Estudo “Motivações para uma carreira em Turismo” apresentado a 4 de março

“Motivações para uma carreira em Turismo” é o tema do estudo que vai ser apresentado por Antónia Correia, CEO do KIPT CoLab (Knowledge to Innovate Professions in Tourism), no dia 4 de março, numa cerimónia com início às 15h00, na Escola de Turismo e Hotelaria do Algarve, em Faro.
Share
 

Às 16h00 está marcada uma mesa redonda, intitulada “Estratégias para recuperar talentos”, que conta com a participação da diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, Alexandra Gonçalves, do presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Carlos Brandão, do administrador da Hoti Hotéis, Ricardo Gonçalves, e do diretor geral do Tivoli Marina Vilamoura Resort, Hugo Gonçalves. A moderação é assegurada por Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação.

O estudo, financiado pelo Programa CRESC Algarve 2020, através da Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER ) da União Europeia, foca as motivações para uma carreira em Turismo & Hospitalidade e propõe contribuir para a compreensão das dinâmicas deste setor em constante evolução. Assenta na theory of planned behaviour e identifica motivações, atitudes e expectativas que moldam as escolhas profissionais nesse campo.

Foram definidos três segmentos dentro do universo do emprego em Turismo & Hospitalidade: os profissionais não qualificados em turismo e hospitalidade com experiência profissional; os estudantes em processo de qualificação; e os profissionais qualificados na área com experiência profissional.

As conclusões deste estudo destacam a necessidade de adotar estratégias diferenciadas na gestão de carreiras e expectativas, tendo em consideração as características específicas de cada perfil no setor de Turismo & Hospitalidade. Urge investir em práticas eficazes de gestão e retenção de recursos humanos, focalizando o reconhecimento, desenvolvimento profissional e promoção deste setor como uma área atrativa e positiva.

Os profissionais do setor e interessados em participar nesta iniciativa deverão efetuara a sua inscrição aqui

 

Programa

15h00- Sessão de abertura

Diretora de Formação das Escolas de Turismo de Portugal - Ana Paula Pais

KIPT Colab - Pedro Lopes (membro da direção do KPIT CoLab)

 

15h30- Apresentação do estudo. Motivações para uma carreira em turismo e hospitalidade- KIPT CoLab

Antónia Correia

 

16.00- Mesa redonda- Estratégias para recuperar talentos

Diretora da ESGHT, Universidade do Algarve - Alexandra Gonçalves

Presidente da ESHT Estoril - Carlos Brandão

Hoti Hotéis - Ricardo Gonçalves

Tivoli – Hugo Gonçalves

Moderação: Elisabete Rodrigues (Sul Informação)

 

17h00- Sessão de encerramento

Presidente da Assembleia Geral do KIPT CoLab - Carlos Moura

Reitor da Universidade do Algarve – Prof. Doutor Paulo Águas

Presidência CCDR Algarve (a confirmar)

 

Relacionadas