Inauguração do Laboratório EduNet firma protocolo entre a Universidade do Algarve e Phoenix Contact

O Laboratório EduNet foi inaugurado, no dia 12 de outubro, no Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve. Este novo espaço, direcionado para as áreas das engenharias Eletrotécnica, Robótica, Energia e Automação, resulta de um protocolo estabelecido entre a UAlg e a Phoenix Contact com vista à partilha de conhecimentos e tecnologias.

Este evento contou com a presença do vice-reitor da UAlg, Paulo Águas, e do diretor geral da Phoenix Contact, Michel Batista.

O projeto EduNet é uma rede internacional de educação e networking, onde a Phoenix Contact promove o intercâmbio e a cooperação entre as universidades e a indústria na área da automação. Os projetos desenvolvidos em conjunto no laboratório EduNet ajudam os alunos a integrarem-se no mundo profissional e incentivam ainda a partilha de conhecimentos entre os utilizadores e os fabricantes.

A Phoenix Contact é uma multinacional alemã que está presente em 55 países. No entender de Michel Batista, “este protocolo EduNet pretende aproximar o tecido empresarial local e a comunidade académica e dar a oportunidade aos alunos e professores de terem acesso a tecnologias inovadoras à escala mundial”. No que diz respeito à investigação, o diretor geral em Portugal pretende que, “através desta aproximação entre a Universidade e o tecido empresarial se desenvolvam soluções inovadores requeridas pelo tecido industrial nacional”.

Na perspetiva do vice-reitor da UAlg, Paulo Águas, “esta parceria permitirá tornar o ensino mais atrativo e utilizar tecnologia de ponta na área das engenharias, o que, por sua vez, contribuirá para formar técnicos mais bem preparados”.