Investigador da UAlg edita livro sobre tiroide e COVID-19

Marco Campinho, investigador do Algarve Biomedical Center-Research Institute (ABC-RI) da Universidade do Algarve, acaba de lançar o e-book The Thyroid and Covid-19, publicado pela Frontiers.

A publicação centra-se na relação entre tiroide e COVID-19 e pretende oferecer novos dados clínicos e epidemiológicos sobre o impacto da pandemia no eixo endócrino da tiroide.

Reportando que doenças como o hipotireoidismo, a tireoidite subaguda destrutiva, a tireoidite de Hashimoto, a tireoidite associada a doenças autoimunes ou outras doenças graves, estão entre as anomalias da tiroide mais frequentemente associadas à COVID-19, o investigador levanta algumas questões: devemos rastrear a disfunção da tiroide durante a Covid-19? A infeção por Covid-19 é mais frequente ou mais grave em pacientes com disfunções da tiroide? A Covid-19 pode induzir as disfunções da tiroide ou autoimunidade da tiroide? A doença da tiroide pode afetar o prognóstico de pacientes com Covid-19? As vacinas Covid-19 podem afetar a função da tiroide? Qual a melhor forma de tratar um paciente afetado?

Tendo em conta que a tiroide é um dos órgãos com mais recetores moleculares que o vírus da Covid-19 usa para infetar as células humanas, compreender estes aspetos e o seu impacto na saúde humana é de crucial importância.

Com foco em investigações recentes sobre a interação entre tiroide e COVID-19, o e-book procura refletir sobre algumas destas questões, trazendo a público trabalhos científicos originais sobre a temática.

Saiba mais aqui.