Lançamento do Centro Internacional sobre o Envelhecimento vai realizar-se na Universidade do Algarve

No próximo dia 17 de novembro vai realizar-se, às 15h00, na sala de seminários da Reitoria da Universidade do Algarve, o lançamento nacional do Centro Internacional sobre o Envelhecimento (CENIE). Este projeto resulta de um consórcio que, além da Universidade do Algarve, é composto pela Direção Geral de Saúde, pela Fundación General de la Universidad de Salamanca e pela Fundación General del Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

Este projeto nasce do reconhecimento de que a sociedade atual se encontra num processo global de envelhecimento, devido a um aumento progressivo da esperança média de vida e da redução das taxas de natalidade, provocando uma alteração das pirâmides demográficas com importantes repercussões sociais e económicas.

A principal missão do CENIE é consolidar-se como um centro de excelência internacional no que toca à investigação e à inovação na área do envelhecimento, liderando, através de uma colaboração transfronteiriça, a promoção do conhecimento e da investigação nesta área.

O CENIE funcionará nas diversas sedes dos associados espanhóis e portugueses. A coordenação portuguesa é assegurada por Sandra Pais, docente e investigadora da Universidade do Algarve.

O projeto CENIE é parte integrante do “PROGRAMA DE COOPERACIÓN INTERREG V A ESPAÑA-PORTUGAL (POCTEP) 2014-2020” e tem como principais objetivos sensibilizar a sociedade e gerar uma mudança de atitude que promova o envelhecimento como uma fonte de oportunidades e não como uma ameaça. O consórcio pretende promover a investigação, inovação e o desenvolvimento, no sentido de enfrentar o fenómeno do envelhecimento populacional como uma oportunidade de desenvolvimento económico e social, incentivando a criação de novos investigadores e novos perfis profissionais, especializados na área do envelhecimento.

O CENIE tem ainda como objetivo testar e implementar modelos de cuidados que transformem as comunidades transfronteiras em territórios empenhados com o fenómeno do envelhecimento, amigos das pessoas mais velhas e qualificados para atender às necessidades dos idosos que estão em cada território, sejam eles residentes ou turistas nacionais ou estrangeiros.