Inscrições para a prova dos Cursos Profissionalizantes encerram dia 3 de junho

A inscrição para a realização da prova do Concurso para Cursos Profissionalizantes decorrem até ao dia 3 de junho de 2022.
Share
 

Este concurso permite que os alunos com o curso concluído possam apresentar candidatura a licenciaturas e mestrados integrados nas Instituições de Ensino Superior abrangidas pela Rede Sul e Ilhas. Além da UAlg, fazem parte da Rede Sul e Ilhas os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre, Setúbal e Santarém, as Universidades da Madeira, Évora e Açores e, ainda, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Para tal, é necessário que os estudantes realizem uma prova de conhecimentos em função da área de formação do Ensino Secundário e da licenciatura a que pretendem candidatar-se. A prova está organizada em duas partes: Língua e Cultura Portuguesas e Prova Específica (Biologia, História e Cultura das Artes, Psicologia, Matemática, Matemática para as Ciências Sociais e Educação, Economia), sendo válida para a candidatura a todas as IES da Rede Sul e Ilhas. A inscrição online para a Prova irá decorrer de 2 de maio a 3 de junho e pode ser efetuada aqui.

Após aprovação na prova, o estudante tem que efetuar a sua candidatura online ao ensino superior no site da Direção Geral do Ensino Superior (www.dges.gov.pt/), em calendário a anunciar.

O propósito deste concurso é contribuir para a igualdade de oportunidades entre os candidatos ao Ensino Superior. Até agora, todos os alunos diplomados de vias profissionalizantes estavam sujeitos à realização dos Exames Nacionais que avaliam matérias que não fazem parte do currículo dos seus cursos. 

Mais informações sobre os cursos, provas de ingresso e número de vagas estão disponíveis para consulta aqui.

Sessões de esclarecimento

Para os interessados, a UAlg vai realizar, no dia 26 de maio, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior através do Concurso Especial para Titulares de Cursos de Dupla Certificação de Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados. A inscrição na iniciativa é gratuita, mas obrigatória, podendo os interessados efetivar já o seu registo.

Inscrição no webinar aqui.

 

Relacionadas