Plano de Contingência

novo Coronavírus, 2019-nCoV, posteriormente designado pelo Coronavirus Study Group como SARS-CoV-2, (COVID-19), foi inicialmente detetado na China e propagou-se por outros países, em vários continentes, incluindo a Europa, levando a que a Organização Mundial de Saúde tenha declarado a existência de uma epidemia, que pode evoluir para uma pandemia.

Existindo risco para a Saúde Pública e competindo à Universidade do Algarve assegurar à comunidade académica condições de segurança e de saúde, de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção, a Universidade definiu e aprovou o Plano de Contingência da Universidade do Algarve para o Coronavírus SARS-CoV-2 /COVID-19, designado abreviadamente por Plano de Contingência, para responder a um cenário de epidemia, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e com as orientações da Direção Geral de Saúde.

Através da implementação do Plano de Contingência, procurar-se-á minimizar o impacto da epidemia na Universidade do Algarve, em articulação com as entidades de saúde, adotando medidas preventivas e procedimentos de controlo adequados ao nível de risco que esteja em vigor no País e promovendo a divulgação da informação pela comunidade académica.

Acompanhando o processo evolutivo da epidemia, o presente plano será revisto e atualizado sempre que tal se justifique, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, sendo atribuído um número novo a cada versão e evidenciadas as alterações.

Consultar Plano de Contingência abaixo.

Plano de Contingência Covid-19