Apresentação
As empresas agroindustriais, de distribuição alimentar, bem como associações e organizações de produtores, de desenvolvimento local e regional e entidades de promoção e certificação de produtos, são o alvo principal deste curso. Este curso é realizado em conjunto com a Universidade de Évora. O curso tem uma duração de 3 semestres, equivalentes a 90 ECTS. Quem fizer apenas 55 ECTS em 2 semestres terá um curso de especialização e um diploma de especialização em Gestão da Qualidade e Marketing Agro – Alimentar. Se fizer a dissertação, a que correspondem 35 ECTS, durante mais um semestre, terá um curso de 2.º ciclo e um grau de mestre.

Objetivos

O curso visa formar especialistas no domínio da Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar que pretendam trabalhar no desenvolvimento da produção, ensino e investigação desta área de atividade e conhecimento.

Competências

Capacidade para intervir em mercados agro - alimentares, quer no plano da análise do consumidor, quer na organização e controlo das empresas deste sector, ao nível de qualidade do produto, da análise de riscos, da análise de aspetos técnicos e económicos, dos circuitos de distribuição e planos de marketing.
Mais especificamente, um mestre em Gestão da Qualidade e Marketing Agro -Alimentar terá capacidade para analisar os mercados agro - alimentares e propor planos de marketing, organizar a logística e circuitos de distribuição de empresas agro -alimentares, definir e controlar a qualidade nutricional, toxicológica e sensorial dos produtos agro - alimentares, propondo métodos de inspeção e planos de amostragem, analisar riscos e controlar os pontos críticos na cadeia agro - alimentar, definir os custos e benefícios da qualidade agro - alimentar, tendo em conta as políticas e regulamentos e os aspetos técnicos e económicos do controle de qualidade e analisar o comportamento do consumidor e a seu processo de decisão

História

Curso criado em 2008 (Deliberação n.º 621/2008, publicado no DR, 2ª s, n.º 46 de 5 de março) e alterado em 2016 ( Aviso n.º 2237/2016, publicado no DR, 2ª s, n.º 37, 23 de fevereiro e retificado pela Decl de retificação n.º 237/2016, publicada no DR, 2ª s, n.º 43, 2 de março)

Propina anual e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 1250 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

Um mestre em Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar é um especialista com competência para a intervenção em mercados agroalimentares, quer no plano da análise do consumidor, quer na organização e controlo das empresas deste sector, ao nível de qualidade do produto, da análise de riscos, da análise de aspetos técnicos e económicos, dos circuitos de distribuição e planos de marketing.

Os alunos que completem esta formação têm um perfil adequado para a intervenção em empresas agroindustriais, empresas de distribuição alimentar, associações e organizações de produtores, entidades de promoção e certificação de produtos, associações de desenvolvimento local e regional e associações inter-profissionais e organismos públicos ligados a esta área de especialização.