Ethics Committee
CEUAlg's mission is to contribute to ensuring the University of Algarve (UAlg) observes all ethical, bioethical and deontological principles in its operations, in light of the principle of human dignity, as guaranteeing the exercise of all fundamental rights, as well as the integrity, trustworthiness and safety of all procedures in force at the respective institution.
Members
- Doutor José Monteiro
- Doutora Célia Ramos
- Doutor Vitor Gamboa
- Doutor João Furtado
- Doutora Adriana Guerreiro
- Dr. Fernando Pessoa
- Dr.ª Anabela Afonso
- Dr. Pedro Martins
- Rita Tavares
Request for approval
All requests for an opinion to the EC-UAlg will be answered with an opinion that will be communicated individually to each tenderer.
Subsequently, information about the appraisal will be available on the website with the corresponding opinion number, the project title and the status or result of the ethical appraisal.
All projects considered and that received a "Conditional" opinion, with a request for clarification and/or submission of additional documentation and that within three months do not submit a response or clarification, will be closed, with the sending of an informative email, by the secretariat of the EC-UAlg, to the principal investigator.
Consult the checklist here for guidance prior to submitting requests for opinions on research projects (UAlg).
Interested parties must submit their request using the form available here, attaching the necessary instructional documents.
For requests for opinions on matters that do not involve research projects (UAlg), interested parties must submit their request in the form available here, attaching the necessary instructional documents.
All applications submitted up to fifteen working days prior to the meeting will be taken to the regular meeting of the EC.
Opinions will be issued in writing within thirty working days after their first analysis at an ordinary meeting.
Requests submitted to EC - UAlg
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
FEUALG_011 /2023 |
The Role of Creative Tourism in Addressing Social Exclusion among Elderly Artisans: The Case of Loulé Criativo |
Positivo sem recomendações |
FEUAlg 013 /2023 |
Exploring Motivations, Challenges, and Performance of Self Initiated Expatriate Management in Transnational Higher Education (TNEs) from the views of Self-Initiated |
Positivo sem recomendações |
FEUAlg 015 /2023 |
Observação e monitorização do destino turístico Algarve: Contribuições para o seu desenvolvimento sustentável |
Positivo sem recomendações |
65/2023 |
On the track of good spellers: the acquisition, maintenance and use of high-quality orthographic représentations |
Positivo sem recomendações |
68/2023 |
And now what? Language teaching: What do we learn and what remains after the lockdowns? |
Positivo sem recomendações |
70/2023 |
Estigma internalizado do peso e efeitos negativos da focalização excessiva na muscularidade: efeito moderador da fusão cognitiva e da comparação social. |
Condicional |
72/2023 |
“How can I help you?”: Testing change mechanisms in psychodynamic psychotherapy for emotional disorders |
Positivo sem recomendações |
73/2023 |
A influência da interação humano-animal no controlo inibitório: um estudo de EEG |
Positivo sem recomendações |
75/2023 |
A influência da frequência do Ensino Superior na vida de graduados da Universidade do Algarve |
Positivo sem recomendações |
77/2023 |
Adult Dyslexia: A contribution to the compensation framework |
Positivo sem recomendações |
78/2023 |
Preditores das atitudes policiais numa amostra de militares da Guarda Nacional Republicana |
Positivo sem recomendações |
82/2023 |
O Impacto do Stress nas Funções Executivas - Sistemas Frio e Quente |
Condicional |
91/2023 |
O direito a ser ouvida: a criança na justiça |
Positivo com recomendações |
97/2023 |
Formação contínua: uma perspetiva de mudança no contexto profissional dos professores. |
Condicional |
102/2023 |
Sono, Cronotipo e Criatividade: Impacto no Desempenho Cognitivo |
Positivo sem recomendações |
105/2023 |
Peritos Independentes: O fenómeno em Portugal e as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais |
Positivo sem recomendações |
106/2023 |
“Mindfulness adapted to Tourism: Promoting tourists’ positive psychological outcomes and well-being” |
Positivo sem recomendações |
108/2023 |
Engaging Young People in the Development of Innovative Nature-Inspired Technologies for Carbon Sequestration in Cities: Case Studies from Portugal |
Positivo sem recomendações |
109/2023 |
Socioeconomic artificial reef monitoring: fisheries interaction with tourism (acrónimo SEARM-FIT) |
