CCB, O Teatro Tivoli e a Igreja dos Capuchos. O repertório do Grupo é diversificado e apresenta-se cantando tanto a capela, como acompanhado por diferentes formações instrumentais.

O Grupo Coral da Universidade do Algarve é um coro misto, criado em 2012, formado principalmente por estudantes, professores e funcionários, sob a direção artística da Maestrina Ivelina Kavrakova- Pereira. O grupo tem por objetivo a promoção da Música Coral de diversas épocas, estilos e origens, e pretende ser, dentro e fora da academia, um divulgador da Música como forma de arte e de cultura universais.

Ivelina Assenova Kavrakova-Pereira nasceu na Bulgária, país onde fez grande parte da sua formação musical, tendo-se licenciado e doutorado no Instituto Estatal Superior de Pedagogia Musical e Solistas Líricos, tendo-se especializado em Canto Lírico, Direção-Coral e Partituras. Das múltiplas atividades que desenvolveu na sua terra natal destacamos o facto de ter sido solista do coro do Teatro de Ópera e Ballet de Sófia e de, durante 12 anos, ter sido solista normo-visual no único coro profissional de cegos de Sófia. Destaca-se também o facto de ter trabalhado e gravado música sacra com famosos cantores do Scala de Milão como Boris Kristoff e Mirella Freni, entre outros.