Palestra Equipa UAlg "A bioquímica da sociedade"

Faro - Escola Secundária Pinheiro e Rosa

Palestra: A Química Biológica, também conhecida por Bioquímica, é uma área do conhecimento que é cada vez mais importante nas sociedades contemporâneas. A Bioquímica, é uma ciência interdisciplinar que utiliza estratégias e métodos de muitas outras, desde a Física à Farmacologia. Assim, a importância da Bioquímica na Sociedade é enorme! Não apenas pela participação nos últimos vinte anos, em muitos prémios Nobel da Química, e da Fisiologia e Medicina mas fundamentalmente pela forma como mudou o mundo, a saúde humana e o ambiente das nossas cidades! Também no cinema encontramos atores que são Bioquímicos. São exemplos os filmes a “Mosca”, o “Rochedo” e em “Che Guevara”. Neste último, o amigo que acompanhou Ernesto Che Guevara em uma viagem de motocicleta por vários países da América do Sul, era um jovem Bioquímico! E até no iPad podemos encontrar a tabela periódica dos elementos, dos elementos essenciais, benéficos, tóxicos e contaminantes, pois então!

Orador: Manuel Aureliano Alves da Universidade do Algarve

Público: Alunos do 10.º ao 12.º ano

Consultar informações sobre a iniciativa Equipa UAlg aqui.