Institucionalização de Centros de Formação em Alternância nas Universidades Marroquinas
A sessão de abertura foi presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, que contou ainda com a participação do presidente da Universidade Hassan I, Abdellatif Moukrim, de um representante do Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação do Reino de Marrocos, o primeiro secretário da Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal (em representação do embaixador), do cônsul honorário no Algarve do Reino de Marrocos, José Alegria, do coordenador ICFAL, Ahmed Fahli, e do coordenador na UAlg do ICFAL, Manuel Célio Conceição.
Depois da intervenção de Manuel Célio Conceição, sobre avaliação de impactos e perenização de inovações, as conferências seguintes foram proferidas por João Guerreiro, presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Enino Superior (A3ES) e professor emérito da Universidade do Algarve, por Cristina Robalo Cordeiro, professora da Universidade de Coimbra e ex-diretora dos serviços da Agência Universitária da Francofonia da África do Norte, e por Manuel Jobert, vice-reitor da Universidade de Lyon III.
Além do Ministério do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação do Reino de Marrocos, são parceiros do projeto, entre outros, universidades marroquinas como a de Béni-Mellal, Fés, Tetouan, a Universidade Hassan I, em Settat, que coordena, e as seguintes instituições europeias: HENALLUX – Haute École de Namur-Liège-Luxembourg, Universidade de Lyon III (França), FormaSup Ain-Rhône - Loire e Haut Conseil de l'évaluation de la recherche et de l'enseignement supérieur (agência francesa de avaliação do ensino superior). Na UAlg, o projeto é coordenado por Manuel Célio Conceição, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).
Esta reunião centra-se nos “Impactos e perenidades do projeto”, ou seja, pretende-se analisar os seus impactos e criar as condições para a respetiva sustentabilidade. Tem sido reconhecido o contributo do projeto para a inovação no ensino superior em Marrocos, uma vez que a partir destes trabalhos foram criados centros de formação por alternância, ao nível de primeiro ciclo (licenciatura) em quase todas as universidades públicas, com o apoio do tecido empresarial local.
Participam nesta reunião, além dos membros do projeto, reitores e/ou vice-reitores de todas as universidades públicas marroquinas.
Consultar programa aqui