Equipa do projecto SHEs reuniu para discutir mudança institucional
Sendo a UAlg o parceiro responsável pela coordenação e implementação da mudança institucional na área do ensino superior e investigação, nos próximos meses a Academia algarvia irá promover vários encontros entre os seus estudantes de 1º, 2º e 3º ciclo sobre a temática da sustentabilidade.
Durante a reunião foi também validado um painel preliminar para medir o desempenho do Observatório de SHE, de acordo com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em relação aos três pilares de ação: Educação para a Sustentabilidade e a Transferência de Conhecimento para a Sociedade; Investigação e Inovação em Ciências da Sustentabilidade; e Promoção de Campus Sustentáveis.
Recorde-se que o SHEs é 100% financiado pela Comissão Europeia, em cerca de 2,3 milhões de euros, e visa contribuir para a sustentabilidade das atividades nos campi, nas regiões e a nível global.
Este projeto pretende intensificar a cooperação a longo prazo e divulgar a excelência, através da partilha de conhecimentos e experiências em diferentes campos da investigação científica (desde as ciências técnicas, sociais e económicas às ciências ambientais, hidrologia e oceanografia), tendo a sustentabilidade como mote.
Coordenado pela Universidade do Algarve, este consórcio tem um total de seis parceiros da Finlândia (Universidade de Ciências Aplicadas- LAB), Alemanha (Universidade de Ludwigshafen e Sociedade-LUBS), Espanha (Universidade de Huelva), República Checa (Universidade de Thomas Bata e Banat-UTB) e Roménia (Universidade Timisoara-UVST).
Utilizando a proximidade geográfica, laços históricos, culturais e linguísticos, o SHEs conta, também, com cerca de 14 parceiros associados fora da Europa (África, Ásia, e América Latina), fazendo ligações de investigação para ligar a sustentabilidade a nível global.