Positivo sem recomendações |
110/2023 |
Determinantes do Ajustamento Psicológico de Adolescentes Institucionalizados: a influência de fatores individuais, sociais e ambientais |
Positivo sem recomendações |
112/2023 |
Avaliação do tendão tibial posterior por Ultrassonografia em praticantes de Equitação |
Positivo sem recomendações |
113/2023 |
Avaliação da DMO e a Influência da Atividade Física em Jovens Intolerantes e Não Intolerantes à Lactose - Estudo por DEXA |
Positivo com recomendações |
114/2023 |
Avaliação da morfologia do tendão do músculo supra espinhoso por ultrassonografia convencional e por elastografia ultrassonográfica |
Positivo sem recomendações |
115/2023 |
A atractividade da Marca Tivoli Hotels & Resorts do grupo Minor Hotels da Região do Algarve |
Positivo sem recomendações |
116/2023 |
A influência dos estilos de liderança no engagement dos colaboradores de uma unidade hoteleira |
Positivo sem recomendações |
117/2023 |
Abstenção Eleitoral nos Jovens: Uma Abordagem Sociocognitiva |
Positivo sem recomendações |
118/2023 |
As múltiplas formas de racismo no ensino superior em Portugal: um estudo de caso na Universidade do Algarve |
Positivo sem recomendações |
119/2023 |
Mentor Formal por Pares no Ensino Superior – Comparação entre os Formatos de Mentoria Individual e de Mentoria em Grupo |
Positivo sem recomendações |
121/2023 |
Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio |
Condicional |
123/2023 |
Avaliação da Composição Corporal e Densidade Mineral Óssea. Um Estudo Comparativo entre Jogadores de Voleibol e não praticantes. |
Positivo sem recomendações |
124/2023 |
A Relação entre a Qualidade de Vida e o Síndrome de Burnout nos Estudantes de Imagem Médica e Radioterapia |
Positivo sem recomendações |
125/2023 |
Perceção e Conhecimento da População Portuguesa acerca de Tratamentos de Radioterapia: um Estudo Nacional |
Aguarda documentos |
126/2023 |
National strategies to apply the Marine Protected Area target of the EU biodiversity strategy under the PhD thesis named: Towards effective protection of European Marine Protected Areas: Investigating barriers to reach the EU’s 2030 Biodiversity Targets. |
Positivo sem recomendações |
127/2023 |
A Disponibilidade Emocional, as Práticas Parentais e a Síndrome do Impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superior |
Positivo sem recomendações |
129/2023 |
Literacia em alimentação e nutrição: influência no estado nutricional e nos hábitos alimentares de estudantes de Dietética e Nutrição |
Positivo sem recomendações |
132/2023 |
The New Era of Tourism: Security and Well-being in Tourism Destinations” |
Positivo sem recomendações |
133/2023 |
Contributos da Fisioterapia em contexto domiciliar para a qualidade de vida do idoso |
Positivo sem recomendações |
134/2023 |
RESTUR - Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve |
Positivo com recomendações |
135/2023 |
Management Of Drive Routes: The Case Of National Road N2 (Portugal) |
Positivo com recomendações |
136/2023 |
Focus Group sobre a Abstenção Eleitoral |
Positivo com recomendações |
137/2023 |
Efeitos de uma experiência comportamental na redução de crenças de avaliação negativa na Perturbação de Ansiedade Social |
Positivo sem recomendações |
138/2023 |
A Qualidade de vida na velhice a solo em contexto rural |
Positivo sem recomendações |
139/2023 |
O Impacto da Fusão Cognitiva e da Desumanização e Meta-desumanização associada ao Estigma da Velhice na Saúde Mental de Indivíduos de Terceira Idade em contexto de Institucionalização em Residência Geriátrica |
Condicional |
140/2023 |
Pesquisa sobre refugiados para a (pós-)Covid-19 Medidas Nacionais e Ações Locais no Algarve: Um roteiro digital para o acesso a uma habitação e a condições de vida adequadas. |
Positivo com recomendações |
141/2023 |
Cocriação da experiência em eventos de turismo desportivo |
Positivo sem recomendações |
142/2023 |
O Potencial Ergogénico da Suplementação Aguda combinada de Maltodextrina e Nitratos na Potência dos membros inferiores medida através do teste do Salto em Contramovimento |
Positivo com recomendações |
143/2023 |
Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio |
Positivo sem recomendações |
144/2023 |
A relação Humano-Robô: identificação dos preditores psicossociais do uso e do tipo de relacionamento com os robôs sociais no período de antecipação |
Positivo sem recomendações |
145/2023 |
Ajustamento ao Trabalho Pós-Férias: Perspetiva dos Gestores |
Positivo sem recomendações |
146/2023 |
A Disponibilidade Emocional Parental, a Produtividade Académica e a Adição e Hiperconectividade à internet: o papel mediador da Autoestima e da Regulação Emocional em estudantes universitários |
