Edição multilingue da revista UALGORITMO aborda várias áreas da sustentabilidade

O último número da revista UALGORITMO já se encontra disponível. Trata-se de uma edição especial multilingue dedicada ao projeto europeu “Horizontes de sustentabilidade”, um consórcio de seis universidades, com coordenação da UAlg, centrado na área das ciências da sustentabilidade.
Share
 

Com o objetivo de contribuir para uma mudança institucional, nesta edição são partilhadas boas práticas na área da ciência cidadã e da ciência aberta entre as seis Instituições de Ensino Superior do consórcio, envolvendo os seguintes países: Portugal, Espanha, Alemanha, Finlândia, Chéquia e Roménia.

Esta edição especial conta com diversas contribuições de jovens investigadores na sua língua materna, com resumo em inglês, procura aproximar os cidadãos da ciência, mantendo a diversidade linguística da União Europeia. Facilita a coprodução de conhecimento com o público em geral, com base na cooperação entre estudantes do ensino secundário e investigadores em início de carreira em universidades do consórcio. Os artigos e o trabalho científico dos investigadores são resumidos de uma forma que os torna acessíveis a todos, sendo os revisores alunos do ensino secundário. De um modo geral, o envolvimento ativo da sociedade na ciência cidadã e na resolução de desafios globais cria uma abordagem mais inclusiva, informada e participativa da descoberta científica e da resolução de problemas.

Neste número são abordados temas relacionados com a ciência da sustentabilidade, refletindo a essência multidisciplinar deste domínio. As diversas contribuições abrangem um espetro de aspetos cruciais, desde o incentivo à mobilidade, até à utilização de robôs inteligentes para a criação de valor para os resíduos. Destaque ainda para as influências culturais na utilização futura da tecnologia de transportes, a concorrência monetária, o potencial da internacionalização e a produção sustentável de lubrificantes ecológicos, que mostram a interseção entre tecnologia, economia e ecologia.

As avaliações do distintivo Habitat de Interesse Comunitário 2180, a utilização sustentável dos resíduos da poda de sebes e um estudo comparativo sobre a resistência dos germes de trigo ao stress hídrico sublinham nesta edição as aplicações práticas da sustentabilidade em vários contextos. Outras temáticas são tidas em conta, como a exploração do turismo rural sustentável, o impacto das alterações climáticas nos recursos de água doce e na agricultura e uma análise aprofundada da literatura sobre o desenvolvimento sustentável na Economia Azul, que sublinham a abordagem holística para enfrentar os desafios ambientais e sociais.

Esta edição especial também lança luz sobre contextos ecológicos específicos, como a biodiversidade tropical ameaçada: peixinhos em São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné), juntamente com abordagens inovadoras para o tratamento de águas residuais envolvendo CO2 atmosférico. Cada estudo é uma peça vital do puzzle, contribuindo para a compreensão dos desafios interligados e das soluções necessárias para um futuro mais sustentável.

De um modo geral, este volume tem como objetivo fornecer uma visão integrada e de múltiplos desafios e soluções da sustentabilidade ao público da Europa, mantendo a sua diversidade linguística, e pretende atrair mais jovens estudantes para as carreiras científicas.

Ver revista aqui

Relacionadas