Apresentação

1st International Algarve Nursing Week
11 a 15 de maio de 2020

Enquadramento:

No próximo ano, celebra-se o segundo centenário do nascimento de Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna e, coincidentemente, a OMS dedica o ano de 2020 aos enfermeiros, reconhecendo a sua relevância social e imprescindibilidade para atingir a Universalidade em Cuidados de Saúde.

A enfermagem, sobretudo nos países mais pobres ou junto de populações vulneráveis, é o elo entre a comunidade e as instituições de saúde, sendo os enfermeiros que, indubitavelmente, estão na vanguarda dos cuidados a estas pessoas, tendo um papel particular no desenvolvimento de novos modelos de cuidados baseados na comunidade e apoiando os esforços locais para promover a saúde e prevenir doenças.

Efetivamente os enfermeiros estão no centro da maioria das equipas de saúde, desempenhando um papel crucial na promoção da saúde, prevenção da doença e tratamento, bem como na educação, formação, gestão e assessoria. Para alcançar o reconhecimento dos enfermeiros para universalidade dos cuidados de saúde, e para a consecução das respostas às necessidades em cuidados de saúde e perante os desafios colocados à saúde neste século XXI, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e a WHO lançaram, em 2019,  a campanha mundial Nursing Now, que tem como missão melhorar globalmente a saúde, aumentando o perfil e o estatuto da Enfermagem em todo o mundo.

Neste sentido, consideram os professores do departamento de Enfermagem da ESSUAlg dever associar-se a esta homenagem mundial e contribuir para o reconhecimento, investimento e influência destes profissionais, acreditando que é uma responsabilidade social e profissional, de uma escola que forma enfermeiros e se preocupa com a qualidade dos seus egressos. A escolha da semana coincide com o dia internacional do enfermeiro, 12 de maio.

Contactos:
Tel.: 289 800 100, Ext. 7423
Email: ascusto@ualg.pt

Share Partilhar