Positivo sem recomendações |
147/2023 |
A Síndrome do Impostor e a sua relação com a autoestima, a procrastinação, a intenção de abandono académico e a saúde mental: o papel moderador da sobrecarga e do clima de competição académico |
Positivo sem recomendações |
148/2023 |
O impacto da eliminação das taxas moderadoras no Serviço de Radiologia no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve E.P.E.: Um estudo exploratório |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
01/2022 |
Projeto IC&DT - ALG-45-2020-41 – NutriSafe - TAREFA 6 |
Positivo com recomendações |
02/2022 |
Literacia em saúde e práticas em saúde oral dos estudantes da Universidade do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
03/2022 |
O Impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos. |
Positivo sem recomendações |
04/2022 |
O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e satisfação com a vida em adultos portugueses. |
Positivo sem recomendações |
05/2022 |
Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Ajuda. |
Positivo sem recomendações |
06/2022 |
A Resiliência e o Bem-estar subjetivo em Profissionais de Ajuda: o papel protetor da Esperança em situação de Burnout. |
Positivo sem recomendações |
07/2022 |
Sexualidade e disfunções sexuais na população universitária feminina. |
Positivo sem recomendações |
08/2022 |
Untangling the impact of small-scale fisheries on sea turtles in Gulf of Guinea: Socio-economic, cultural and ecological implications of sea turtle consumptive use and conservation. |
Positivo sem recomendações |
09/2022 |
Questionário de tese de mestrado |
Encerrado |
10/2022 |
Ensino Profissional: Estudo multicasos sobre expetativas e motivações de alunos da região do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
11/2022 |
Homofobia internalizada e saúde mental geral: o efeito moderador da fusão cognitiva, do self-conceito e da vergonha de si. |
Positivo sem recomendações |
12/2022 |
Validação e aplicação exploratória da Workplace Age Discrimination Scale (VAL-IDADE). |
Positivo sem recomendações |
13/2022 |
Inquérito para avaliação dos potenciais públicos da criação em Faro de um Museu da Imprensa. |
Positivo com recomendações |
14/2022 |
CLIMAPESCA |
Positivo sem recomendações |
15/2022 |
Exploring the meaning of the N170 ERP component. |
Positivo sem recomendações |
16/2022 |
Impacto do mergulho recreativo sobre os ecossistemas marinhos, contributos para uma gestão sustentável. |
Positivo com recomendações |
17/2022 |
O uso de ortótese lombo-sagrada em trabalhadores da área da construção civil. |
Positivo sem recomendações |
18/2022 |
Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho (TRANSSUC). |
Positivo sem recomendações |
19/2022 |
O Teletrabalho nas instituições de ensino superior em Portugal durante a pandemia da Covid-19. |
Positivo sem recomendações |
20/2022 |
Análise da origem e custo da fruta em superfícies comerciais na cidade de Faro. |
Positivo sem recomendações |
21/2022 |
Influência da Rotulagem Alimentar na escolha alimentar dos consumidores Portugueses. |
Positivo sem recomendações |
22/2022 |
A alimentação no período da pré-conceção das mulheres portuguesas. |
Positivo sem recomendações |
23/2022 |
"Mur de paroles" – ou tentative d’essai de promotion de l'expression orale en langue française. |
Positivo sem recomendações |
24/2022 |
Fatores socioeconómicos e comportamentais na alimentação de crianças em idade escolar. |
Condicional |
25/2022 |
Relação entre a ansiedade e as escolhas alimentares em estudantes da Universidade do Algarve. |
Positivo com recomendações |
26/2022 |
Hábitos Alimentares e Estilo de Vida em praticantes de Jejum Intermitente. |
Positivo sem recomendações |
27/2022 |
Nature-based solutions for carbon-neutral cities, improving air quality, human health and well-being, a new approach supporting the SDG in three European cities. |
Positivo sem recomendações |
28/2022 |
Project XpertCom - Views of Coastal Experts about Science Communication. |
Positivo sem recomendações |
29/2022 |
Histórias de Sucesso Universitário de Diplomados com deficiência: Uma Análise Ecológica de Fatores Pessoais e Contextuais. |
Positivo sem recomendações |
30/2022 |
CRUSTAPANHA |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
02/2021 |
A análise da relação entre engagement, meaning, decent work e satisfação com a vida no teletrabalho na época do COVID-19. |
Positivo sem recomendações |
03/2021 |
What changes in reading in the aging brain? |
Positivo sem recomendações |
04/2021 |
Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment. |
