Exposição "Hortus Conclusus"

a
Faro - Galeria Trem
Share

A exposição "Hortus Conclusus", do pintor espanhol Jorge Ferré, traz a Portugal, pela primeira vez, um conjunto de pinturas deste artista que possui uma carreira internacional, tendo participado de exposições em diversas cidades da Europa. Esta exposição, de entrada gratuita, terá a sua inauguração no dia 7 de março, pelas 18h, e ficará patente na Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista até dia 19 de abril.

Surge no âmbito da programação do curso de Artes Visuais, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve para a Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista, com o apoio do CIAC, da FCT e da Câmara Municipal de Faro/Museu Municipal de Faro.

De acordo com María LLuïsa Borràs, a sua pintura é sóbria e reflexiva e mantém-se afastada das tendências ou modas.

A obra de Jorge Ferré situa-se no campo da abstração, mais próximo de um certo formalismo, que também estava presente nalguma obra de Rothko, ao mesmo tempo que parece procurar a transparência, ou iluminação, fazendo-nos pensar nas primeiras obras de Kandinsky. O seu formalismo é, paradoxalmente, lírico, a geometria que persiste em cada pintura é fruto de um gesto artístico seguro e refletido, nunca de uma ação irrefletida ou casual.

Para a exposição na Galeria Trem – Manuel Baptista, o pintor escolheu uma série de pinturas a óleo que mantêm uma unidade formal, mas que possuem, cada uma delas, a particularidade de conterem, entre os espaços que circundam o quadro, diferentes movimentos e texturas.

Horário:

3ª a 6ª-feira, das 11h30 às 18h00

Sábado, das 10h30 às 17h00

Encerra ao domingo e à 2ª-feira

Mais informações em www.ciac.pt.