Maiores de 23 - Resultados 2015

O sucesso da aprendizagem depende em grande medida do modo como organizamos o nosso estudo

Seja para a realização das provas dos maiores de 23, seja para a futura frequência do curso que escolhermos, aqui seguem algumas dicas para melhorarmos o nosso desempenho académico:

1. Organize e sistematize a informação que for recolhendo:

a.  faça fichas com os dados essenciais e ordene-as por temas, assuntos, autores, etc.;
b. faça listagens de termos usados naquela disciplina e procure uma definição para os mesmos para que perceba do que é que se está a falar;
c. procure fazer um sumário do que lê usando as suas próprias palavras;
d. evite limitar-se a sublinhar os textos de estudo;
e. faça notas à margem dos textos e transcreva-as para as fichas;
f. aponte as suas dúvidas.

2. Diversifique as suas fontes.
Não fique dependente um único livro ou de uma página da Internet. É bom termos acesso a várias perspetivas, que se complementam e que oferecem no seu conjunto um quadro mais completo daquilo que estamos a estudar.

3. Cuidado com a Internet.  
Nem tudo o que lá aparece é cientificamente fiável. Certifique-se de que o site pertence a uma instituição idónea e que oferece garantias de qualidade da informação prestada.

4. Cultive a dúvida e a curiosidade.

5. Aprecie o silêncio: ele ajuda à concentração.

6. Escreva sobre aquilo que está a estudar
Escrever obriga-nos a organizar as ideias e a torná-las claras para nós próprios. Por outro lado, ajuda a escolhermos as palavras mais adequadas, a conhecermos a nossas limitações e a superá-las. É, além disso, um ótimo exercício de preparação para as provas dos maiores de 23.

7. Consulte dicionários e gramáticas
Dominar os sentidos das palavras e dominar a organização de um texto é uma condição essencial para o sucesso académico.

8. Prepare-se para as entrevistas
Reflita previamente sobre a sua experiência profissional, sobre as suas motivações, sobre a área de estudo em que pretende investir o seu futuro e aponte todas essas ideias. Informe-se um pouco mais sobre o curso e assegure-se de que está no caminho certo. Reveja toda essa informação antes de entrar para a entrevista.

9. Organize o seu Curriculum Vitae (CV)
Para a organização do seu Curriculum Vitae existem vários modelos. O modelo obrigatório segundo o nosso Regulamento é o Europass. Lembre-se de algo muito importante: tenha disponíveis os documentos que comprovem as suas habilitações, as formações efetuadas, os cursos frequentados, ou seja, a documentação que permita provar aquilo que declara no seu CV.

10. Prepare-se para a prova
Se possível, frequente um dos nossos cursos de preparação ou cursos livres de modo a adquirir e consolidar conhecimentos, em contacto direto com quem melhor está habilitado para nos preparar: os nossos professores.