Línguas e Mobilidades / Mobilidades Linguísticas

Mesa Redonda | Dia 18 de novembro, em Olhão

"Línguas e Mobilidades / Mobilidades Linguísticas" é o tema da quarta mesa redonda interdisciplinar, que irá decorrer, no dia 18 de novembro, no Hotel Real Marina, em Olhão, com o objetivo de proporcionar um espaço de encontro para abordagens conceptuais, metodológicas e empíricas que, embora diferentes, são complementares e procuram responder a questões prementes da sociedade contemporânea.

Assim, esta mesa redonda convida todos participantes a explorarem as ligações multifacetadas entre língua(s) e mobilidades. O âmbito é inter e multidisciplinar, com contributos de diversas áreas de investigação, incluindo sociolinguística, análise de discurso, sociologia, antropologia, geografia, estudos (inter) culturais, ciências da educação e literatura.

Enquanto para muitos, viajar e estar em movimento depende, até certo ponto, da livre escolha individual - turista, viajante, trabalhador, estudante, peregrino, migrante - para outros essa escolha é muito limitada ou não chega a existir: refugiados, asilados políticos e exilados podem dizer muito pouco sobre quando, como e para onde vão. Contudo, um aspeto inerente a todas estas mobilidades internacionais são os movimentos que afetam as línguas e as culturas. Através do movimento das pessoas, as línguas e as variedades linguísticas também se encontram “em movimento”, significando que as práticas linguísticas ficam reterritorializadas e situadas em contextos sociogeográficos diversos e em constante mutação.

Esta iniciativa é organizada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e pelo Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), em colaboração com investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e CEPED (Université Paris Descartes) e com a EDiSo - Associação de Estudos sobre Discursos e Sociedade. Tem ainda o apoio da Tourism & Management Studies International Conference 2016, que decorrerá no mesmo local, em simultâneo.

O evento é de inscrição gratuita e aberto à participação de estudantes, investigadores e público em geral.

Consultar programa aqui.

Resumos das comunicações aqui.