Positivo sem recomendações |
05/2021 |
O bem-estar ocupacional na área dos serviços humanos - Perspetiva do modelo Job Demands-Resources (JD-R). |
Positivo sem recomendações |
06/2021 |
Estudo de base populacional sobre os efeitos da sarcopenia no estado geral de saúde e qualidade de vida de seniores. |
Positivo com recomendações |
07/2021 |
Conhecimento, práticas e atitudes sexuais dos estudantes universitários portugueses e espanhóis. |
Positivo sem recomendações |
08/2021 |
Sucesso na carreira e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mercado de trabalho nas áreas da Psicologia e da Enfermagem: o papel mediador do sucesso académico. |
Positivo sem recomendações |
09/2021 |
Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1º Ciclo, num Agrupamento de Escolas do Algarve |
Positivo com recomendações |
10/2021 |
Encarregados de educação em contexto de pandemia – COVID 19: práticas e desafios. |
Positivo sem recomendações |
11/2021 |
Conceções dos docentes de uma equipa local de intervenção face à inclusão de crianças com necessidades educativas específicas. |
Positivo com recomendações |
12/2021 |
Hipoterapia e a Tetraplegia parcial. |
Positivo com recomendações |
13/2021 |
Menstruação e higiene menstrual: desafios das mulheres com deficiência intelectual. |
Positivo sem recomendações |
14/2021 |
As perceções dos educadores de infância face à educação sexual com crianças com necessidades educativas específicas. |
Positivo sem recomendações |
15/2021 |
A relação entre os intervenientes em intervenção precoce - O olhar dos profissionais e da família. |
Positivo sem recomendações |
16/2021 |
Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino à distância durante a pandemia: desafios e oportunidades. |
Positivo sem recomendações |
17/2021 |
Serviço de Apoio Domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos Cuidadores Formais. |
Positivo sem recomendações |
18/2021 |
Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no Algarve. |
Positivo com recomendações |
19/2021 |
A inclusão de jovens adultos com perturbações do desenvolvimento no mercado laboral através do processo de transição para a vida pós-escolar. |
Positivo com recomendações |
20/2021 |
Estudo comparativo de jovens adultos com e sem história de acolhimento institucional: divergências e desafios inerentes à vida adulta. |
Positivo sem recomendações |
21/2021 |
Estudo sobre a marcha e equilíbrio em grávidas entre os 25 e 35 anos. |
Condicional |
22/2021 |
Estudo sobre a obesidade em mulheres entre os 25 e 35 anos: análise comparativa da força isocinética e da biomecânica da marcha. |
Condicional |
23/2021 |
A Indisciplina e a liderança do professor, no 3.º ciclo, num Agrupamento de Escolas. |
Positivo sem recomendações |
24/2021 |
Práticas desportivas inclusivas: um estudo em São Brás de Alportel. |
Positivo sem recomendações |
25/2021 |
Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. |
Positivo com recomendações |
26/2021 |
Interações comunicativas com uma criança autista: estudo de caso. |
Condicional |
27/2021 |
Estudo "SIM ou Não" (destinado a alunos e ex-alunos de medicina que tenham, ao longo da sua formação, participado em competições de simulação médica). |
Positivo sem recomendações |
28/2021 |
A inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectual. |
Positivo sem recomendações |
29/2021 |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso. |
Positivo sem recomendações |
30/2021 |
Contributos da deteção precoce no desenvolvimento comunicativo de uma criança com perda auditiva. |
Positivo sem recomendações |
31/2021 |
Educação inclusiva no Brasil e em Portugal: perspetivas de docentes de educação inclusiva. |
Positivo com recomendações |
32/2021 |
Estudo da saúde mental numa amostra de utentes na Farmácia Comunitária. |
Positivo sem recomendações |
33/2021 |
A perceção da família sobre a aplicação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
Positivo sem recomendações |
34/2021 |
Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com perturbação do espetro do autismo na ilha do Faial. |
Positivo com recomendações |
35/2021 |
Covid-19: Práticas de RH no Turismo do Algarve. |
Encerrado |
36/2021 |
Caracterização Imunohistoquímica dos subtipos moleculares de cancro da mama no HESE. |
Positivo com recomendações |
37/2021 |
A autoavaliação como um processo de melhoria da eficácia das escolas. |
Positivo com recomendações |
38/2021 |
(ROMA)ria para a inclusão escolar: contributos para a inclusão escolar nas comunidades ciganas. |
Positivo sem recomendações |
39/2021 |
Praias acessíveis para todos em Quarteira. Avaliação da satisfação dos utentes com deficiência motora. |
