Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior

Nome do projeto: PTDC/IVC-PEC/4886/2012 –“Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior: Investigar para guiar a mudança institucional"

Investigador responsável: António Carlos Pestana Fragoso de Almeida

Data início: 1 de maio de 2013

Área Científica: Educação, Educação de Adultos

Breve sumário do projeto:
Os estudantes não-tradicionais são aqueles que se encontram em minoria no ensino superior e cuja participação se encontra constrangida por fatores estruturais. Não sendo maioritários nem tradicionais (em termos de idade, género, classe, estrutura familiar ou posição em relação ao trabalho pago), estes estudantes têm frequentemente problemas que são relativamente invisíveis para as instituições do ensino superior: em termos do seu sucesso académico, ou em termos das barreiras que se colocam à sua participação e aprendizagem na vida académica. Este projeto parte de um outro, terminado em 2013, no qual quisemos estudar a situação específica dos estudantes maiores de 23 anos, para produzir recomendações institucionais que pudessem melhorar o seu sucesso. Agora, queremos continuar e ampliar este estudo, abarcando outros grupos minoritários no ensino superior. Assim, temos quatro linhas de investigação neste projeto, correspondendo a quatro grupos bem determinados de estudantes (na Universidade do Algarve e na Universidade de Aveiro): 1) estudar a situação global dos estudantes com necessidades educativas especiais; 2) compreender a situação dos estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; 3) investigar a situação dos estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica; e 4) estudar as transições dos estudantes maiores de 23 anos para o mercado de trabalho. Em todas as linhas de investigação, tomaremos em consideração as perspetivas dos vários atores sociais envolvidos nas situações específicas; e a finalidade última do projeto será sempre a de produzir recomendações para que a instituição possa imprimir mudanças capazes de melhorar a vida e o sucesso académico dos estudantes.

Palavras-chave: Estudantes não-tradicionais; ensino superior; sucesso académico