Faro Convention Warm-UP Meeting

 
No dia 27 de outubro, pelas 10h30, irá realizar-se a iniciativa "Faro Convention Warm-UP Meeting", em modo online. Este primeiro laboratório de ideias pretende discutir as linhas de investigação e uma série de questões sobre a digitalização e em como esta pode apoiar numa melhor conservação e sustentabilidade no património cultural. 
Share

No dia 27 de outubro, pelas 10h30, irá realizar-se a iniciativa Faro Convention Warm-UP Meeting, em modo online. Este primeiro laboratório de ideias pretende discutir as linhas de investigação e uma série de questões sobre a era da digitalização e como esta pode apoiar a melhor conservação e sustentabilidade no património cultural. 

Da parte da manhã, Pecha Kucha fará uma apresentação sobre a investigação que tem vindo a desenvolver, procurando refletir criticamente sobre como poderá estar relacionada com os princípios da Convenção de Faro e como poderá contribuir para cidades de média dimensão como a capital algarvia, que concorre a Capital Europeia da Cultura 2027. Já a partir das 14h30, realizar-se-á um workshop sobre "Digitalisation & Built Heritage" orientado por dois especialistas. Além disso, os alunos das escolas (13-15 anos) que participaram na última edição do MI.MOMO.FARO vão apresentar a reconstrução 3D da arquitetura modernista de Faro no ambiente gamificado do Minecraft.

No decorrer dos próximos quatro anos, serão realizados vários eventos que discutirão a temática e culminarão com a  celebração dos 20 anos da Convenção de Faro, em 2025. Destaque ainda para a primeira conferência internacional sobre esta Convenção de Faro que se realizará em 2022 e terá como tema central o Património e a Digitalização. 

Recorde-se que a Convenção de Faro foi assinada a 27 de outubro de 2005 e sublinha a importância do património cultural enquanto parte integrante dos Direitos do Homem e da democracia. Visa promover um entendimento alargado e interdisciplinar deste conceito e da sua relação com a sociedade, por meio do estabelecimento de direitos e responsabilidades para com o património cultural, focando-se na promoção da sustentabilidade, do acesso e do uso da tecnologia digital no contexto patrimonial.

Mais informação e chamada de trabalhos para doutorandos aqui.

Contacto: faroconvention2025@gmail.com

Relacionadas