Positivo com recomendações |
40/2021 |
Cuidadores informais de pessoas com demência: a realidade do concelho de Castro Marim. |
Positivo sem recomendações |
41/2021 |
Crianças e jovens entre o risco e o perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social. |
Positivo sem recomendações |
42/2021 |
O Cuidador Informal de Idosos- contribuições para o estudo das suas necessidades, sobrecarga, resiliência e otimismo. |
Positivo sem recomendações |
43/2021 |
Impacto da COVID-19 no bem-estar e qualidade de vida da população portuguesa. |
Positivo sem recomendações |
44/2021 |
Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: um estudo de caso na Escola da Ponte. |
Positivo com recomendações |
45/2021 |
Avaliação ergonómica dos postos de trabalho dos funcionários administrativos da Universidade do Algarve: identificação das LMERT e Avaliação da Perceção de Risco. |
Positivo sem recomendações |
46/2021 |
Influência do calçado no ballet: desenvolvimento de um dispositivo personalizado para a prática de pontas. |
Positivo sem recomendações |
47/2021 |
Validação cultural para a População Portuguesa do Questionário Stakeholder Perspectives on Exoskeleton Technology. |
Positivo sem recomendações |
48/2021 |
Causas do abandono de idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar- um olhar desde a Educação Social. |
Positivo sem recomendações |
49/2021 |
A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados. |
Positivo sem recomendações |
50/2021 |
Abrindo Portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva dos Docentes da Universidade do Algarve. |
Positivo sem recomendações |
51/2021 |
Programa de Educação pelos Pares de prevenção e ou redução do consumo de álcool na Universidade. |
Positivo sem recomendações |
52/2021 |
Trail-related tourism and sustainable territorial development. |
Positivo sem recomendações |
53/2021 |
Escala de Resiliência para Crianças e Jovens. |
Positivo sem recomendações |
54/2021 |
GREEN-skills for a sustainable Development (GREENLAND). |
Positivo sem recomendações |
55/2021 |
Lideranças em contexto escolar e promoção do sucesso educativo. |
A aguardar documentos |
56/2021 |
A autoavaliação como forma de promover o sucesso escolar dos alunos na disciplina de Educação Visual do 3º CEB. |
Positivo sem recomendações |
57/2021 |
PRIMEVOTOOL |
Positivo sem recomendações |
58/2021 |
Mental Health impact of Covid-19 on Nursing Students of three European countries. Anxiety, Depression and Post-traumatic stress disorder. |
Positivo sem recomendações |
59/2021 |
A Promoção do Bem-Estar Ocupacional em Trabalhadores com Vínculos Precários: Uma Proposta de Modelo. |
Positivo sem recomendações |
60/2021 |
O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e na satisfação com a vida em adultos portugueses: estudo qualitativo. |
Positivo sem recomendações |
61/2021 |
Psychological, social and economic burden of Covid-19: a comparison of Polish and Portuguese young adults. |
Positivo sem recomendações |
62/2021 |
Dark Tetrad e a Perceção do Consentimento na Coerção Sexual: Um Estudo com Metodologia de Vinhetas. |
Positivo sem recomendações |
63/2021 |
Sobrecarga, Qualidade de Vida, Coping e Resiliência – Contribuições para o estudo de Famílias com filhos com Paralisia Cerebral. |
Positivo sem recomendações |
64/2021 |
A Relação Emocional com os pais: Disponibilidade Emocional e Vinculação - Estudo de validação da LEAP. |
Condicional |
65/2021 |
Disponibilidade Emocional Parental na perceção dos filhos: Um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portugueses. |
Positivo sem recomendações |
Nº Processo |
Título do Projeto |
Parecer |
01/2020 |
Avaliar o impacto da quarentena ou isolamento social, durante a “pandemia COVID-19”, na saúde mental dos portugueses. |
Positivo com recomendações |
02/2020 |
Estudo a desenvolver em Olhão sobre o Turismo no concelho. |
Positivo sem recomendações |
03/2020 |
A não implementação do BIM na empresa de projetos em Portugal. |
Positivo sem recomendações |
04/2020 |
Qualidade de vida da população portuguesa e o seu bem‐estar. |
Positivo sem recomendações |
05/2020 |
Ansiedade e qualidade vida em quarentena. |
Positivo sem recomendações |
06/2020 |
Serviços ecossistémicos – percepção dos stakeholders. |
Positivo sem recomendações |
07/2020 |
Condições pedagógicas de ensino em meio clínico. |
Positivo sem recomendações |
08/2020 |
Práticas educativas, saúde mental dos pais e qualidade de vida infantil percebida no Curral das Freiras. |
Positivo sem recomendações |
09/2020 |
Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. |
Desfavorável |
Ethics Committee Meeting
23rd January 2024