Centro de Simulação

O Centro de Simulação UAlgTec Health da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve foi projetado para promover uma melhoria contínua dos cuidados de Saúde prestados à população do Algarve e como incentivo à retenção de profissionais de Saúde na região através do incremento da oferta formativa pós-graduada na área da prática clínica.

Share

O Centro de Simulação UAlgTec Health disponibiliza simuladores de baixa, média e alta fidelidade para um vasto leque de casos e cenários de saúde como enfermarias, consultas, salas de urgência e emergência, blocos operatórios, ou ainda unidades específicas como obstetrícia, imagiologia entre outros.

Objetivos

  • Fomentar o conhecimento e a prática de metodologias educativas e formativas com base em simulação, promovendo a melhoria da qualidade assistencial e a formação contínua na área da Saúde, com impacto positivo na performance das equipas de saúde e no “outcome” dos doentes
  • Proporcionar ao formando o ensino da área clínica e cirúrgica na prática nos serviços de saúde
  • Desenvolver uma visão crítica e construtiva da prática nos serviços de saúde, a partir de múltiplas práticas relacionadas à sua área de formação académica, as quais envolvem   o   exame   físico   e   clínico, desde a   evolução inicial   da   doença, até   a sequência de cuidados sistematizados, como também, o plano dos recursos para cada situação
  • Realizar intervenções formativas baseadas em análise de necessidades transversais
  • Promover a aquisição ou o reforço de competências e a mudança de atitudes e comportamentos profissionais
  • Fortalecer a colaboração entre os diferentes profissionais de saúde, com promoção da equipa de profissionais que cuida do doente ou utente
 

Centro de Simulação UAlgTec Health está situado no edifício da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, numa área útil aproximada de 898 m2

As instalações são altamente adaptáveis e pretendem responder ao maior número de necessidades de formação prática.

Espaços

  • 1 Auditório
  • 1 sala de Consulta Simulada
  • 1 sala de Procedimentos/multiusos
  • 2 salas de Briefing/Debriefing
  • 4 salas de controlo
  • 4 salas de Simulação avançada
  • 1 sala de desinfeção
  • 1 sala de Imagiologia

Todos os espaços de simulação possuem câmaras de vídeo e microfones com possibilidade de registo das sessões de formação e sua gestão por uma plataforma educativa e audiovisual.

 

Reserva de espaço aqui

Treino da via aérea

Simuladores para o treino de abordagem da via áerea, desde a intubação nasal e oro-traqueal até a cricotomia por agulha e cirúrgica com grande realismo. Permitem ainda o treino através de videolaringoscopia e broncofibroscopia.

Procedimentos Invasivos em Pediatria

Simuladores que permitem abordagem da via aérea normal e difícil, acessos vasculares ecoguiados, punção lombar, drenagem de pneumotorax, hemotorax, derrame pericárdico, hemopritoneu, cricotirotomia e cateterismo de vasos umbilicais.

Procedimentos Obstétricos

Simuladores que permitem mimetizar diversas formas de apresentação em trabalho de parto e treino de manobras obstétricas. Parto eutócico e distócico (aplicação de forceps e ventosa).

Ecografia

Simuladores que permitem o treino de ecografia cardiaca transtorácica e transesofágica, ecografia ginecológica, obstétrica, abdominal e pulmonar com auxílio de imagens anatómicas e realidade aumentada.

Estes simuladores permitem elaborar cenários de elevado realismo, alguns deles com recurso a realidade aumentada para treino específico e de equipas multidisciplinares, em áreas tão complexas como Cuidados Intensivos, Bloco Operatório, Bloco de Partos, Serviço de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar.

CAE Athena

CAE Athena

CAE Ares

CAE Ares

CAE Lucina

CAE Lucina

SIMCharacters Paul

SIMCharacters Paul

Laerdal Resusci Anne Simulator

Laerdal Resusci Anne Simulator

CAE LearnigSpace é uma plataforma integrada de gestão de toda a informação produzida durante o treino simulado – sessões padronizadas com pacientes/OSCE, sessões com simuladores, palestras, aulas teóricas e apresentações, possibilitando ainda o agendamento, gravação, anotações e avaliação das práticas simuladas.

Anatomage – Mesa de Anatomia Virtual

Anatomage – Mesa de Anatomia Virtual

Consulte a formação que a FMCB tem disponível aqui.