Laboratório de Audição e Terapia da Fala

Ciências e Tecnologias da Saúde
Área Científica
Ciências da Saúde

O Laboratório de Audição e Terapia da Fala (LATF) é uma estrutura vinculada ao curso de Terapia da Fala da Universidade do Algarve. Trata-se de um complexo científico-pedagógico, situado no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, cuja construção foi financiada por um projeto POCI (medida IV 4.1), remodelando e reaproveitando infra estruturas já existentes.

O LATF é constituído por três gabinetes de atendimento clínico, uma sala contígua a um dos gabinetes para os alunos possam observar as sessões terapêuticas em tempo real, um laboratório para gravação de voz e análise acústica da fala/voz e um gabinete de audiologia. Num dos gabinetes de atendimento clínico foi criado, muito recentemente, um consultório de otorrinolaringologia.

Objetivos: O projeto foi concebido considerando as três grandes vertentes do ensino politécnico: Pedagógica, porque permite que os alunos do curso de Terapia da Fala tenham possibilidade de receber aulas práticas dentro da instituição de ensino, e que sejam desenvolvidas novas práticas pedagógicas no ensino da Terapia da Fala em Portugal. Investigação, uma vez que foram criadas as condições físicas, em termos de salas, equipamento e outras, que permitem o acesso a doentes, condição fundamental para a investigação das patologias da comunicação humana. Extensão, dada a importância da articulação entre as instituições do ensino superior e as necessidades da sociedade civil, sobretudo em áreas como a Saúde.

Principais linhas de investigação: - Estudo da voz (normal e patológica). - Desenvolvimento linguístico (típico e atípico). - Fonética Acústica.