Palestra Equipa UAlg "Literacia financeira: informação essencial"

Loulé - Escola Secundária

Resumo: A liberalização da economia, a inovação tecnológica, a expansão e facilitação do crédito em geral e a maior exigência pela responsabilização pessoal pela gestão das finanças, tem justificado a promoção de ações para o aumento da literacia financeira na população em geral, dado que se regista, na maioria dos países europeus, uma reduzida percentagem da população com conhecimentos básicos essenciais para a tomada de decisões financeiras de impacto significativo na sua vida a longo prazo, tais como decisões ao nível do crédito à habitação, crédito ao consumo, poupança e avaliação de risco nas aplicações e produtos financeiros. Com o objetivo de aumentar o nível de conhecimentos financeiros e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados em Portugal, a Universidade do Algarve associou-se ao Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), projeto que visa promover diversas atividades de educação financeira nas escolas, desde da educação pré-escolar até ao ensino superior. Apresenta-se nesta atividade informação financeira essencial e diversas ferramentas de apoio disponíveis para aumentar o nível de literacia financeira dos jovens.

Oradora: Professora Ana Isabel Rita Martins da Universidade do Algarve

Público: Alunos do 12.º ano

Consultar informações sobre a iniciativa Equipa UAlg aqui.