Equipa UAlg “Estudo do movimento humano em Fisioterapia”

Vila Real de Santo António - Escola Secundária

Palestra: Através do estudo das forças aplicadas no corpo humano é possível conhecer os padrões complexos do movimento. A física está presente em todos os movimentos, desde o simples movimento de andar até ao complexo movimento de um atleta olímpico de salto em altura. O estudo do movimento humano, especialmente o estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica, a biomecânica, permite identificar limitações e aplicar os procedimentos adequados à reabilitação e manutenção da funcionalidade dos indivíduos. A análise biomecânica do corpo humano é um passo fundamental e tem atualmente diversas aplicações, tanto a nível desportivo para melhoria do desempenho e prevenção e tratamento de lesões, como a nível da área da saúde na medicina, tecnologias assistivas e fisioterapia Esta atividade irá incidir na avaliação da marcha e das pressões plantares, na medição da amplitude articular e da força muscular e por fim na avaliação da postura estática do corpo humano, com recurso a técnicas e equipamentos utilizados nas ciências da reabilitação e fisioterapia.

Oradora: Professora Adriana Isabel Cavaco da Universidade do Algarve

Público: Alunos do 12.º ano

Consultar informações sobre a iniciativa Equipa UAlg aqui.