Matrícula e Inscrição Presencial dos Regimes Especiais

O processo de matrícula é presencial, apenas no Campus da Penha.

Bem-vindo(a) à Universidade do Algarve,

Se foste colocado através do Regime Especial 2022/23, então esta informação é para ti.

O processo de matrícula será realizado presencialmente, de 15 a 23 de setembro, apenas no Campus da Penha. Para tal, deverás efetuar a marcação prévia clicando no formulário aqui.

Estudantes colocados através dos Regimes Especiais:

• Funcionários Portugueses de Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro e seus Familiares que os Acompanhem
  • Cidadãos Portugueses Bolseiros ou Equiparados, do Governo Português no Estrangeiro, Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro ou Funcionários Portugueses da UE e seus Familiares que os Acompanhem
  • Oficiais do Quadro Permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da Satisfação de Necessidades Específicas de Formação das Forças Armadas
  • Estudantes nacionais dos países africanos de expressão portuguesa bolseiros do Governo Português, dos Governos respetivos, da Fundação Calouste Gulbenkian, ao abrigo de convenções com a UE ou outros: Com Frequência de Ensino Superior
  • Titulares do 12º ano de escolaridade do ensino secundário português ou equivalente
  • Funcionários Estrangeiros de Missão Diplomática Acreditada em Portugal e seus Familiares aqui Residentes, em Regime de Reciprocidade
  • Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
  • Naturais e Filhos de Naturais do Território de Timor Leste

Documentos necessários:

• Documento de Identificação
  • Cartão de Contribuinte
  • Fotografia a cores
  • Boletim Individual de Saúde com a vacina Antitetânica atualizada
  • Pagamento do seguro escolar com a 1.ª prestação das propinas (25€+172 Euros), efetuada através de multibanco no ato da inscrição. Não são permitidos pagamentos em numerário, cheque, depósito bancário ou transferência bancária
  • Os candidatos colocados na licenciatura em Desporto têm de entregar o Impresso do Pré-Requisito B, preenchido pelo médico (descarregar aqui o impresso)
  • Os candidatos colocados na licenciatura em Fisioterapia têm de entregar o Impresso do Pré-Requisito A, preenchido pelo médico (descarregar aqui o impresso)
  • Caso tenhas apresentado candidatura a bolsa de estudos deverás entregar o respetivo comprovativo
  • Se pretendes requerer o Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais deverás entregar relatórios médicos ou outros comprovativos da situação de doença ou incapacidade
  • Se pretendes usufruir do Estatuto Trabalhador Estudante deverás entregar declaração da entidade patronal (mencionando se és funcionário efetivo ou contratado e neste último caso, indicar o início e o fim do mesmo)

Cartão de Estudante

CGD

CGD

• ​​​​O Cartão de Estudante é essencial para o teu dia a dia dentro da tua Instituição de Ensino Superior e permite-te gerir a tua vida a nível financeiro e académico. É obrigatório e gratuito. As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro e é responsável pela emissão do Cartão de Estudante.

Como fazer o teu Cartão de Estudante

Passe Sub23

O passe sub23 destina-se aos estudantes até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes inscritos no curso de Medicina, até aos 24 anos de idade. Para obter a declaração para o Passe Sub23,  depois de completares o teu processo de matrícula, deverás aceder à tua área de aluno no Portal Académico e escolher, dentro da opção Atividades Letivas, o item “Requisitar Documentos”.

Dentro desse tópico, segue os seguintes passos:

• Seleciona o item Passe SUB23@SUPERIOR.PT
  • Clica em “Adicionar Documentos”
  • Escolhe o modo de entrega “Modo de entrega online”
  • Seleciona o Ano letivo
  • Clica em “Comprar” (Nota: este documento não tem qualquer custo)
  • Confirma

Após seguires os passos anteriores, deverás ir ao separador “Documentos” e selecionar “Consultar”. Clica no item “Passe SUB23@SUPERIOR.PT” e será aberta uma página que poderás guardar/imprimir com o documento requisitado.

O documento completo já está assinado digitalmente e deverá ser entregue na empresa de transportes onde desejas emitir o teu passe.

Atenção, que para que possas usufruir do passe sub23, no comprovativo terá de constar uma morada da região do Algarve.

Caso sejas estudante bolseiro, deves descarregar o documento e depois enviar para sasbolsas@ualg.pt para ser assinado pelos serviços.

Nota: Os estudantes Bolseiros têm um desconto de 60% na aquisição do Passe Sub23 para utilização dos transportes públicos (comboio/autocarro)

Poderás fazer o pedido de passe nos seguintes locais:

• Terminal rodoviário Eva Transportes
  • Terminal Rodoviário Próximo
  • CP - Comboios de Portugal

Calendário Escolar e horários 2022/23

​​​​​ As aulas têm início no dia 19 de setembro. Consulta aqui o calendário escolar.

A sessão de boas-vindas aos novos estudantes realiza-se no dia 19 de setembro, pelas 8h45, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.

O horário do teu curso pode ser consultado, após concluíres o teu processo de matrícula, na intranet em https://ualgnet.ualg.pt/ » opção agenda.

Como chegar até aos Campi da UAlg

Autocarro: Próximo (A rede Próximo já está disponível no Google Maps)

Comboio: CP

Campus Life - ualg.pt/viver